O Gênio não é um Intelecto Privilegiado, mais um Cérebro Trabalhador

Contrariamente à crença popular, os gênios não têm mais intelecto, tanto quanto a maioria das pessoas acredita. Mesmo que o gênio tenha uma taxa alta de QI, existem algumas pessoas muito inteligentes que não são gênios e algumas pessoas muito burras que o são.

A razão para isso é que o gênio funciona mesmo no funcionamento e no trabalho do cérebro, do que alguém ser inteligente por ser privilegiado por um cérebro melhor.

Genios

O cérebro pode ser treinado para se concentrar na inteligência e assim permitir que o “gênio” se torne excepcionalmente inteligente. No entanto, o cérebro também pode ser aplicado (ou não aplicado) para muitas outras coisas e assim levar a muitos, muitos outros resultados (além da inteligência).

Não Confunda as Coisas

Não confunda o que foi dito com pessoas sendo chamadas de “gênio musical” ou coisa semelhante. De muitas formas, isso é um rótulo que as pessoas usam para tentar fazer a pessoa maior no que faz. Isso não quer dizer que não seja um gênio, só que a palavra “gênio” está sendo usada de forma arbitrária, sem levar em conta o que realmente é.

Diagnosticando um Gênio

Para entender o gênio, você primeiro precisa de algo para comparar ao que você acha que já é bom. Para fazer isso, o melhor lugar é olhar para o mundo dos computadores (não se preocupe se você não sabe muito sobre eles).

O gênio seria o melhor e mais útil computador do mercado – o modelo com o maior disco rígido, mais memória e processador mais rápido. A pessoa média seria apenas isso, o computador médio no mercado.

Pessoas

Ambos usam os mesmos componentes para fazer as mesmas coisas. A única diferença é que o “gênio” pode fazer mais coisas ao mesmo tempo, de maneira mais rápida, e armazenar mais informações.

A chave para se lembrar, neste exemplo, é que ambos fazem exatamente a mesma coisa. A única diferença é que o gênio pode fazer mais coisas ao mesmo tempo e fazer tudo mais rápido. Às vezes isso pode ser uma grande vantagem, mas outras vezes isso pode ser uma grande desvantagem.

Tomemos, por exemplo, utilizar um programa de processamento de texto. Se você tivesse que usar apenas o processador de texto e nada mais como trabalho para o “gênio”, então todos os recursos surpreendentes são desperdiçados. Seria realmente fazer pouco do que esse ser superior pode fazer.

Capacidade

A fim de obter o máximo do gênio, ele precisa estar fazendo as tarefas mais complexas, que usam todos os seus recursos.
Se você não tem algo para concentrar sua mente, ele irá encontrar muitas outras coisas para se concentrar no que pode fazer para você não se sentir disperso e perdido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.