Filatelia

O termo filatelia é desconhecido, e são poucos os que se interessam hoje em dia

Filatelia

Filatelia

A filatelia é uma prática pouco conhecida no Brasil. Na verdade, nada mais é do que colecionar selos.

A prática se tornou comum quando enviar cartas ainda era uma coisa comum. Conforme o tempo foi passando, enviar cartas se tornou uma coisa cada vez mais rara, e os selos também foram perdendo a importância. Conseqüentemente, o hobby de milhares de pessoas foi perdendo a graça.

A filatelia tem perdido adeptos desde a década de 70, quando o telefone se popularizou e as pessoas passaram a conversar através do telefone e depois, do computador com o advento da internet, e passaram a se preocupar cada vez menos com papel, caneta e selos.

Antigamente os selos vinham com personalidades importantes para o país ou para o mundo, curiosidades históricas ou então as armas de um país ou família.
Hoje, os selos vem com uma figura padrão, que não apetece aos colecionadores.

Feira internacional de filatelia

Coleções

Coleções

No entanto, fãs da filatelia ainda podem se divertir e conhecer outros colecionadores da feira internacional de filatelia, a London 2010 International Stamp Exhibition. A feira acontece apenas uma vez a cada dez anos, e reúne o melhor do hobby de colecionar selos.
A feira londrina é reconhecida como uma das melhores do mundo do gênero.

Para se apresentar na feira é necessário passar por um rigoroso processo de seleção, na qual cerca de metade dos candidatos é reprovada. Mesmo com todo esse rigor, sete brasileiros conseguiram se classificar, e exibirão um importante acervo com cinco coleções de selos e dois livros sobre o tema.

Uma das coleções brasileiras exibidas na mostra será de selos emitidos entre os anos de 1880 e 1920, justamente o período em que o sistema hidrelétrico do país estava se desenvolvendo.

Curiosidades sobre a filatelia

Sobre

Sobre

– O primeiro selo emitido no mundo foi o Penny Black em 1840, na Inglaterra.

– O Brasil foi o segundo país a criar um selo no mundo. O selo foi o Olho do Boi, emitido em 1843. É um dos mais raros do mundo.

– O selo mais caro do mundo é o “Mauritius Post Office Stamp”. Foi emitido em 1847 e hoje em dia é avaliado em US$4 milhões.

– Existe até falsificação de selos! Um exemplo é o selo “Basel Dove”, emitido em 1845. A razão da falsificação é que ele era o único selo emitido por Basel, um cantão suíço.

– Até erros de impressão podem valorizar o selo. O “Inverted Jenny”, emitido em 1918 possui a impressão de um avião de cabeça para baixo. O fato valorizou o selo, tornando-o um dos mais procurados atualmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.