A Sogra Decide

Relacionamentos

Atualmente muito se fala em liberdade de expressão, de escolhas, em respeito as diferentes culturas existentes e as vontades de cada pessoa. Nos consideramos aptos a escolher nossos caminhos Sem Medo de Errar, ou pelo menos com a certeza de saber onde pretendemos chegar e o que enfrentaremos para atingir nossas conquistas. Os relacionamentos amorosos são alvo de muita discussão entre profissionais, especialmente por quem é Psicólogo, uma vez que a psicologia pretende decifrar os Mistérios da alma humana. Em meio a toda essa liberdade de expressão e de escolhas, o que pensar de casamentos arranjados? Você aceitaria isso? Com certeza não, mas neste caso que vou comentar não se trata de escolhas, mas de Cultura.

Genro

Maku-nâdêb

Este é o nome de uma comunidade indígena que, a exemplo de muitas outras, tem uma cultura particular, e desrespeitá-la é sinônimo de desrespeito aos antepassados. Sendo assim, nesta comunidade, quando o assunto é casamento quem decide é a sogra. O sistema social de funcionamento de Maku-nâdêb é regido através da descendência feminina, ou seja, são as mulheres que tomam as decisões mais importantes na comunidade. A Educação das Crianças se dá de forma natural, elas brincam todos juntos tranquilamente, mas quando as garotinhas tem a sua primeira menstruação são logo separadas dos demais e levadas para dentro de casa onde as mulheres da família passam a lhe ensinar os afazeres domésticos.

A Sogra Decide

Ao observarem esta mudança, os rapazes interessados na menina devem passar a agradar a futura sogra, um processo que dura em torno de 3 meses, período no qual eles devem plantar uma roça para presentear a mãe da menina. A caça e pesca que realizarem também deve ser ofertada a futura sogra, além disso tem mais chances de sucesso o garoto que tiver um porte físico mais desenvolvido, pois nesta cultura, gordura e beleza são sinônimos de força espiritual. Quem se destacar como um bom provedor aos olhos da sogra será o seu genro.

Humor

O casamento

A partir da escolha o rapaz leva seus pertences para a futura morada junto aos pais da moça, e o casal de jovens é conduzido para o interior da mata onde passam a noite sendo aconselhados pelos mais velhos, quando amanhece os familiares retornam e o novo casal permanece na mata por mais uma semana, agora a sós. Assim que a moça comer o fruto da caça que o moço trouxer para a sogra, está efetivado o casamento. Desde então a sogra se torna responsável pelos afazeres enquanto o genro passa a ser o novo mantenedor vitalício da família, em caso de morte da sogra a irmã ou prima mais velha assume o posto, ainda que não queira. Deixar a sogra insatisfeita é um perigo, pois esta poderá devolver o rapaz a sua família, sinônimo de desonra, então o genro deve fazer todas as vontades de sua sogra e assim manter seu casamento. Como podemos ver, em uma determinada cultura agradar a sogra é uma verdadeira Declaração de Amor, é isso ou um casamento desfeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.