Crochê Tunisiano

Essa técnica de crochê, que tem sido muito procurada nos últimos meses, tem um resultado parecido com efeito do trico quando feito à mão, mas usa uma única agulha especial. A agulha para o crochê tunisiano tem um gancho na ponta e sua espessura varia, assim como as agulhas de tricô. Essa técnica surgiu na Tunísia, e por isso o nome “tunisiano”. No passo-apasso abaixo, você pode ter uma ideia de como se faz o básico desse tipo de crochê e, a partir daí, é só usar a criatividade e fazer peças lindas! Na galeria de fotos abaixo, você encontra as fotos da cada um dos passos, que podem te guiar durante a execução, bem como uma imagem do resultado final e das agulhas de crochê tunisiano.

Primeiro Passo: O crochê deve começar com uam base feita do ponto corrente. Faça o elo inicial.

Segundo Passo: Faça quanto elos quiser na corrente, determinando a largura final da peça.

Terceiro Passo: Começando novamente da ponta da corrente, vamos fazer os pontos de crochê tunisiano. A partir de agora, duas carreiras diferentes vão aparecer: vai e volta. Em carreiras “vai”, os pontos são formados, feitos da direita para a esquerda, colocando a agulha na corrente. Em carreiras de “volta”, feita da esquerda para a direita, arremata-se os pontos dois a dois.

Então, coloque a agulha na corrente e puxe, com o gancho, a linha que está no novelo. Repita o procedimento até o fim da corrente base.

Quarto Passo: Volte sobre a última carreira feita, sem virar a agulha, e vá puxando a linha novamente até o outro lado, arrematando os pontos. Na borda arremate um único elo e depois vá pegando de dois em dois.

Quinto Passo: Siga fazendo as carreiras de VAI, laçando a agulha e compondo o ponto e carreiras de VOLTA, arrematando os pontos dois a dois – exceto nas bordas – até o final da corrente.

Sexto Passo: Para fazer variações dos pontos, basta colocar a agulha em pontos diferentes dos usados na carreira anterior. Dessa forma, são feitos os cordões de tricô, usando pontos alternados durante a execução da carreira VAI. As carreiras de VOLTA são feitas do mesmo modo no cordão de tricô.

Pronto. Você já tem sua primeira trama de crochê tunisiano!

Confira também os vídeos abaixo, que mostram os passos acima sendo executados:

Tapete de Crochê Tunisiano

Confira nossas outras postagens sobre crochê:

Cachecol de Crochê

Barrados de Crochê

Receitas de Crochê

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.