Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da Dinastia Ming, ou no mínimo sabe que os tais vasos da época da Dinastia Ming valem uma boa grana, não é mesmo?
Mas a verdade é que a Dinastia Ming é muito mais do que vasos valiosos. Do ano 221 até 1912, ano em que o último imperador da China foi derrubado, os imperadores feudais daquele país consideravam que suas tumbas e seus funerais eram o símbolo direto do luxo de seus palácios após sua morte e por isso, foram construídos palácios e mausoléus imperiais que são preservados com orgulho pelo povo chinês até os dias de hoje.
A Tumba de Xiaoling da Dinastia Ming, por exemplo, assim como as Tumbas do Leste e Oeste que pertencem a Dinastia Qing, foram declaradas como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO no ano 2000.
A Tumba de Xiaoling fica situada nos arredores da cidade de Zhongxiang, que é uma província de Hubei, centro da China, e onde foram enterrados os pais do imperador Jianjing.
Declarado um dos Patrimônios da humanidade pela Unesco, a Tumba de Ming Xiaoling, mostra sua importância pela imensa estrutura, que aos olhos ocidentais são vistos como exageros, pois não imaginam o valor cultural que essa história têm para o seu país.
Localizado em Nanjing, China, o fundador da dinastia Ming, Yuangzhang Zhu nasceu em uma família de agricultores e escreveu sua história no país por ter lutado ao lado de rebeldes contra o estabelecimento que pôs fim a dinastia. Após vencer, proclamou-se imperador com o nome de Wu Hong, iniciando a dinastia Ming.
O maior dos túmulos Ming possui uma lenda por trás de sua construção. Em 1381, quando o monumento começou a ser erguido, foram realizados treze procissões fúnebres, em treze cidades diferentes, o que até hoje torna-se um enigma, pois a tumba em si não foi encontrada, apenas o mausoléu de 22 quilômetros de extensão continua como um dos maiores monumentos da montanha Purple. Semelhante a um verdadeiro império, a tumba que fica em uma área conhecida de quase dois mil metros², é uma representação em miniatura da Cidade Proibida.