Caricatura

A caricatura é um retrato exagerado de certas características de uma pessoa, a fim de expressar a essência da pessoa e ainda fazer o sujeito facilmente identificável. Embora seja muitas vezes visto como um tipo de quadrinhos nos dias de hoje, tem uma história bastante longa. As formas mais primitivas remontam a tempos bastante antigos.

Retrato

Nas escavações encontradas na cidade romana de Pompéia, fotos brutas foram encontradas desenhadas nas paredes de alguns prédios, e em muito se assemelhavam às caricaturas. Pelo menos, o objetivo era o mesmo. O verdadeiro propósito da caricatura foi concebido como o retrato com tanto significado quanto possível. Alguns dos primeiros exemplos foram preservados, veio da obra de Leonardo Da Vinci, que procurou modelos com deformidades para seus retratos.

Surgimento

No século 17, a caricatura surgiu como uma forma de arte diferente das obras de um artista italiano chamado Aníbal Caracci. Ao invés de Carasci seguir a tendência normal do tempo que foi para imbuir indivíduos com tanta beleza quanto possível, o desenho da caricatura foi concebida para produzir um retrato que estava carregado de significado. Outro mestre precoce foi Gianlorenzo Bernini, que disse que estava a ser capaz de produzir um retrato marcante e carregado de uma pessoa com apenas três ou quatro traços. Esta forma inicial de caricaturas foi a província dos ricos, que eles tinham produzido por diversão.

Arte

A forma de arte passou para a Inglaterra em meados e no início do século 18 também era uma diversão da classe alta. No século 19, com o advento da imprensa de massa e da ascensão de jornais, a caricatura assumiu um novo objetivo. Era a época da charge e a caricatura tornou-se um método de zombaria e escárnio voltado para líderes. Nos Estados Unidos, nos anos após a I Guerra Mundial, teve a caricatura sua Idade de Ouro.

Embora o desenho político manteve-se popular, a forma de arte tornou-se também colorida, divertida e gratuita. Não foi apenas os aspectos negativos, que eram procurados como uma essência nesse período, e caricaturas de celebridades se tornaram mais populares e na demanda em revistas do mesmo as fotografias reais.

Hoje a caricatura permanece em charges e revistas de celebridades, mas também se tornou uma forma de arte do povo, como os artistas que trabalham nas esquinas e feiras a produzir desenhos de caricatura por uma pequena taxa.

Caricaturistas Notáveis

George Cruikshank foi um caricaturista britânico que atacou a família real e líderes políticos criando desenhos deles em qualquer situação imoral. Ele também ganhou fama como ilustrador de livros de Charles Dickens e muitos outros autores.

Thomas Nast foi um caricaturista americano do século 19 e é considerado por alguns como o pai do cartunismo político americano. Ele é muitas vezes creditado com a criação das caricaturas definitivo do asno democrata, o elefante republicano e o Papai Noel.

Conhecidos

Al Hirschfeld era mais conhecido por seus simples desenho em preto e branco de celebridades e estrelas da Broadway que utilizaram linhas de contorno que flui sobre processamento pesado. Ele também era conhecido por retratar uma variedade de outras pessoas famosas, de políticos músicos, cantores e estrelas de televisão.

Mort Drucker se juntou a Peter Drucker na revista Mad em 1957 e tornou-se conhecido e reverenciado por alguns, por sua brilhante paródias de filmes e programas de televisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.