O ex-presidente George Bush foi eleito no ano de 2000 em circunstancias que merecem retaliações até hoje, as apurações da referida eleição são consideradas por alguns como um golpe de estado. Foi uma conturbada votação da Suprema Corte que deu a ele o direito de assumir o governo dos Estados Unidos da América ainda que tenha recebido vergonhosos 539.898 votos a menos do que seu adversário Al Gore. E foi assim que George Bush assumiu a presidência da maior potencia do mundo, mas não convenceu seu povo que se mostra, até hoje, intensamente insatisfeito com suas atitudes incoerentes e irresponsáveis. Este presidente deixa como legado para o atual presidente eleito Barack Obama, uma grave crise mundial para administrar e um rastro de participação em guerras, com justificativas nada convincentes.
Muitas expectativas e esperanças são depositadas no atual presidente dos Estados Unidos, que com toda certeza terá muito trabalho para acalmar os ânimos da atual situação daquele país. Mas ainda falando no intrigante processo eleitoral que deu a posse ao George Bush em 2000, cabe lembrar que foram alteradas normas que regiam a escolha de delegados para os colégios eleitorais pouco antes da realização do pleito. Não há como esperar que um sistema de poder como este busque melhorar seu país e muito menos o mundo a sua volta, já que consiste na maior potencia econômica, e portanto tem influencia bastante para isso. Como vencer a crise com um governo que começa sob suspeitas de fraude nas eleições? Por isso a sátira, “Eu sobrevivi ao governo Bush“.
Com toda certeza nós brasileiros, a exemplo deste acontecimento, devemos nos orgulhar do processo eleitoral realizado aqui no nosso país, embora hajam inúmeros problemas na politica de nosso Brasil, o nosso processo eleitoral consiste em um dos mais rápidos e eficientes de que se tem noticia. Realmente em algumas situações, como no pleito dos Estados Unidos de 2000 e a vitória de George Bush, com a politica, só rindo mesmo, e há quem critique os brasileiros por levar a vida com extremo bom humor. Apesar de ser a maior potencia do mundo, a posse do presidente George Bush em 2000 prova que o processo eleitoral dos estados Unidos está muito longe de ser modelo de democracia, até mesmo porque esta não foi a primeira vez que as eleições naquele país tem seus resultados muito questionáveis, isto aconteceu pela menos outras três vezes.
Todos sabemos que a sabedoria vem com a idade assim como também com a idade vemos desmoronar muitos de nossos castelos idealistas. Fica a pergunta, de que vale o voto de um povo? Situações como esta nos fazem desacreditar de uma mensagem de vida onde haja justiça, igualdade e liberdade para todos. Esperamos que o atual presidente, Obama, eleito pelo povo, faça um ótimo governo que amenize as muitas más impressões deixadas por George Bush, não só para os americanos, mas para o mundo.