A Cultura Caipira Brasileira

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua miscigenação de raças. Japoneses, alemães, africanos, enfim… Faz com que o Brasil, portanto, seja muito rico em sua cultura, tanto nos costumes quanto nas danças, comidas típicas.

Os africanos, por exemplo, trouxeram a capoeira, dança típica brasileira, e criou por aqui a feijoada, outro marco na cultura do Brasil. Com os alemães, conhecemos a cerveja, que é muito consumida em nosso país, além também da criação de suínos, outra carne também muito presente no consumo da população.

Vamos falar aqui de uma cultura específica, bastante comum no Brasil. É a cultura caipira brasileira. Ela está presente praticamente em qualquer canto desse imenso país. Essa cultura ensina muito também, principalmente, nos costumes culinários.

E neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a cultura caipira, suas origens, enfim. Vamos lá?

A Cultura Caipira Brasileira

A Cultura Caipira Brasileira

A Cultura Caipira

Para começar, vamos entender o significado da palavra “caipira”. De acordo com pesquisadores, caipira vem da palavra que tem origem tupi “caapora”, que é o mesmo que “quem mora ou habita o mato”.  Mas também há outras definições para essa palavra, só que não são antigas. Caipira, capiau ou matuto pode mostrar o mesmo significado, que é aquele que mora no interior paulista. Significava também o homem que, por ser desligado do meio urbano, tinha um costume e identidade própria. Isso porque no século XX ainda não havia modernas maneiras de comunicação com o mundo exterior, como estradas e ferrovias, complicando o acesso á essas regiões.

É totalmente nítida, a reação dos urbanos quando se fala no termo “caipira” muitos assemelham isso a alguém que não é instruída informativamente, que não possui um refinamento e ainda é muito tímida. Mas devemos deixar claro que isso é puro preconceito e não pode ser praticado de forma alguma.

A Cultura Caipira

A Cultura Caipira

O Que a Cultura Caipira Demonstrava?

Os primeiros europeus que chegaram a nosso país tiveram que se adaptar a um bioma e clima totalmente novo: calor com chuva quase todo ano, e um inverno não muito rigoroso. A cultura caipira nada mais é do que o reflexo do jeito brasileiro de ser que, aos poucos, foram sendo adquiridos pelos europeus.

Os costumes atribuídos aos caipiras são os seguintes: para se coar o café, nada de coador de papel, mas sim o tradicional coador de pano. A comida e outros condimentos são todos preparados em um fogão de lenha, e não em um fogão á gás como estamos acostumados. O leite, que para nós advém dos supermercados em embalagens, para os caipiras, é ordenhado e consumido na hora, ou seja, fresco.  É possível imaginar também que lá os bolos de fubá, os biscoitos á base de polvilho, o tradicional pão de queijo mineiro, doces (geralmente, em calda) feita das frutas do pomar e até mesmo geleias, entre outros, são alguns dos pratos típicos. Isso pode ser resumido, de uma maneira parcial, obviamente, como é a rotina e as comidas típicas de alguém sertanejo.

O Modo De Vida Dos Caipiras

Como todos já sabem, os caipiras vivem em locais onde matas e florestas dominam. Suas casas, antigamente, eram feitas utilizando matérias provindas da própria natureza: as chamadas “casas de pau-a-pique” eram feitas utilizando barro, pedras, madeira (que era artesanalmente trançada) e, no telhado, era colocado palha seca ou até mesmo sapé.

As roupas de cama e de mesa, por exemplo, eram também feitas artesanalmente, utilizando retalhos, toalhas que eram feitas de crochê, fuxicos, entre outros. E, atualmente, tais peças artesanais são vendidas nas cidades, com um preço bem “pesado” para o bolso.

Geralmente, á beira da janela, sempre chegava um “compadre” ou uma “comadre” que ficara sabendo de um “causo” e que queria contar a todos. E, ao desenrolar da história, muitos se sentavam na soleira da porta, os mais velhos acendiam um cigarro de palha, com fumo artesanal e ficavam horas e horas “proseando”.

São muitas as semelhanças do caipira do sudeste e centro-oeste com os sertanejos do nordeste, os caboclos, os pantaneiros, enfim.

http://www.youtube.com/watch?v=_iT76QOYp3c

A Música Caipira

Os caipiras também tinham um costume muito tradicional quando se fala em música. Isso porque de lá que saíram as modas de viola, as modas caipiras, ou seja, as modas de raiz. Elas comumente falam sobre a dura vida dos caipiras no campo, o frequente contato que eles têm com as matas, os animais, enfim… Com a natureza em geral, além de falar também sobre alguns momentos de solidão.

E só mais tarde, é que começou a fusão de ritmos, como o bolero mexicano e o estilo da música country proveniente dos Estados Unidos, é que a moda de viola se transformou no atual sertanejo, que também é um estilo bastante brasileiro, só que com menos traços caipiras.

O Grande Representante Caipira: Jeca Tatu

Quem nunca ouviu falar no célebre autor brasileiro Monteiro Lobato? De suas mãos, saíram personagens que entraram pra história da literatura brasileira, como os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Tia Anastácia, Dona Benta, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Rabicó, Pedrinho, Tio Barnabé, Cuca, entre outros) e o Jeca Tatu, entre vários outros personagens.

O Jeca Tatu foi concebido justamente para , segundo Monteiro, passar a imagem de um caipira: descalço, com trajes surrupiados e outros costumes. Lobato queria chamar a atenção para os problemas sanitários que envolviam os povos, já que, por estar longe das cidades, o cuidado com a saúde era mais difícil.

Nos cinemas, o diretor e ator Amácio Mazzaropi interpretou Jeca Tatu, sendo ele o sinônimo do personagem de autoria de Lobato.

As Comidas Típicas

É muito difícil falar em cultura caipira, mas não abordar um dos principais costumes: as comidas típicas. São muitas, e logo enchem nossa boca e nossos olhos. Confira alguns deles:

  • Bolo de Abóbora;
  • Bolo de Milho;
  • Arroz Doce;
  • Pastel de Milho;
  • Canjica (pode-se acrescentar coco, fica ao critério);
  • Maçã do Amor;
  • Pipoca;
  • Curau;
  • Cajuzinho;

Entre outros.

Atualmente

Apesar de a urbanização ter atraído muitos que viviam nas zonas rurais, ainda não é difícil encontrar pessoas que ainda vivam dessa maneira. São mais encontrados no interior de São Paulo e em Minas Gerais.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.