Como Conseguir Uma Bolsa No Prouni?

O Prouni representa programa do governo Federal que está disponível desde o começo do século XXI e tem o objetivo de facilitar o acesso às universidades federais e estaduais. Nos primeiros anos sobravam vagas, mas nos dias de hoje a sociedade compreendeu o nível de seriedade e as oportunidades aumentaram em termos de concorrência.

http://www.youtube.com/watch?v=nVs50Y5yzek

Procedimentos: Conseguir Uma Bolsa no Prouni

A: Ter nacionalidade brasileira;

B: Não ter nenhum tipo de diploma em nível universitário;

C: Ter estudado em escola pública na grande parte da grade curricular entre o ensino fundamental e superior;

D: Ter estudado em escola privada, desde que seja na condição de bolsista;

ProUni

ProUni

E: Comprovar que na renda familiar o valor dos salários não ultrapasse a casa de três salários mínimos;

F: Comprovar a participação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter pelo menos quatrocentos pontos no conjunto avaliativo das cinco avaliações que integram o sistema avaliativo. Não se pode ignorar o fato de que esse consiste em um dos elementos mais importantes para o governo conceder a bolsa, visto que quanto maior a nota mais chances existem de conquistar a vaga para o curso desejado. Interessante notar que as universidades levam em conta as notas da prova obtida no ano anterior ao período anual escolhido para estudar.

Tipos de Bolsa: PROUNI

No programa PROUNI os alunos podem escolher dois tipos de modalidades em termos de estudo. De forma integral os custos são arcados em cem por centro no sentido de mensalidade e matrículas. Também existem as opções parciais que pagam parte das mensalidades. Os dois modos se concentram para as regras ao ingresso nas universidades particulares, visto que centro de estudos públicos não cobram mensalidade de nenhum tipo de estudante que está se graduando.

Prouni: Bolsa de Estudo no Brasil e Procedimentos Iniciais

Em termos práticos os alunos precisam fazer a inscrição no site oficial do PROUNI. Na sequência existe a possibilidade de escolher os cursos que deseja fazer e no máximo três centros de ensinos que deseja estudar. Também são escolhidos outros procedimentos necessários de forma básica, como o horário que deseja estudar, por exemplo.

Depois de realizar os procedimentos iniciais os alunos precisam aguardar do prazo final para que os gestores organizem os classificados de acordo com as avaliações de ENEM de forma oficial. Interessante notar que também existem as listas de espera que são assumidas de acordo com o movimento da demanda por parte dos alunos classificados. Jovens que possuem o nome na classificação precisam comparecer na instituição de ensino indicada munidos de documentos que comprovam a situação que foi explicitada na etapa dos prazos de inscrição.

De acordo com as regras oficiais, como critério de desempate as universidades podem fazer vestibular entre os pré-selecionados para conceder as bolsas de ensino. Caso esse seja o caso, alunos recebem a informação de forma prévia para que não tenham surpresas e possam se preparar melhor para desempenhar as avaliações. Para conhecer maiores informações do gênero entre em contato com o MEC no telefone: 0800616161.

Valor do ENEM

Para poder participar do PROUNI os alunos necessitam obter pontuação alta, além da média, no ENEM. Quando o Exame Nacional do Ensino Médio surgiu não existir nenhum tipo de vínculo com as universidades e por consequência grande parte dos alunos com o grau de ensino não levavam a sério o processo. Porém, com a mudança na legislação educacional o Exame ganhou nova importância e nos dias de hoje atrai a maioria dos estudantes de escola pública ou que são bolsistas nos escolas particulares.

Universidades Para Participar

Uma das grandes dúvidas que existe entre os candidatos a ingressarem na universidade por causa do PROUNI está em saber quais as faculdades que participam do programa. De forma prática todas as universidades públicas fazem parte do processo com base na constituição que garante ensino de qualidade para o povo brasileiro. Porém, entre as universidades particulares existe a necessidade de entrar no site oficial ao sentido de saber se o centro de ensino participa. As inscrições começam de forma usual no mês de novembro, quando o ano letivo está no final e a universidade começa a organizar os próximos alunos a ingressarem no centro de ensino dentro do Programa.

Saiba Mais

Saiba Mais

Centros de ensino particulares ganham incentiva do governo para entrar no Programa, como no caso de isenção de certos tipos de ensino. Por vezes o poder público concede valores adicionais ao fluxo de caixa da universidade. Entre os alunos não existe a necessidade de fazer a matrícula antes de o nome ser aprovado, visto que também não é necessário pagar pela mesma.

De qualquer maneira, quem não faz o ENEM não tem nenhuma hipótese de conquistar a vaga na universidade como bolsista do PROUNI. Quanto maior a nota mais chances existe de conseguir êxito no processo seletivo. Não se pode ignorar o fato que de forma frequente os centros universitários particulares podem conceder provas para bolsistas de acordo com os próprios critérios, em programas que não se relacionam com o poder público, mas com a reitoria da própria universidade.

Resultados Positivos: PROUNI

De acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) quase noventa por cento dos alunos que participam do PROUNI estão inseridos no mercado de trabalho. Embora os dados não apontem alunos trabalhando no setor que estuda, essa representa evidência de que o programa está funcionando e por consequência não apenas classifica melhor as mentes dos participantes de forma acadêmica como também qualifica melhor em termos quantitativos e qualitativos a oferta para o mercado de trabalho brasileiro.

Dados do MEC dizem que setenta por cento dos alunos que concluíram os estudos conseguiram aumentar a média da renda desde o ano em que o programa está colocado em prática (2004), visto que quase vinte por cento conseguiu dobrar a renumeração mensal. Até o final do ano de 2012 quase setecentos mil alunos no território nacional cursa universidade por causa do PROUNI, o que para parte dos especialistas representa programa que revolucionou a educação do povo brasileiro em níveis a se considerar de forma positiva.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.