Curiosidades Sobre Adão e Eva

O Cristianismo existe há muito tempo, e tem como centro Deus, que, segundo a religião, criou tudo o que existe, desde o grão de areia até o Universo. E, é também atribuído a ele a criação do céu e da terra, e tudo que existe nesse meio.

E, em meio aos animais, plantas e outros seres vivos, nasceram o homem e também a mulher. Segundo a Bíblia, livro mais lido em todo o mundo, O primeiro homem se chamava Adão e a primeira mulher era chamada de Eva, sendo ela criada a partir de uma parte de uma costela de Adão.

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre Adão e Eva, ou seja, algumas informações sobre os dois primeiros humanos, que, segundo a fé cristã, que habitaram o mundo. Vamos lá?

A Criação de Tudo

De acordo com a Bíblia, Deus criou tudo o que existem em um prazo de sete dias, ou uma semana. O Universo, as estrelas, os planetas e a Terra, especialmente, além dos elementos naturais e dos seres vivos, até a criação de Adão, o homem, e depois da mulher, Eva.

Conta-se ainda que, depois de longos seis dias criando tudo o que existe, no sétimo dia Deus, orgulhoso de suas obras, se resguardou e descansou. Por isso que o sétimo da semana, que corresponde ao sábado, é um dia de descanso e para muitos, o dia de comparecer a um templo religioso e agradecer a Deus por mais uma semana de vida.

no images were found

Adão e Eva na Visão dos Judeus

Para os adeptos da religião judaica, a alcunha que o homem foi criado “a imagem e semelhança de Deus” nada mais significa que um modelo que Deus teria inserido no homem, chamado primordial. Ou seja, a alcunha é somente um conceito.

Adão e Eva Segundo os Cristãos

Para os que acreditam na Igreja Católica Apostólica Romana, já devem ter ouvido falar que a Igreja abomina totalmente o poligenismo, que nada mais é do que a aceitação de que não havia apenas um primeiro casal, mas sim vários que deram origem a toda outra parte da humanidade.

Mas, curiosamente, a Igreja não contesta e nem mesmo condena a Teoria da Evolução, onde vários cientistas cristãos, em parceria com teólogos, tentam conciliar essas duas ideias. Entretanto, a Igreja somente encoraja o cristão a aceitar que, em alguma hora, Deus concedeu a um homem a alma.

Em geral, a Igreja define Adão e Eva como os pais de toda a Humanidade, onde ambos receberam as primeiras almas, sendo concebidos sem nenhum tipo de defeito, tanto espiritual como físico. Porém, querendo ser poderosos como Deus, cometeram os primeiros pecados, e por conta disto foram expulsos do Paraíso, o qual permaneceu guardado por dois anjos. E, com o pecado, toda a humanidade estaria condenada, sendo possível sua salvação com a morte e ressurreição de Jesus, tido como o único filho de Deus.

Ainda assim, há muitos cristãos que acreditam que, de fato, o casal Adão e Eva realmente existiu, sendo o ponto inicial da criação humana.

no images were found

Quanto Tempo Viveu Adão?

Segundo o livro Gênesis, da Bíblia, Adão viveu nada mais nada menos do que mais de 900 anos, gerando filhos e filhas que povoaram o mundo. Para se ter uma ideia, Adão foi pai, pela primeira vez, quando tinha “apenas” 130 anos.

Há ainda relatos que, depois da morte de Adão, Eva ainda continuou viva por um bom tempo.

A Vida No Éden

Como todos sabem, Adão e Eva viviam no Jardim do Éden, um paraíso onde havia tudo necessário para a sobrevivência. Deus tinha estabelecido que tudo poderia ser colhido e comido, exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

E, segundo o Livro dos Jubileus, Adão e Eva viveram em harmonia no jardim por aproximadamente sete anos, até que a serpente instigou Eva a ingerir o fruto proibido. Eva, maravilhada com as possibilidades, o ingeriu e convidou Adão a fazer o mesmo.

Depois disso, Deus os expulsou do Éden, fazendo os morar em uma caverna, que é conhecida por “Caverna dos Tesouros”. E não parou por aí. O sofrimento começou a tomar conta do casal, cerca de um ano após a expulsão do Jardim. Nesse período, os dois tentaram, em vão, voltar ao paraíso e também se suicidar.

Por ter sido Eva quem ofereceu o fruto proibido á Adão, a figura da mulher, segundo o Cristianismo e o Judaísmo, ficou sendo considerada inferior. Mas, depois de sua expulsão do Jardim, ela demonstra arrependimento e fé em Deus. E as palavras que mostram confiança em Deus demonstra que a mulher é uma companheira que deve orientar e auxiliar o marido, além de manter, sempre mais perto, um relacionamento divino.

E mais, em algum momento depois de sua expulsão o casal teria conseguido o perdão de Deus, após se arrependerem de ter cometido o pecado, que era comer o fruto proibido. E mais, que, no futuro, um redentor que iria vir ao mundo para salvar a todos. Essa promessa era o que mantinha viva a fé e a esperança de Adão e Eva.

Teoria da Evolução x Adão e Eva

Não é de hoje que temos conhecimento sobre as divergências entre ciência e religião. E um dos entraves é justamente sobre a origem do ser humano. Enquanto a Igreja defende que Adão e Eva foram os primeiros humanos e considerados os “pais da humanidade”, a teoria da Evolução sugere que os humanos nada mais são do que uma evolução dos primatas.

Atualmente, a Igreja não combate a Teoria, embora enfatize a importância do casal para que a vida humana na Terra fosse possível.

E, além da discussão sobre a origem da humanidade com a ciência, muitos outros assuntos causam polêmica entre as duas partes: sobre o uso de células tronco para pesquisas e sobre o aborto, fato este que não causa somente discussões religiosas, mas também governamentais, enfim.

E você? Qual é a sua opinião sobre a criação da humanidade? Em que lado você fica? Opine!

no images were found

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.