Para começar o dia com pique total, nada melhor do que um cafezinho fresco e bem tirado, não é mesmo ? Nos últimos tempos, a bebida preferida dos brasileiros , assim como o que aconteceu com o vinho, passou a ser estudada por especialistas, que avaliam a qualidade de cada marca ou safra de café conforme as regiões especificas, onde o cafeeiro é cultivado.
Dessa forma, surgiram nas grandes cidades, os primeiros cafés “gourmet”, estabelecimentos esses que oferecem aos seus clientes cafés de diversas safras e regiões do mundo. que contam com sabor e aroma distintos, transformando o hábito de tomar café em um verdadeiro ritual.
E para preparar esses cafés diferenciados, combinando adequadamente os grãos com a temperatura da água, é preciso contar com os serviços de um profissional especializado, chamado de barista, que deve ser especialista em elaborar bebidas de alta qualidade: Os chamados “cafés especiais”.
Importante ressaltar que, para se trabalhar como barista, os interessados, antes de tudo, devem passar por um curso profissionalizante, que ensina os alunos a conhecerem todas as fases de vida do fruto do cafeeiro, como o grão de café é processado, além da forma de como a bebida é extraída, sendo por meio de máquinas de café expresso ou pelo coador tradicional.
O principal objetivo do barista é obter a “xícara perfeita”, combinando os aromas, sabores, texturas, tanto sozinho, como misturado ao leite, cremes, licores, bebidas alcoólicas, etc, compondo novas e saborosas bebidas à base de café.
A palavra “barista” tem origens no idioma italiano “bariti”, que se refere aos atendentes de um bar, porém, a função de um barista nos dias atuais é equivalente aos serviços de um sommelier, este último um profundo conhecedor de vinhos.
Assim como o sommelier, o barista consegue identificar com apenas um gole, a safra e a região do café preparado, além de saber recomendar ao cliente com qual acompanhamento a bebida pode ser consumida.
Além disso, o barista está capacitado a elaborar novas bebidas à base de café de maneira original, podendo apresentá-las tanto na forma de coquetéis à base de café expresso; novos tipos de capuccino, que é a bebida com leite e canela, e novas versões do tradicional café expresso, que pode ser servido, por exemplo, com desenhos feitos com leite e espuma, dando um toque de requinte à bebida.
Para quem gosta de café e deseja ingressar na profissão, terá boas oportunidades de trabalho, já que a área de “cafés gourmet” está em grande expansão no Brasil. Diariamente são abertos diversos estabelecimentos desse tipo, e que estão com uma grande carência de profissionais qualificados.
Com isso, diversas associações de bares e restaurantes em todo o Brasil passaram a oferecer cursos profissionalizantes para capacitar e lançar novos profissionais no mercado de trabalho. Mas como o barista trabalha como um verdadeiro artesão na elaboração das bebidas, é fundamental que o profissional seja determinado, persistente e que tenha muito gosto pelo café.
A empresa BaresSp Barista, por exemplo, oferece cursos regulares para os interessados em seguir a profissão de barista. Para obter mais informações, acesse: http://www.baressp.com.br/barista/cursos/curso.asp?idtipocurso=4