Será que as brincadeiras antigas foram esquecidas pelas atuais repleta de tecnologia? Seria um pecado perder tanta criatividade, socialização e exercício que algumas dessas brincadeiras proporcionavam as crianças, como a amarelinha no chão.
Para que essas brincadeiras antigas não entrem para o livro do “era uma vez” cabe principalmente as escolas resgatá-las. E muitas delas tem feito isso.
Em Minas Gerais, algumas medidas bem legais foram tomadas para deixar viva as brincadeiras antigas, entre elas, foi criado até mesmo um Museu dos Brinquedos. Nele as crianças podem ter contato com brinquedos que já não são mais vendidos, que foram deixados de lado. Além disso, as crianças são convidadas a experimentar os jogos de rua, que já foram tão populares há um tempo atrás.
O trabalho feito em Minas Gerais para deixar viva as brincadeira antigas e estimular as crianças das novas gerações a jogá-las de novo é feito principalmente, mostrando a elas o quanto são importantes essas práticas.
E claro, como o Museu dos Brinquedos foi criado em Minas Gerais, as brincadeiras populares de lá é que são as principais atrações, como por exemplo, a barra-manteiga.
Outro projeto que visa trazer para a nova geração as brincadeiras antigas, também realizado em Minas Gerais, é o “Ser Criança” que faz parte do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Ele é desenvolvido em uma cidade próximo a Belo Horizonte, em Curvelo.
No lugar são promovidos brincadeiras antigas, como uma grande roda e claro, não faltam as brincadeira antigas de Minas Gerais, como por exemplo, a briga de galo. Os organizadores do projeto comemoram os resultados, dizendo que as crianças aprenderam e gostam das brincadeiras antigas. A reaproximação deu certo.
Veja as Principais Brincadeiras Antigas de Minas Gerais!
1- Barra-manteiga é uma das brincadeiras antigas de Minas Gerais e que já foi muito popular naquele estado e graças aos projetos que foram citados anteriormente, está voltando a fazer parte da cultura da criançada.
Aprenda a brincar de barra-manteiga:
- É necessário formar duas equipes com número igual de participantes e depois devem se posicionar em fila. Uma fila de cada lado com os componentes de cada uma delas de frente um para o outro com as mãos estendidas.
- Enquanto todos cantam um colega de uma equipe “A” vai até a equipe “B” e começa a bater na mão de um por um daquela fila.
- Quando a última sílaba da música for dita, o integrante da equipe “B” deve retirar a mão bem rápido, antes de levar o tapa. Se conseguir, ele marca ponto para sua equipe. Caso ele não conseguia terá que correr atrás de quem bateu na sua mão.
- Para ficar com o ponto deve pegá-lo, caso o contrário ele perde o ponto para a equipe adversária.
2- Amarelinha sempre foi uma brincadeira antiga bem popular entre as meninas, mas em Minas Gerais, ela tem uma outra versão, a amarelinha em caracol.
Aprenda a brincar de amarelinha em caracol:
- O primeiro passo é preparar a brincadeira, com um giz, desenhe no chão a amarelinha, mas neste caso, em forma de caracol.
- Quem for jogar deve entrar na fila e esperar a sua vez e cada uma deve ter uma pequena pedrinha na mão.
- Depois é o jogo da amarelinha mesmo, joga a pedra e salta a “casa” em que ela caiu com um único pé e o mesmo deverá ser feito nas demais. Os dois pés só podem ser colocados no chão quando atingir o centro. E não termina aqui, dá a volta e de novo com um pé, faz o percurso e chega na entrada.
- Feito isso é a vez do colega que era o próximo da fila.
- Casa um que pisar na “casa” que está a pedra ou que perder o equilíbrio, colocar os dois pés no chão ou pisar na linha está fora. Ganha a criança que ficou por último.
A amarelinha e suas variações pelo Brasil: como o nosso país é muito grande, ganhamos várias formas de amarelinha. A começar pelo desenho, que não é feito com giz, mas com tijolo, ou tinha ou até mesmo terra. O nome também pode mudar, como por exemplo, pode ser chamada de macaca, academia e até mesmo amarelinha de caco.
3- Briga de Galo é uma outra brincadeira antiga de Minas Gerais. Bem fácil de jogar e estimula os sentidos da criança.
Aprenda a brincar de briga de galo:
- Dois competidores devem ficar em pé um de frente para o outro e com os olhos bem fechados. Se não confiar é melhor usar uma venda.
- Os outros jogadores devem pegar alfinetes e pedaços de panos coloridos, não serve estampado.
- Com o alfinete, o retalho deverá ser colocado nas costas dos jogadores que estão de olhos fechados.
- Depois disso, eles podem abrir os olhos e o objetivo e cada um descobrir que cor de retalho o outro tem nas costas. Quem acerta a cor primeiro é o vencedor.
4- A brincadeira não é mineira, mas foi muito popular em Minas Gerais, o “Pedra, papel e tesoura”. Apesar de ser uma brincadeira antiga, ainda é muito usada nos dias de hoje, em uma competição rápida por qualquer coisa, como quem vai começar o jogo, por exemplo.
Aprenda a brincar:
- Três crianças podem participar e cada uma delas deverá colocar a mão escondida atrás das costas. Elas podem escolher entre três símbolos e tê-los atrás das costas: mão fechada é pedra; mão aberta é papel e os dedos formando um “V” é tesoura.
- Um do grupo dirá um, dois, três e já e os três ao mesmo tempo deverão mostrar as mãos.
- O resultado deve considerar: a pedra vence o papel e a tesoura; a tesoura vence o papel; o papel vence a pedra. Pode haver empate.
Curiosidade: a brincadeira tem origem na China e outro nome que é usado para ela é de “joquempô”. Antes de chegar ao Brasil se tornou muito popular no Japão e foi de lá que veio para cá, junto com a imigração dos japoneses. Chegou como a brincadeira que serve para definir quem incia uma partida.