Família Santos Origem no Brasil

Família Santos Origem no Brasil

O sobrenome Santos se refere ao dia 01 de novembro, que é o dia de Todos os Santos. Por isso, a sua origem é católica. O sobrenome Santos era adotado, no início, pelos nobres ibéricos, quando esses nasciam no dia 01 de novembro. Na época da inquisição, na Espanha e em Portugal, e os seus domínios, vários cristãos-novos começaram a adotar esse apelido, e depois o repassavam aos seus descendentes.

Aqui no Brasil, o sobrenome Santos é muito comum. Segundo alguns pesquisadores, atribuía-se Santos aos portugueses que se estabeleciam na Real Província da Bahia de Todos os Santos, hoje somente Bahia. Um exemplo é José Lino dos Santos, que era o pai do político baiano nas Cortes de Portugal. Para eles, o sobrenome era usado para indicar onde o cidadão morava. Dessa forma, aquele que tinha esse sobrenome era porque morava na província da Bahia.

Enquanto outros pesquisadores defendem a ideia de que o sobrenome Santos teria se popularizado ainda mais após a abolição da escravatura aqui no Brasil, em 1888. Naquela época, vários ex escravos africanos, passaram a ter o sobrenome Santos pelo fato de residirem na província de todos os Santos. Era lá que estavam concentrados a maior parte dos escravos durante o período imperial.

Devido as migrações de brasileiros, de portugueses, de angolanos e também de outros povos lusófonos para vários países nos séculos XX e XXI, esse sobrenome acabou se espalhando de tal maneira, que ainda hoje continua sendo com um dos sobrenomes mais populares na França.

Origem da Família Santos

Embora o sobrenome Santos seja muito comum aqui no Brasil, ele tem origem estrangeira. A origem da família Santos foi na Itália e França. Quando os italianos e os franceses vieram para o Brasil para procurarem uma nova casa para morarem, eles acabavam gerando filhos e fazendo com que surgissem novas gerações da família Santos, só que, dessa vez, com nacionalidade brasileira e com o sobrenome estrangeiro.

O sobrenome que pertence à nobreza italiana é “Santi”. Existem ainda outra possibilidade para a origem do sobrenome Santos, que é por causa da região Sierra de Los Santos, Andaluzia.

Quando os judeus foram obrigados a se converter, eles passaram a adotar o nome Santos, eram os cristãos-novos.

São inúmeras as pessoas que possuem Santos como sobrenome. E esta é uma das variantes mais comuns para esse nome. Conta-se que ele passou a ser usado pelas mulheres que iriam se casar e já possuíam o sobrenome Santos de nascença. E os noivos também tinha o mesmo sobrenome. Sendo assim, para não ficar “Santos e Santos” no nome, elas passavam a usar apenas “Dos Santos”.

Existem outras variantes que podem ser encontradas no exterior, como Santero, Santeiro, Santo Del Santo, Santiz, Santi, De Santo, Santis, Sentis, Senti, Santoro, Toussaint e Sante.

Aqui no Brasil, o sobrenome Santos figura entre os mais comuns, junto com Silva, Sousa e Souza.

Várias personalidades possuem o sobrenome Santos, como é o caso de Alberto Santos-Dumont, Silvio Santos, Neymar da Silva Santos Jr., Daiane dos Santos e muitos outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.