Como Surgiu o Origami?

O Origami

A palavra origami vem do japonês 折り紙 em que oru significa “dobrar” e kami significa “papel”. Trata-se de uma arte secular japonesa em que se dobra o papel e com isso se criam representações de seres ou de objetos. No origami as formas são criadas sem que se corte ou cole o papel.

Apesar de ser possível fazer uma grande variedade de origamis existem apenas algumas dobras diferentes. O que varia para criar as diferentes figuras é a combinação das dobras, conforme essas combinações são feitas são criadas imagens com mais ou com menos complexidade.

Como é Feito o Origami

Em geral o origami é feito a partir de um pedaço de papel quadrado que pode ser liso ou estampado. Não se faz nenhum corte no papel para que seja possível criar as figuras, essa prática é realizada no Japão desde o Período Edo (1603-1868).

O curioso é que diferente do que se pensa no início não havia tanta rigidez em relação ao origami e se permitia até mesmo cortar o papel para ajudar a criar a figura ou até mesmo usar papéis de outras formas como retangular, por exemplo.

Curiosidade

Os japoneses acreditam que aquele que fizer mil grous (pássaros tsusu) de origamis pode fazer um pedido que será realizado. Trata-se de uma história se tornou bastante popular devido a Sadako Sasaki que foi uma vítima da bomba atômica. Pode ser uma boa maneira de desejar e esperar pela realização de um desejo fazer os mil pássaros tsuru.

Como Surgiu o Origami

Quem se dedica ao estudo dessa milenar técnica acredita que a arte de dobrar e fazer esculturas com papel nasceu junto com a matéria-prima dela. Existem registros do surgimento do papel na China no ano de 105 d.C. Os monges budistas difundiram o método de fabrico de papel em outros países asiáticos a partir do século VII.

Um dos países para os quais os monges levaram a técnica de fabricação de papel foi o Japão. Foi nesse país que a técnica de dobradura de papel, conhecida como origami, se desenvolveu.

Origami em Cerimônias

A partir do século VIII as dobraduras começaram a ser incluídas em cerimônias xintoístas como representações de divindades que eram adoradas pelos japoneses. As regras impostas pelos sacerdotes xintoístas eram bastante rigorosas não permitindo que fossem feitos cortes nos papéis e nem mesmo que as partes que tinham falhas fossem coladas.

Essas regras se deviam a uma ideia de que dessa forma se estava honrando os espíritos das árvores que precisaram ser cortadas para dar origem ao papel. Conforme o tempo foi passando as limitações a respeito das técnicas de origamis foram sendo diminuídas.

Kirigami

O Kirigami é um exemplo de como as técnicas de dobradura de papel foram evoluindo e permitindo alguns truques como colar pedaços de papel. No kirigami, para quem não conhece, as formas são feitas a partir de pedaços pequenos de papel que são unidos e não por uma folha única. O kirikomiorigami permitia o uso de cola.

Popularização do Origami

Como o papel tinha um custo elevado a técnica do origami era restrita a adultos até o século XIX. A popularização da técnica começou a partir de 1876 quando a técnica passou a ser ensinada nas escolas. Além disso, foi no século XIX que surgiram alguns dos principais e mais famosos formatos do origami como o pássaro tsuru.

Os Animais de Origami

Quando pensamos em origami é difícil não pensar nas formas de animais, pois elas são as mais populares. Isso porque as formas de animais de origami possuem uma simbologia própria. A partir da década de 1980 começaram a ser feitas dobraduras em três dimensões, o chamado origami arquitetônico. Esses origamis são feitos com muito detalhamento o que tornou possível inclusive criar maquetes. A técnica passou a ser usada na arquitetura.

Origamis Clássicos

Tsuru – Pássaro

O tsuru é um pássaro que faz parte da família das cegonhas e garças, como já dissemos acima os japoneses acreditam que aquele que fizer mil desses pássaros terá um pedido atendido. Quando se deseja que uma pessoa doente melhore se faz os tsurus para oferecer a pessoa enferma.

Também é possível ver esses pássaros nas festividades japonesas como um símbolo de saúde e fortuna. Quem olhou atentamente para a imagem do capitão da seleção brasileira Cafu erguendo a taça da Copa do Mundo no Japão deve ter percebido que havia alguns tsurus junto aos papéis picados. Estudantes japoneses fizeram quase 3 milhões desses pássaros para a final do evento.

Sapo

O sapo representa o retorno e o desejo de que coisas boas voltem, isso se deve ao fato de que a palavra sapo em japonês tem o mesmo som da palavra retorno. Sendo assim é possível fazer um origami de sapo para usar como amuleto. Os japoneses acreditam que com isso é possível fazer com que coisas boas ou mesmo dinheiro gasto retornem. Uma pessoa doente pode pedir a sua saúde de volta com um origami de sapo.

Tartaruga

Como a tartaruga é um animal que vive muitos anos a sua imagem tem associação com longevidade. Para se ter uma ideia existe um mito oriental que diz que o tsuru que é o pássaro da felicidade vive por mil anos e a tartaruga é capaz de viver dez vezes mais do que isso. Como vive muito a tartaruga tem um nível de sabedoria muito superior a qualquer outro ser vivo.

Dar uma tartaruga de origami para alguém significa desejar para essa pessoa uma vida longa. Além disso, você pode pedir mais sabedoria com uma tartaruga de origami usada como um amuleto.

Matéria-Prima dos Origamis

Para os japoneses fazer origamis é algo que faz parte do seu dia a dia e por isso mesmo eles fazem as dobraduras em qualquer papel inclusive em papel jornal. Porém, os origamistas que buscam pela criação de um trabalho de mais qualidade utilizam um papel especial que é chamado de washi. Esse papel é feito de forma artesanal e por isso é mais maleável e resistente que o papel industrializado. Essa matéria-prima especial ainda oferece um acabamento texturizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.