Como Evitar que Problemas Pessoais Interfiram na Vida Profissional

As questões pessoais podem ser tão desgastantes que muitas vezes é difícil mantê-las separadas do seu ambiente de trabalho da pessoa. Se você passa a maior parte do seu tempo no trabalho, então como é possível não pensar sobre uma questão pessoal, que pode ser estressante e, por vezes, até mesmo traumática? Mesmo sendo uma empresa familiar menor ou uma companhia multinacional, existem etapas que você deve seguir para manter sua vida pessoal independente de sua vida no ambiente de trabalho, para que estes problemas não afetem negativamente ou prejudiquem suas tarefas profissionais.

http://www.youtube.com/watch?v=BCbHsQQ5B7c

Etapas Para Separar Problemas Pessoais do Ambiente de Trabalho

  • – A pessoa deve ter atitudes positivas sobre o seu problema pessoal e compreender que a vida, muitas vezes testa nossa crença, para que possamos aprender como conseguir resolver nossos problemas sejam eles quais forem.
  • – Deixe o “particular você” em casa e só permita que o “profissional” chegue ao trabalho, sempre que possível. A realidade é que você não quer trazer problemas pessoais para o escritório. Se você contar seus problemas pessoais para todas as pessoas, então elas podem se sentir culpadas sempre que você tiver preocupações no trabalho, e elas não puderem ajudar. No entanto, não fique falando sobre seus problemas para todos os seus colegas de profissão, pois você não vai querer que seu chefe perceba que você é incapaz de separar sua vida pessoal de seu trabalho. Ele pode perder a confiança em suas habilidades profissionais.
  • – Não fique falando sobre problemas pessoais no trabalho com um grupo de colegas conhecidos ou falando mal de outras pessoas, se você quiser manter uma longa vida profissional no escritório. Se você está ciente de seus colegas de profissão muitas vezes fazem com que esse tipo de conversa pessoal chegue ao conhecimento de todos, então fique longe destas pessoas. Você pode estar inclinado a revelar os seus próprios problemas pessoais, voluntariamente no momento, mas depois pode vir a se arrepender de ser tão aberto.
  • – Saiba quem são seus amigos no trabalho e em quem você pode confiar antes de contar seus problemas pessoais. A hora do almoço pode ser uma grande oportunidade de ter um momento e compartilhar seus problemas pessoais com outros colegas de profissão. Você também deve escolher um amigo que tenha uma atitude positiva diante da vida, para que ele possa ser um ouvinte motivador. Apenas lembre-se que você precisa retribuir essa consideração de seu colega em escutá-lo e tentar resolver seu problema. Nunca esqueça que você terá que fazer o mesmo por ele.
  • – Obtenha o apoio que precisa se seu colega for uma pessoa de confiança. Se você não tem amigos próximos no trabalho no qual você possa confiar, então, procure uma ajuda profissional fora do ambiente de trabalho. Quando seus problemas pessoais forem realmente grandes, você vai precisar falar com um especialista, no caso um psicólogo, em vez de ficar remoendo sua dor interior. O aconselhamento profissional pode ser um alívio para um grande estresse se você não tiver alguém em sua vida para confiar suas preocupações.
Etapas Para Separar Problemas Pessoais do Ambiente de Trabalho

Etapas Para Separar Problemas Pessoais do Ambiente de Trabalho

  • – Junte-se a um grupo de apoio com outras pessoas em sua comunidade ou igreja. Estar com pessoas que têm as mesmas preocupações e problemas que você pode ser uma grande atitude. Estes lugares podem funcionar como sendo um fórum útil para que você possa abrir-se totalmente e compartilhar seus problemas pessoais, sem a preocupação de que a informação que você está falindo com alguém irá prejudicar seu ambiente de trabalho.
  • -Fique no controle de seus problemas pessoais no trabalho. Certifique-se de que você está cuidando de seus negócios pessoais, e vai se esforçar para resolver essas questões de modo que você vê um fim para elas, se possível. Mesmo no caso de uma morte na família ou um divórcio, você ainda pode criar um plano de ação para lidar com a situação. A realidade é que, se o seu trabalho significa muito para você, então você terá que encontrar uma maneira de sair do estresse em que se encontra sem que você corra o risco de perder o seu emprego devido à falta de atenção no trabalho ou outro problema.
  • -Faça de você mesmo o foco, e estabeleça prioridades em sua vida, sabendo como distribuí-las durante o dia. Não deixe seus problemas tomarem conta de você. Se for preciso adquira um hobby ou faça um acompanhamento psicoterápico, para tentar resolver seus problemas, antes que eles interfiram em sua vida profissional. Você não poderá fazer tudo que necessita no ambiente profissional, mas certamente poderá fazer o que é necessário quando você estiver em casa, ou fora do trabalho.
  • – Lembre-se que as questões pessoais, incluindo problemas familiares, situações de mudança de vida, dificuldades emocionais, doenças e até mesmo a própria orientação sexual, podem impactar o seu trabalho e, finalmente, a sua capacidade de avançar em sua carreira. Se você tentar manter sua vida privada separada da sua vida profissional, inevitavelmente, uma pessoa pode começar a contar para as outras pessoas o     que você compartilhou com ela. Saiba como lidar com as questões pessoais que podem afetar negativamente o seu trabalho e sua carreira.
  • -A prevenção é o melhor remédio. Seus colegas de trabalho e seu chefe só vão saber sobre sua vida pessoal como você compartilhar seus problemas com eles. Se você não quer que as pessoas com quem você trabalha saibam sobre as coisas que estão acontecendo com você fora do trabalho, então, aprenda a manter um segredo e tenha uma atitude comedida no ambiente profissional.

Considerações Finais

Todos nós temos problemas pessoais que invariavelmente podemos querer compartilhá-los com outra pessoa. No entanto, o local de trabalho não é o melhor lugar para se fazer isto, mesmo porque a maioria das relações dentro de uma empresa é no máximo de coleguismo e não de amizade. Por isso tente manter uma atitude mais reservada sobre seus problemas pessoais em seu trabalho e aprenda a resolvê-los quando estiver fora do ambiente profissional. Dessa forma você terá inclusive uma chance de conseguir uma promoção no cargo que ocupa ou uma ascensão na profissão.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.