Mitose

A Mitose acontece quando as células que são chamadas eucarióticas dividem os seus cromossomos com mais duas células que são chamadas células filhas. Esse grande e importante processo é dividido em quatro partes que são chamadas: profase, metafase, anafase e telofase. A mitose pode ser vista com um processo de divisão de células conservativa, pois com apenas uma celular se formam duas que possuem a mesma composição genética. Isso é muito comum em todos os seres vivos. As escolas procuram passar para seus alunos exatamente esse processo de maneira com que eles não tenham nenhuma dúvida sobre o assunto. É muito importante prestar muita atenção em toda a explicação afinal é um processo um pouco complicado.

Fases

Com relação aos cromossomos é bem interessante o seu comportamento, pois Walther Flemming através de muitos estudos realizados com a ajuda dos avanços da tecnologia notou que os cromossomos podiam ser visíveis se parecendo com fios finos que se localizavam no interior do núcleo. Ele também percebeu que os cromossomos se tornam visíveis na divisão celular e quando aparecem pela primeira vez estão duplicados. Depois em uma outra etapa da divisão os cromossomos se deslocam para um local chamado de região equatorial, ou seja, metáfase e com isso se prendem a muitas fibras e isso é o fuso mitótico. Depois disso os dois fios do cromossomo se divide e vai um para cada lado e isso é chamado de anáfase e com isso é possível ter dois grupos com cromossomos. Não esqueça que após isso os cromossomos fazem todo o processo novamente só que inverso.

Meiose

A mitose é muito estudada e cada dia é descoberto coisas novas e incríveis sobre ela. Segundo os primeiro que a estudaram chegaram à conclusão de que os cromossomos variam muito de uma espécie para a outra. E também chegaram à conclusão de que se os indivíduos forem da mesma espécie os cromossomos são iguais. A mitose é muito importante, pois com ela é totalmente possível propagar o programa genético.

Mitose

A perfeição do processo é tão grande que as células que são chamadas de células filhas recebem a quantidade igual de cromossomos da célula mãe e com isso é possível ter uma instabilidade genética a cada geração. Os seres humanos também utilizam a mitose de inúmeras maneiras e uma delas é com a agricultura com o cultivo de roseiras, árvores de frutos e muitas outras formas de agricultura. Outra forma do ser humano utilizar a mitose é em laboratório no caso da produção de insulina que é um medicamento muito importante para as pessoas com problemas de saúde como diabetes. A insulina é muitas vezes essencial para que a pessoa com uma diabete muito grave consiga sobreviver e tudo isso graças a mitose.