Portinari

Um dos maiores pintores brasileiros, Candido Torquato Portinari, nasceu no Rio de Janeiro no dia 29 de dezembro de l903 e durante sua vida, produziu cerca de cinco mil obras de artes, desde pequenos ensaios a gigantes murais, sendo ainda, o pintor brasileiro que alcançou maior projeção internacional. O Lavrador de café é uma de suas obras mais importantes, tendo sido furtada do Museu de São Paulo e recuperada juntamente com outras obras de outros pintores que também haviam sido furtadas. Nascido numa fazenda em São Paulo, em Santa Rosa mais propriamente dizendo, Portinari era filho de imigrantes italianos, Giovan e Domenica. Torquato Portinari.

Portinari

Portinari

Uma família humilde que não teve condições de dar estudos ao seu filho Candido, que já, aos seis anos manifestava sua vocação para a pintura. Como a sabedoria vem com a idade, aos dez anos Portinari trabalhou na reestruturação da Igreja do Brodowski, auxiliando pintores italianos. Seu primeiro trabalho individual realizaria ainda aos dez anos de idade quando pintou o retrato de Carlos Gomes. Em l9l8, Candinho, como era chamado carinhosamente, viajou para São Paulo, onde se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1922 ganhou seu primeiro prêmio, uma medalha de bronze pela execução de um trabalho para o Salão de Belas Artes, uma apresentação educativa de fazer inveja.

Arte

Arte

De l928 a l936, quando pintou seu perímetro mural para o Monumento Rodoviário da Estrada Rio São Paulo, Portinari passou a expor suas obras individualmente, inclusive nos Estados Unidos da América de Obama e Bush, onde seu quadro Café, ganhou a segunda Menção Honrosa. Em Novembro de l939, expôs 269 trabalhos seus no Museu Nacional de Artes de Nova York. Também pintou três grandes painéis para o pavilhão brasileiro de Artes em Nova York, onde por várias ocasiões expunha seus trabalhos durante o tempo em que este nos EUA. Candido Portinari morreu em Janeiro de l962, vitima de uma intoxicação causada pelas tintas que usava em seu trabalho,quando se preparava para exposição de seus trabalhos em Milão, na Itália.

Brasil

Brasil

Suas principais obras são Meninos e Piões, Favela, Meio Ambiente, Colhedores de Café, Mestiço, O Sapateiro de Blodosqui, Lavadeiras e centenas de outras obras, todas da mesma importância por se tratarem de obras de um Gênio da pintura brasileira que foi Candido Portinari, que tornou-se uma celebridade instantanea do pincel, e até os dias de hoje é inequcível. Em suas obras conseguia retratar questões sociais sem criticas ou desagravos a ninguém. Aproximou-se da Arte Moderna, sem, no entanto, perder a admiração de seu grande público. Entre suas premiações destaca-se a Medalha de Ouro que recebeu em l955, pelo International Fine Arts de Nova York. Em l950, em Varsóvia, já havia recebido Medalha de Ouro pelo painel Tiradentes da Paz. Para nós brasileiros, Candido Portinari foi uma mensagem de vida, uma lição de vida, que com toda sua arte e humildade, dedicou ao Brasil, a maior parte de suas obras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.