Como Fazer Mestrado

Embora a palavra mestre caracterize um título, ser um mestre em determinado assunto não acrescenta somente sabedoria a pessoa que o é. Muitas pessoas fazem um mestrado apenas por satisfação pessoal, outras buscam ascensão na carreira profissional e lógico melhorias no salário. E é fato que o estudo a mais na profissão possibilita o aumento no salário.

Muita gente tem o desejo de fazer um mestrado, mas por causa de inúmeros motivos (que aparecem como obstáculos) vão deixando de lado a vontade. Algumas desistem por falta de tempo, outras por estarem afastadas da faculdade há muito tempo, algumas por estarem quase aposentando na profissão e a maioria por falta de ânimo mesmo. Mas, para quem chegou a pensar, nem que seja só por um minuto, em fazer mestrado, a sugestão é não desista, pelo menos antes de saber exatamente o que é mestrado, como fazer e quais são as vantagens que ele oferece.

Que Tal Acabar com Algumas Dúvidas Sobre Mestrado?

Existe mais de um tipo de mestrado. Na verdade há vários tipos. Aquele que é voltado para atender pesquisadores e a formação de professores que é o acadêmico e o mestrado profissional onde o objetivo é especificamente direcionado para o mercado de trabalho. Tanto o mestrado acadêmico quanto o mestrado profissional estão disponibilizados somente em faculdades privadas ou públicas.

Basta Ter em Mente que Tipo de Mestrado Deseja Fazer

Depois que já tiver decidido que tipo de mestrado quer fazer, você precisa pensar qual é o melhor lugar para fazê-lo. Fique atento (a). Não invista em nenhum curso de mestrado sem antes verificar se ele é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para evitar o transtorno de perder tempo e dinheiro, fazendo um curso que no final não terá nenhuma validade. É isso que acontece se não tiver a aprovação do MEC.

Tenho que Fazer o Mestrado Dentro da Área da Faculdade que Fiz?

Há pessoas que fizeram uma determinada faculdade, querem fazer um mestrado, mas dentro de uma outra área, não querem na mesma. E aí surge a dúvida: Tem como resolver essa questão? É possível fazer o mestrado em outra área? Tem sim. Não é obrigatório que o mestrado seja na mesma área em que foi feita a faculdade. Qualquer pessoa, desde que preencha todos os requisitos básicos, pode virar mestre em uma área completamente diferente daquela em que se formou na faculdade.

Não é complicado. O interessado deve procurar a universidade onde deseja fazer o mestrado e lá receberá as devidas instruções. As exigências variam de acordo com os cursos de mestrado escolhidos. Em alguns casos, de curso menos disputados, que as universidades apenas analisam as notas da graduação (do curso que fez) do candidato e seu currículo. Enquanto há universidades que fazem um teste. Para a preparação desses testes, existem muitos cursinhos disponíveis, inclusive na internet.

Enfim, são vários os critérios usados para o acesso ao mestrado, o ideal é depois que fizer a escolha sobre o curso buscar informações exatamente na universidade onde deseja fazer.

Só se Consegue Fazer um Mestrado com Padrinho Dentro da Universidade???

Há quem pensa que para se conseguir uma vaga, para fazer um mestrado dentro de uma universidade só com um padrinho. Ou seja, só contando com a ajuda de um professor da universidade em questão, para auxiliar nesse acesso. Não funciona bem assim. A verdade é que estando as faculdades buscando sempre os melhores alunos, o que vai contar são as notas altas lógico e a qualificação. A ajuda de professores pode ser através de cartas de recomendação. Em cursos muito disputados, na hora da seleção, a recomendação de alguém ligado à universidade pode ajudar.

Bolsas de Estudo

O fato de apresentar boas notas pode ser vantajoso também se o candidato vai tentar fazer o mestrado com bolsa de estudos. Mas, há alguns critérios para conseguir ser um bolsista, entre eles, dedicação em tempo integral aos estudos. Ou seja, o candidato para ganhar uma bolsa, na maioria dos casos, precisa estar desempregado. É isso mesmo, não pode estar trabalhando para poder se dedicar durante todo o tempo aos estudos. Para quem se interessar existem instituições que destinam às faculdades uma cota de bolsas de estudos para cursos de mestrado. Uma delas é a Capes. A Fundação Ford, também oferece bolsas.  A outra maneira de tentar conseguir uma bolsa de estudos é buscar por faculdades que mantêm convênios com Bancos com a finalidade desse tipo de financiamento.

Quem Está Trabalhando não Está Impedido de Fazer um Mestrado

Se a pessoa interessada em fazer um mestrado tem emprego, não poderá tentar uma bolsa de estudos, mas por outro lado terá mais opções na hora de escolher uma universidade e, mesmo trabalhando, pode fazer sim um mestrado. Basta se organizar para conciliar o tempo. Já que em média na grade dos cursos constam seis horas-aula semanais. E lógico, mais o tempo de estudo em casa (cerca de duas a três horas). Quem decide fazer um mestrado, trabalhando ao mesmo tempo, precisa saber que necessitará de muito empenho e dedicação durante todo o curso. Que pode durar, dependendo da universidade de 18 a 30 meses.

Na hora de fazer a inscrição para um mestrado, quase todas as faculdades costumam exigir do candidato o tema que ele escolheu para dissertação e sua apresentação de forma resumida. Convém lembrar que essa parte é muito importante, pois um projeto de pesquisa bem elaborado pode decidir se uma pessoa consegue ou não o ingresso em uma faculdade para um mestrado. Na hora de tentar uma bolsa de estudos essas informações também são fundamentais e valiosas. Porém, se durante o curso a pessoa sentir interesse por outra área de pesquisa, poderá trocar. Desde que esteja sendo assistido pelo professor que faz a orientação da tese. Para escolher um tema você pode conversar com professores, pesquisar e ler bastante.

Os cursos de mestrado estão disponíveis nas universidades públicas e privadas. Porém, tem mais valor para o mercado os feitos em universidades públicas. Acontece que por essa e também por serem gratuitos, conseguir vaga em um deles não é fácil.

As universidades privadas também oferecem excelentes cursos, porém o preço total chega a variar entre vinte a sessenta mil reais.

Através do site  www.capes.gov.br,  você saberá quais são os cursos de mestrados mais recomendados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.