Muitas pessoas já ouviram falar em orientação vocacional, e sabem que é uma ciência muito importante para todos que necessitam de uma orientação de que escolha profissional ou acadêmica deve fazer. No entanto, poucos sabem da real função do orientador vocacional que é o profissional especializado nessa área responsável pelas mudanças promovidas na vida do indivíduo.
Principal Função do Orientador Vocacional
O papel desempenhado pelo orientador vocacional é de extrema importância para que a orientação vocacional, enquanto ciência se desenvolva de uma maneira satisfatória proporcionando aos indivíduos os benefícios de uma escolha consciente e adequada ao seu perfil. O profissional que atua como orientador profissional tem o compromisso ético com seu cliente de sempre estimular sua responsabilidade e autonomia nas possíveis escolhas que vier a fazer, elegendo como fator primordial o respeito como forma de condução da orientação vocacional.
Com certeza, em um primeiro momento essa tarefa parecerá muito difícil para a pessoa que está sendo orientada, no entanto é por isso que o orientador desempenha um papel fundamental nesse processo, pois ele fica junto com o indivíduo para enfrentar todas as suas dificuldades na tarefa de ampliar seu autoconhecimento, tornando claro as origens de seu conflito e promovendo uma forma de orientação baseada na verdade dos fatos e na solução das crises no momento da escolha.
Atuação do Profissional de Orientação Vocacional
De uma maneira não diretiva, o orientador vocacional atua junto com seu cliente como um facilitador de todo o processo de escolha profissional ou acadêmica. Desse modo seu papel principal não é nunca dizer para a pessoa diretamente o que ela deve ou não fazer com relação aos seus futuros projetos, seja na profissão ou no ambiente educacional, pelo contrário a ajudará de maneira eficiente a fazer com ela própria descubra que caminhos que deve seguir.
Para que isso seja possível, o orientador vocacional lança mão de alguns recursos disponíveis como atividades lúdicas, técnicas de dinâmicas de grupo, testes psicológicos, questionários, com o objetivo de facilitar o processo de descobrimento do próprio indivíduo. O profissional de orientação vocacional faz uso desses métodos com o objetivo de favorecer o processo reflexivo que a pessoa deve fazer, além de tentar promover o autoconhecimento, e principalmente favorecer a elaboração dos conflitos existentes no momento das escolhas individuais de cada um.
Consolidação da Atuação do Orientador Vocacional
O papel desempenhado pelo orientador vocacional para que sua atuação seja consolidada e efetiva, tem a ver com o compromisso estabelecido pelo profissional com seus clientes e com a capacitação e desenvolvimento permanente do orientador, que deve estar sempre trocando suas experiências com outros profissionais da área além de aprimorar constantemente sua competência técnica,e principalmente analisar de forma criteriosa sua atuação e experiência no papel profissional que desempenha, para que possa solucionar da maneira possível toda situação de impasse que se lhe apresente.
Salete Dias