A Moda dos Cupcakes

Vamos falar da moda do momento: os cupcakes. Os cupcakes ou fairy cakes (os “bolinhos encantados” como são chamados na Inglaterra), são bolinhos individuais, sevidos em forminhas e decorados com muito capricho e dispensam o garfo e prato. Fary cakes é nome original desta delícia que surgiu no Reino Unido. Ao serem importados para os Estados Unidos passaram a se chamar cupcakes, como são conhecidos pela maioria das pessoas.

Coloridos e Deliciosos

Coloridos e Deliciosos

Apesar de serem visualmente parecidos com um muffin, os cupcakes são diferentes, começando pelo sabor. A massa do cupcake é mais  levinha e  lembra um bolo comum. Já os muffins são mais pesados e menos doces.  É lógico que cada confeiteiro tem seu segredinho que não divide com ninguém!A confeitaria favorita de Carrie Bradshaw, Magnolia Bakery fica em Nova York, mas já é possível encontrar bolinhos tão ou mais gostosos por aqui, sim! Com muito orgulho apresentamos os lindos e saborosos cupcakes da nossa querida parceira La Sucrerie! Eles são fofinhos e gostosos! A cobertura é uma delícia!! O bacana é que a La Sucrerie entrega para várias  cidades do Brasil através de uma transportadora especializada! Seus cupcakes mais requisitados tem cobertura twist de buttercream (de baunilha ou chocolate).

A origem do nome cupcake vem de alguns anos atrás onde alguns bolos eram assados em pequenas formas individuais do tamanho de uma xícara de chá pequena.

Apesar de lembrar um muffin, a massa do cupcake é diferente mais parecida com a de um bolo comum, enquanto os muffins são mais pesados e menos doces.

No Brasil, eles passaram a ser usados em festas de casamento substituindo o tradicional bolo da noiva ou são entregues como lembrancinha. Em alguns casos, estão substituindo até o tradicional bem- casado.

É claro que cada confeiteiro põe seu “segredo especial” e não divulga para ninguém a sua fórmula.  Os Cupcakes começaram aparecer nos livros do Reino Unido por volta de 1790.

O nome foi dado a receita porque todos os ingredientes eram medidos em xícaras (cup) ou até mesmo porque eram assados nas xícaras, quem diz isso é a enciclopédia Oxford Of Food And Drink In America.

Antes disso os bolinhos eram chamados de Fairy Cakes (Bolinho de Fada) ,pois eram muito delicados, com massa de baunilha e cobertura de fondant, perfeito para o chá Britânico.

Cada cupcake é decorado individualmente e seus detalhes variam de acordo com o perfil da festa e o gosto do cliente. Para quem vai casar em pouco tempo, fica a dica, já que a febre dos cupcakes está apenas começando no Brasil!

Hoje, tanto a massa quanto os ingredientes usados para incrementá-los são super saborosos e eles são tão lindos que, na maioria das vezes, não dá nem coragem de comer.  Cada vez mais popular no Brasil, os Cupcakes já dominam nossas festas de aniversário e ocasiões especiais, não importa o tamanho, cor ou sabor os cupcakes caíram na graça de todos.

CupCakes

CupCakes

Deu água na boca né ? Não há como ficar indiferente á este doce tão delicioso que enche os olhos e alegra a vida.  Estas pequenas tentações chegaram ao Brasil 2006. Incialmente eles comercializados, como: presentinho distribuído em festas e eventos, ou vendido sob encomenda. Não era muito fácil de encontrar os famosos doces, eram encomendados através de sites na internet e a produção era totalmente caseira, não haviam lojas.
No início cada bolinho doce era vendido por 14 reais, hoje, com a popularização, já possível encontrá-los por 5 reais. A concorrência fez com que os preços se tornassem mais acessíveis aos bolsos dos que desejam provar esse pecado delicioso.

Mas,  agora virou mesmo febre. Nos últimos anos, os famosos cupcakes ganharam lojas próprias, não há nenhuma confeitarias que não exiba o tão famoso doce nas vitrines.
Na Hummingbird Bakery, por exemplo, situada na conhecida zona londrina de Notting Hill, é quase impossível comprar um cupcake sem ter de enfrentar longas filas de espera.
A receita destes bolos é bastante semelhante à dos nossos bolos, embora a essência do sabor esteja nas infinitas coberturas que tanta graça lhes dão. Entre as coberturas de chocolate, baunilha, banana e até requeijão, é quase impossível não encontrar um cupcake que não se adapte ao seu paladar.

Os Adjetivos do Cupcake

Os adjetivos são os mais variados possíveis, mas o resultado é sempre o mesmo: todo mundo se derrete diante de um cupcake. Esse bolinho super fofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. E ainda viraram uma alternativa perfeita para presentear. Tão charmosos e tão práticos: os cupcakes são assim! É claro que você pode soltar a imaginação e criar as mais diferentes decorações (veja centenas de sugestões no Flickr), mas é super fácil preparar os tais minibolos em casa.

Basicamente, você escolhe a massa básica – pode ser a do bolo de chocolate que você mais gosta ou de cenoura ou de laranja ou alguma das sugestões abaixo – que, depois de preparada, é assada em formas especiais (muito parecidas com as de empadinhas), de silicone ou de alumínio – neste caso, não esqueça de colocar uma forminha de papel dentro da de alumínio. Aí é só levar para o forno e esperar a delícia assar.

Quando o bolinho estiver pronto, a brincadeira continua com a decoração. Um recurso muito adotado é a pasta americana, feita basicamente com açúcar impalpável, gelatina incolor, glicose e glicerina. A pasta americana também pode ser encontrada pronta em lojas que vendem artigos para festa ou até em supermercados. Mas as opções de decoração de cupcake vão além: merengue, confeitos e chocolatinhos também são muito bem-vindos. E pra quem gosta de cozinhar, saiba que as encomendas de cupcakes só aumentam nas doceiras e há muita gente reforçando o orçamento com os minibolos. Ah! E se alguém perguntar, diga que o cupcake tem esse nome porque anos e anos atrás, quando foi inventado, era assado em copos de cerâmica individuais. Outra teoria é que os ingredientes eram medidos também em copos – por isso o termo cupcake.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.