Helena Meirelles

Helena Meirelles nasceu em Mato Grosso do Sul, em um município chamado Bataguassu, no dia 13 de agosto de 1924. Ela é filha de um paraguaio chamado Ovídio e sua mãe era uma mato grossense que se chamava Ramona. Helena nasceu em um tempo em que só homens tocavam instrumentos musicais, inclusive o que ela tanto gostava, que era a viola. Mas ela não desistiu e aprendeu a tocar viola escondida e sozinha. Ela era uma moça decidida, pois com quinze anos fugiu de casa, mas teve que obedecer a vontade de seus pais, que a obrigaram a se casar com 17 anos, idade que teve seu primeiro filho com o primeiro marido, sendo que ainda teve com ele mais dois filhos. No total, ela se casou três vezes e teve onze filhos.

Helena começou sua carreira artística tocando viola sem cobrar nada, em bares e festas no Mato Grosso do Sul e também no interior de São Paulo. Embora tenha começado sua carreira ainda adolescente, ela só conseguiu gravar um disco em 1994, o qual levava o seu nome. Em seguida, ela gravou mais cinco discos, nos anos de 1996, 1997, 2002, 2003, 2004. Ela ainda foi protagonista de um filme documentário que também levava seu nome. As gravações do filme Helena Meirelles, A Dama da Viola começaram em 2001 e terminaram somente em 2004.

Helena Meirelles

Helena Meirelles

A sua primeira apresentação em um teatro foi com 67 anos, e uma das coisas mais importantes que aconteceu em sua carreira profissional foi ter sido eleita por uma revista americana, contando com o voto do cantor mundialmente famoso Eric Clapton, como uma das cem melhores instrumentistas do mundo, sendo que isso aconteceu em 1993.

Helena Meirelles morreu em São Paulo no dia 28 de setembro de 2005, por causa de uma parada cardíaca. Com certeza ela foi muito corajosa em fugir de casa, em se separar duas vezes e em correr atrás de sua carreira, deixando seus filhos com pais adotivos. Não se pode negar que Helena Meirelles era uma mulher muito determinada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.