Como as Aves Voam? O que Faz Pássaros Voar?

As aves têm penas bonitas e músicas lindas que trazem alegria e maravilha para os seres humanos. O voo é a característica que captura a imaginação humana. Por milênios as pessoas observam pássaros no céu e desejavam também poder voar.

Há diferentes maneiras de voar, assim como existem tipos distintos de aves. Albatrozes voam com asas longas e estreitas, às vezes ficam no ar por horas sem fazer uma única batida da asa. Beija-flores, por outro lado, não podem descansar por um segundo sequer no voo. Pica-paus mergulham e corvos seguem em linha reta.

Por que Aves Voam?

A. A razão pela qual as aves podem voar é por causa da forma especial que existe nas asas. Os ossos estão na frente, cobertos com camada lisa de penas em direção à traseira. A parte de trás está composta por única superfície de penas de voo. As pessoas que estudam a aerodinâmica dizem que a asa tem essa forma para servir como aerofólio.

B. Quando o ar vem em linha reta na direção ao aerofólio a forma especial faz com que a atmosfera flua de forma rápido em cima das asas e lenta por baixo.

C. O ar rápido acima reduz a pressão, enquanto o lento abaixo aumenta a pressão (ao empurrar o pássaro).

Gravidade e Voo das Aves

Isaac Newton é o cientista que primeiro percebeu que a gravidade consiste em força entre dois objetos que os atrai. Quanto mais massa um objeto tem, maior a capacidade para puxar coisas ao redor.

O maior objeto na Terra está no planeta em si, de modo que a gravidade puxa tudo para baixo em direção ao centro do globo terrestre. O efeito gravitacional também puxa as aves. A fim de minimizar o efeito as aves se adaptam para ser leve ao máximo possível. Estas são algumas das adaptações que ajudam: Ossos ocos e penas.

Os bebês não crescem e se desenvolvem dentro dos corpos das mães. Desenvolvem em ovos fora do organismo materno. Pássaros comem alimentos que são ricos em calorias. Sementes, frutas e carnes (de rapina) são principais cardápios das aves. Praticamente nenhum (exceto a cigana, que vive na América do Sul) come as folhas porque leva tempo para digerir. A digestão eficiente permite se livrar do peso inútil, o que auxilia em ficar leve para melhorar as condições de voo.

Aves não são os únicos animais que voam. Um grande número de insetos também pode voar. Peixes e esquilos voadores decolam e deslizam ao usar ar por longas distâncias. Os morcegos também se adaptam às práticas. Porém, apenas as asas do pássaro são adaptáveis para que existam voos perfeitos com a ajuda dos efeitos de gravidade.

Adaptação do Corpo de Pássaros para Voar

Peito de um pássaro, ou esterno, tem a forma de quilha para prender os músculos das asas poderosas. Os ossos são pequenos em comparação ao tamanho. Todos estão na frente e cobertos com penas protetoras. As penas de voo reais se ligam à ala interna de pequenos buracos nos ossos.

Asas de aves não são únicas partes do corpo projetado para o voo. Um pássaro no centro de gravidade consiste em ponto de equilíbrio entre suas duas asas, a cabeça e a cauda. Se fosse possível apoiar de forma perfeita a ave no seu centro gravitacional a espécie não se deslocaria para qualquer lado.

Para voar bem as aves devem ter a maioria do peso no centro de gravidade e muito pouco na frente ou por trás. Os corpos têm adaptações especiais para ajudar a alcançar o objetivo.

Por exemplo, as aves não têm dentes ou narizes que são pesados para voar. Para triturar os alimentos o estômago atua para se adequar ao centro de gravidade. Usam a boca e as narinas localizadas no topo do bico para respirar.

Interessante notar que as narinas são também usadas para cheirar. Livros antigos de aves dizem que a maioria não pode sentir o cheiro, mas o conjunto de pesquisa atual mostra que pássaros têm o sentido do olfato.

Características dos Pulmões

Sua cauda e ossos das asas são muito curtas penas. Pulmões de aves não enchem com um monte de ar com faz o órgão humano. Os pássaros precisam de órgãos mais pesados nos peitos e podem conter pouco ar.

Os pássaros de ar tem respiração que flui através dos pulmões em grandes balões como bolsas de ar que enchem no abdômen, atrás do centro de gravidade. Eficientes em retirar oxigênio como correntes que entram e saem.

Para voar, as aves devem fazer quatro coisas: Levantar ao ar, ficar lá o tempo que precisam para se mover, voltar com segurança e ter asas que ajudam a realizar todos esses trabalhos.

Maneiras de Voar

As aves têm maneiras diferentes de voar. Os mergulhões correm contra o vento e a corrente de ar sob as asas. Papagaios e falcões peregrinos saltam de penhascos e outros pontos altos. Colibris são poderosas porque podem ir direto a partir da posição. Pássaros canoros saltam com as pernas fortes. Albatrozes voam com asas longas e estreitas, às vezes ficam no ar por horas sem fazer uma única batida. Beija-flores, por outro lado, não podem descansar por um segundo sequer no voo. Pica-paus mergulham e corvos seguem em linha reta.

Ar Quente e Frio nos Voos das Aves

As correntes de ar térmico se desenvolvem em lugares nos quais o ar é mais quente do que em local de área adjacente, tal como uma estrada pavimentada ao lado de um campo de neve, por exemplo. Mesmo em um dia frio o sol vai aquecer o asfalto pelo menos alguns graus a mais do que a neve.

Essa crescente corrente de ar pode levantar objetos leves, como penas e ossos ocos. As aves que se aproveitam das térmicas (como os falcões que voam ao longo das costas) em geral têm asas e caudas largas. Isso faz com que a área seja maior ao comparar com o peso corporal.

Correntes de ar, também chamadas de obstrução, se desenvolvem quando o vento atinge obstrução, como no penhasco ou prédio. O ar tem pressa para ir a algum lugar, então segue para cima e pode transportar os movimentos dos pássaros. Aves que voam em correntes ascendentes também têm asas e caudas largas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.