Miséria Na China

Para que uma pessoa seja considerada vivendo na pobreza extrema deve viver com menos de 1 dólar por dia. Em 2003 a China anunciou que havia retirado 150 milhões de pessoas dessa condição miséria ou pobreza extrema durante a década de 90. Porém, mesmo assim naquele ano ainda existiam 140 milhões de pessoas que se enquadravam na faixa de menos de 1 dólar para sobreviver por dia.

De acordo com a organização do governo Instituto de Sociologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais aproximadamente 18% da população rural da China vivia em condições de extrema pobreza. Durante a década de 90 esse índice era de cerca de 33%, o objetivo do país era reduzir esse número para 9% até o ano de 2010.

Haja vista que a China tem mais de 1,3 bilhão de pessoas o índice atingido até então foi entendido como positivo. O país ainda precisa trabalhar mais para conseguir reduzir ainda mais esse número significativo de pessoas que vivem em extrema pobreza.

A Pobreza e As Dinastias Chinesas

A história lembra a China de que a pobreza já foi responsável pela queda de várias dinastias. Além disso, a falta de boas condições de vida para todos ajudou a aumentar a prostituição no país bem como o tráfico de crianças e mulheres. As drogas também passaram a ser mais comuns e a criminalidade se elevou.

Com esse histórico os líderes do Partido Comunista chinês e do governo do país começaram a realizar projetos de combate a pobreza na década de 1990. O objetivo desses projetos eram reduzir as diferenças entre pobres e ricos além de conceder benefícios para o povo pensando em evitar que houvesse um levante social na China.

A Pobreza e As Dinastias Chinesas

A Pobreza e As Dinastias Chinesas

O Crescimento Da China e a Geração De Renda Da População

A China apresentou um crescimento médio de 11% ao ano nas últimas três décadas, assim a partir dos anos 2010 se tornou a segundo maior economia do mundo. Com esse novo status a China percebe que precisa combater mais efetivamente a pobreza bem como resolver como haverá mais geração de renda na nação.

China: País De Contrastes

A China é bastante reconhecida no mundo todo pelo seu crescimento avassalador nos últimos anos. A segunda maior economia do mundo é vista como uma “economia emergente” e tem o seu foco na agricultura sendo um país tradicionalmente agrário. Durante séculos os chineses se sustentaram com a agricultura e isso pode ser observado claramente na formação da ideologia do povo chinês.

Para os chineses é muito importante fazer o cultivo do próprio alimento e o desperdício é visto como algo infame. Essa ideologia, porém, parece estar se perdendo num país marcado pelos contrastes sociais em que os que tem muito desperdiçam jogando fora os excessos e os que não tem nada vivem o drama da fome.

Os Funcionários Públicos Chineses

Um dos principais exemplos desse contraste social é o dos funcionários públicos chineses que tem o privilégio da gratuidade alimentar. Basicamente esses funcionários podem comer em restaurantes de luxo sem precisar desembolsar nenhum centavo uma vez que a conta é paga pelo governo, com dinheiro público.

Oferecer a comida gratuita para os funcionários não é exatamente o problema, mas sim a falta de supervisão de tal privilégio que acaba acarretando num consumo desenfreado e com alto desperdício.

Para se ter uma ideia um estudo a respeito do desperdício de comida em restaurantes de luxo na China verificou que todos os anos são jogados fora 8 milhões de toneladas de proteínas e 3 milhões de toneladas de lipídios. Essa quantidade seria suficiente para manter a subsistência de 200 milhões de pessoas no mesmo período de tempo.

Escassez De Alimentos

Se os restaurantes de luxo chineses desperdiçam toda essa quantidade de alimentos por ano existe o outro extremo. Grande parte da China sofre com a escassez de alimento, esse é um problema crônico desse grande país. Saiba que para quem vive em regiões atrasadas, em especial as regiões rurais, é um luxo poder fazer uma refeição por dia.

Em grande parte dos casos as pessoas precisam se contentar com uma tigela de canja e algumas batatas para sobreviver. A motivação de muitos estudantes para ir a escola é a merenda escolar, pois sem ela acabariam morrendo de fome. No período de férias da escola é bastante comum que as crianças morram de fome nesses pontos mais pobres.

Uma coisa interessante é que as crianças que dependem da merenda escolar para não morrer de fome não acreditam quando contaram a elas que tem pessoas na China que jogam comida fora. Para os pequenos pareceu absurdo que alguém não valorize a comida.

Duas Chinas

A China que temos visto com mais frequência nos jornais é aquela que apresenta avanços tecnológicos e uma grande força econômica para intimidar os Estados Unidos. Porém, o que quase não vemos é o país que tem milhões de pessoas trabalhando sob as piores condições possíveis, vivendo numa intensa poluição e o grande paradoxo do luxo ao lado da miséria.

Os chineses mais jovens estão bastante descontentes com o país em que moram uma vez que não existe respeito aos direitos humanos, intensa poluição e a moeda, o Yuan, está sendo cada vez mais desvalorizado. Para tentar conter um possível levante a China tenta crescer menos a partir de 2013 e assim tentar remediar a situação atual.

Programa De Desenvolvimento Das Nações Unidas (PNUD)

Segundo documento do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo todo (1 em cada 5) vive com menos de 1 dólar por dia. Esse documento cita o empenho e os bons resultados da China uma vez que o país tem 1,3 bilhão de habitantes.

Nesse relatório estão presentes alguns planos que deverão ser cumpridos pelos países participantes com o objetivo de combater e reduzir a pobreza extrema. Outro objetivo desse documento é acabar com a disseminação da AIDS até 2015. Mais de 10% dos chineses vive na miséria e esse é um problema emergencial para ser resolvido. O governo depende das boas condições da população para evitar um levante.

Como já ressaltamos acima a pobreza extrema já derrubou várias dinastias chinesas, o governo do país sabe disso e está atento a possíveis saídas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.