Engenharia: Uma Ciência e Muitas Profissões

A engenharia é uma das mais antigas ciências que se tem conhecimento, seus conceitos surgiram na antiguidade, quando o ser humano inventou peças como a alavanca, a polia e a roda, objetos que trazem em só o conceito da engenharia, que é o de desenvolver objetos ou projetos que sejam úteis, resolvam problemas, criem soluções que favoreçam o homem através da aplicação dos conhecimentos teóricos e/ou científicos. Ou seja, a função da engenharia é de através do estudo e do planejamento, transformar a natureza, para o bem da humanidade. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a engenharia como uma ciência que se divide em vários segmentos, sua origem, história, conceitos e também suas muitas aplicações e profissões.

Psicologia

Engenharia – Definição

A engenharia é uma ciência que tem por função a resolução de problemas, ou seja os engenheiros são os profissionais que estudam os problemas existentes, e utilizam os conhecimentos científicos, técnicos e matemáticos adquiridos ao longo do curso para buscarem soluções, criarem, aperfeiçoar e implementar utilidades, através de planejamento, criação de projetos, analise da viabilidade técnica e econômica e finalmente a coordenação e a construção e/ou o desenvolvimento do projeto. O engenheiro é o profissional que aplica o conhecimento adquirido nas universidades e centros de pesquisas transformando a realidade, construindo soluções, que são aplicadas em diversos setores, na construção, na medicina, na tecnologia, etc.

História

História da Engenharia

Desde a antiguidade a engenharia existe, como uma atividade natural dos homens que aplicavam os conhecimentos  criando soluções e instrumentos para facilitar a vida do ser humano. Evoluiu junto com a civilização, e se tornou uma profissão quando a criação de estruturas como pontes e edificios surgiram através de projetos com especificações técnicas, de acordo com os instrumentos disponíveis em seus respectivos periodos de criação. Construções e obras da antiguidade denotam ainda hoje a capacidade dos engenheiros daquela época, como o Coliseu, as pirâmides, a Grande Muralha da China e muitos outros exemplos belíssimos. Engrenagens, máquinas, e muitas outras invenções mecânicas deram sequencia ao desenvolvimento da engenharia em todas as áreas que possam criar soluções e utilidades para o homem e para o planeta.

Engenharia: Uma Ciência e Muitas Profissões

Ramos da Engenharia

A engenharia como uma ciência é subdividida em muitas especialidades de grande abrangencia. Cada especialidade cuida de uma área de ação, de forma que atualmente temos os seguintes cursos de engenharia, além da tradicional engenharia civil. São eles engenharia mecânica, engenharia química, engenharia da computação, agronomica, elétrica, militar, naval, engenharia de minas, agronomica, florestal, zootécnica, industrial, robótica, nuclear, ambiental, genética, molecular, alimentar, ambiental, engenharia da aeronáutica, de petróleo, de produção, de materiais, mecatrônica e engenharia nanotecnologia.

Existe entre todas estas engenharias um conjunto de disciplinas que são comuns para todas especialidades, todas aplicam os fundamentos de matemática, química e de física.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.