A Páscoa é um feriado religioso que marca o fim da Semana Santa, comemorando a ressurreição de Jesus. Porém, para cada país, a Páscoa pode significar coisas diferentes.
A origem da celebração deste feriado vem dos judeus, que foram relatadas no livro bíblico Êxodo, presente no Antigo Testamento. Para os católicos, a comemoração teve um novo significado, com a ressurreição de Jesus Cristo, trazendo aos cristãos a esperança de uma vida melhor.
Veja como o mundo comemora a Páscoa!
https://pixabay.com/pt/photos/ovos-de-p%C3%A1scoa-ninho-de-p%C3%A1scoa-2145667/
A Páscoa Ao Redor Do Mundo
Você já parou para pensar em como o restante do mundo comemora a Páscoa? Diferente do Brasil, em alguns países a data tem tradições peculiares. Confira como os italianos, gregos, alemães, espanhóis e os guatemaltecos passam esse dia tão especial para nós!
-
Itália
A população italiana é de maioria católica, então as comemorações da Páscoa são bem populares, com várias tradições mantidas ao longo dos anos. Os italianos ainda cumprem a quaresma, que consiste em fazer penitências durante os 40 dias antes da Semana Santa, em memória aos 40 dias que Jesus Cristo sofreu no deserto até culminar em sua crucificação.
A Sexta-feira Santa celebra a paixão e morte de Jesus Cristo. Procissões noturnas seguem iluminadas por vela e cristãos percorrendo longos caminhos. O domingo de Páscoa é o momento em que os católicos celebram a Ressurreição de Jesus, sendo a segunda principal data festiva religiosa.
Espalhado pelo país, existem tradições peculiares realizadas durante a Páscoa, como em Villarosa, na Sicília, na sexta-feira Santa a população sai encapuzada e vestida de branco pelas ruas. Como toda Páscoa, os ovos de chocolate e o coelho da Páscoa está presente também nas comemorações italianas.
Se estiver na Itália, não deixe de visitar o Vaticano. Sede da Igreja Católica no mundo, conta com várias manifestações religiosas, não só durante a Páscoa. Além disso, é importante considerar fazer um curso do idioma italiano para viagem e ir mais preparado! Há diversas opções online e através de apps populares como o da Babbel, para o seu aprendizado.
-
Grécia
Caso visite a Grécia, além de conhecer um destino belíssimo, com um misto de belezas naturais e construções históricas, pode também celebrar a páscoa como manda as tradições gregas antigas. Santorini, por exemplo, é um dos principais destinos gregos, banhada pelo mar de cor inacreditável e arquitetura grega exuberante.
Na quinta-feira da Semana Santa, a tradição manda preparar um pão caseiro grego chamado tsurekia, em formato de trança e similar ao panetone. Na Sexta-feira Santa, as igrejas promovem vigílias e encerram o dia com uma procissão, acompanhada de uma coleta de flores. No Domingo de Páscoa, o prato tradicional é o cordeiro preparado no espeto.
-
Alemanha
Na Alemanha, a Páscoa é uma data muito importante, pois além do feriado marca a chegada da primavera. Uma tradição antiga que ainda permanece é a de pendurar ovos decorados nas árvores. Os alemães ainda mantêm a tradição da caça aos ovos no domingo de Páscoa, em que as crianças se divertem procurando os ovos escondidos. As igrejas também possuem a tradição de acender fogueiras em frente à porta, durante as missas.
Por lá existe também a tradição de encenar uma peça religiosa a cada 10 anos. Como a última peça foi encenada em 2010, este ano terá uma nova edição. As pessoas costumam comprar os ingressos com anos de antecedência, vindo de várias partes do mundo.
-
Espanha
Na Espanha, o feriado é estendido para toda a Semana Santa, tendo celebrações por todo o país. As procissões e desfiles com imagens de Santos tomam as ruas. Algumas tradições chegam a ser assustadoras. Um grupo conhecido como penitentes se vestem com túnicas que cobrem o corpo todo, com chapéus pontiagudos que lembram o traje da Ku Klux Klan.
Porém, os espanhóis não têm o costume de presentear com ovos de chocolates. A tradição consiste em se reunir para comer uma espécie de pão similar à colomba, apreciando um bom chocolate quente.
Caso visite a Espanha, a cidade de Barcelona é um destino imperdível, pois conta com vários monumentos e prédios com arquitetura histórica.
-
Guatemala
Na Guatemala, a Páscoa é uma celebração cultural, onde as ruas que levam até a igreja são cobertas com carpetes coloridos, para que as pessoas pisem por ela em seu caminho. Trajes e máscaras coloridas, além do costume de acender incensos e realizar rituais seculares ainda estão presentes nas comemorações da Páscoa.
Então, o que acha de escolher um desses países para visitar na Páscoa e conferir de perto esse evento? Vai que numa viagem destas você conhece a sua cara metade e pode comemorar a Páscoa de uma maneira diferente? Caso isso aconteça, você vai precisar de dicas fundamentais para se dar bem numa relação com um estrangeiro.
Não deixe de preparar a sua viagem, inclusive, incluir um curso de idioma para viagem. Assim, você evita alguns desafios comuns entre turistas estrangeiros e pode aproveitar a viagem com um novo idioma e principalmente se comunicar com as pessoas destes lugares fantásticos.