Cultura Francesa Dança: Quais as Danças Mais Comuns?

A França é um país que ficou muito famoso no mundo inteiro, culturalmente falando, em virtude dos seus ritmos e danças instrumentais. O ballet, por exemplo, é uma das danças mais tradicionais no país. No entanto, existem várias outras danças muito comuns também.

Por isso, se você quer conhecer mais sobre esse assunto, continue lendo, pois vamos apresentar as danças mais comuns, que fazem parte da cultura francesa.

Conheça as Danças Típicas Francesas

1 – Dança Can-Can

A 1° vez que essa dança foi vista foi no ano de 1820. Na ocasião, ela era considerada como sendo uma dança para casais, ou seja, quadrilha. Mais tarde, parte dos passos dessa dança foram substituídos por outros, cujas coreografias eram consideradas anárquicas, onde podiam ser vistos gritos, piruetas e saltos.

Essa mudança aconteceu lá pelo ano de 1850. No entanto, até esse momento, somente os homens dançavam o can-can.

Foi aí que Céleste Mogador, dançarina, que passaria a integrar a orquestra Moulin Rouge um tempo depois, resolveu organizar uma quadrilha, porém tradicional, naquela mesma época, e que seria dançada pelas mulheres mais altas, que usavam vestidos bem coloridos, e que ficassem esvoaçando com os movimentos.

Porém, por ser uma dança livre, muitos a consideraram como um verdadeiro escândalo, principalmente devido as acrobacias e a sensualidade.

Dança Can-Can

Dança Can-Can

No ano de 1861, em Londres, a dança considerada como a nova quadrilha do país, acabou inspirando o can-can. Esse termo faz referência ao barulho provocado pelos passos que são marcados com essa dança.

Ela causava grande choque na Inglaterra. No entanto, na França, ela continuou crescendo bastante, e era um ritmo dançado por mulheres mais altas, marcado pelo levantamento de frous frous e saias, bem como pelos movimentos dos quadris também.

O can-can foi responsável por inspirar diversos artistas pertencentes ao Impressionismo, como é o caso de Toulouse-Lautrec, pintor que fez quadros relatando as dançarinas; além da música de Offenbach, intitulada Orphér Aux Enfers, que consiste na melodia desse ritmo mais famosa.

2 – Ballet

A verdadeira origem do ballet é na Itália, no séc. XV. No entanto, a sua imagem foi associada com a França. Essa dança acabou sendo desenvolvida por lá, durante o período em que Luís XIV reinou.

Na época, a dança consistia em uma espécie de distração para o rei. Assim, eles acabaram combinando o ballet com comédia, dando origem ao balé dramático, para que pudesse entreter as pessoas nas celebrações.

Assim, até o ano de 1661, era comum os bailarinos serem cortesãos. Porém, essa situação viria a ser alterada depois da 1° escola de ballet nesse mesmo ano, permitindo os treinos mais no sentido profissional. Além disso, essa dança demonstra muita precisão e elegância dos movimentos.

3 – Gavotte

Essa também é um tipo de dança que era comum nos salões do palácio do rei Luís XIV. A sua introdução em suítes barrocas se deu depois da sarabanda.

Quanto aos movimentos da Gavotte, eles são bem moderados, e é usado um compasso devidamente marcado, de 4 tempos onde, depois de cada uma das etapas, se cruzam 2 vezes. Logo depois, o dançarino salta, dando um pulo.

Em linhas gerais, essa dança possui uma linha bem elegante e melódica. Alguns compositores que também escreveram Gavotte estão François-Jospeph Gossec, Bach e Handel. O surgimento dessa dança aconteceu na região chamada de Pays Gap. Geralmente, ela vem acompanhada de uma gaita de fole e de um violino.

Gavotte

Gavotte

4 – Bourée

Essa dança originou-se na província de Auvergne. No início, era considerada como um ritmo mais popular. Em seguida, no séc. XVI, a dança foi introduzida também na corte.

Foi a partir desse momento que os bailes realizados na corte foram abertos, quando foram adotados compassos tanto binários quanto quaternários, e movimentos mais rápidos. Bach foi um dos compositores do estilo barroco que também escreveu boureés.

5 – Minueto

Algumas das características mais marcantes dessa dança são a delicadeza, a elegância, os movimentos suaves, bem como o compasso ternário bem parecido com a valsa. Além disso, é mais um exemplo de dança bem popular durante o período em que Luís XIV reinou.

No decorrer dos séculos que se seguiram, o Minueto foi muito difundido na Europa. Inclusive, até o séc. XVIII, considerava-se a dança como a mais popular dentre a aristocracia, e em todo o continente.

Essa dança foi até utilizada no 3° movimento da sinfonia clássica, por meio da introdução dos minuetos em ballets de Jean-Baptiste Lully e em óperas.

A dança, sem dúvida, foi uma das primeiras maneiras de se comunicar que o homem descobriu, juntamente com a música. A dança é uma maneira que temos de deixar o nosso corpo falar por meio dos gestos, das nossas expressões faciais, e até mesmo do olhar.

Curiosidades Sobre a França

Depois de conhecer sobre as danças mais comuns da cultura francesa, iremos listar algumas curiosidades sobre esse país tão fascinante. Confira!

1 – A primeira vez que a camuflagem foi usada foi pelo exército francês, no período da Primeira Guerra Mundial.

2 – Muitas das grandes invenções partiram da França, como o estetoscópio, a comida enlatada, o secador de cabelo, a escrita Braille, e muito mais…

3 – A França é o primeiro país do mundo inteiro a proibir que produtos que os mercados não conseguiam vender fossem jogados fora. Nesse caso, todos os estabelecimentos precisam destinar esses alimentos para doações. Ou seja, tudo aquilo que restar de alimento deve ser doado para as instituições de caridade da França.

4 – De todas as músicas tocadas nas rádios da França, no mínimo 40% devem ser do próprio país.

5 – Foi na França também que aconteceram o 1° transplante de rosto, e o 1° transplante de coração artificial do mundo.

6 – Dentre os pensadores e escritores mais conhecidos no mundo, vários eram da França, como Flaubert, Pascal, Camus, Descartes, Sartre, Baudelaire e Voltaire.

7 – Todos os anos, os franceses consomem cerca de 30 mil toneladas de escargot.

8 – Na França, a população se aposenta antes que média de toda a Europa. Em 2012, a média para os homens era de cerca de 59,7 anos, e de 60 anos para as mulheres.

9 – Ao contrário do que muita gente pensa, o croissant, um salgado muito famoso na França, feito a partir de massa folhada, não foi inventado no país, e sim na Áustria.

10 – As placas de carro foram usadas pela 1° vez na França.

11 – Na França, existem 12 diferentes fusos horários, o que é bem mais do que todos os demais países do mundo.

12 – No país, são ilegais os concursos de beleza para crianças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.