Consulado del Mar ou Consulado do Mar (em português) foi uma instituição que existiu na época medieval, voltada para as questões jurídicas e de mercado. Essa instituição era formada por um “Prior” e vários “Cônsules”, autoridades da época medieval.
A instituição tem sua origem no mediterrâneo, o primeiro foi na Itália, em Trani, em 1063, a instituição foi crescendo e chegou a Pisa, Messina, Chipre, Constantinopla, Veneza, Montpellier e depois ainda em Valência, no ano de 1238. Não parou por aí, chegou a Maiorca, em 1343, Barcelona, em 1347 e no século XVII, em Malta e Perpignan.
Nos dias atuais, podemos encontrar um Consulado del Mar, em Barcelona, a instituição faz parte da Câmara do Comércio de Barcelona. A Atuação desse Consulado del Mar é controlar e coordenar conflitos mercantis.
Leia o primeiro artigo do Consulado del Mar: “Nas controvérsias e desavenças de caráter mercantil surgidas entre empresários, a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Navegação de Barcelona exerce as funções arbitrais e de sistemas alternativos de resolução de conflitos por meio do Consulado del Mar.”