Fotos Jimmy Hendrix

Nascido em 27 de novembro de 1942, em Seattle, no estado americano de Washington, Jimi Hendrix aprendeu a tocar violão quando ainda era adolescente, e se tornou uma lenda do rock nos anos 60 com o seu jeito inovador de tocar guitarra.

Uma de suas performances mais memoráveis ​​foi no Festival de Woodstock, em 1969, onde ele cantou “The Star Spangled Banner”. Ele morreu em 1970 de complicações relacionadas com o uso de drogas, deixando a sua marca no mundo da música e permanecendo popular até hoje.

Infância de Jimmy Hendrix

O guitarrista, cantor e compositor Jimmy Hendrix nasceu com o nome Johnny Allen Hendrix (mais tarde alterou para James Marshall). Ele teve uma infância difícil, e, por vezes, ficava sob os cuidados de parentes ou mesmo conhecidos.

Sua mãe, Lucille, tinha apenas 17 anos quando ele nasceu. Ela tinha uma relação difícil com seu pai, Al, e abandonou a família depois que o casal teve mais dois, Leon e Joseph. Jimmy via sua mãe apenas esporadicamente antes de sua morte em 1958.

Aspirações Musicais de Jimmy Hendrix

Em meio a tantos problemas, a música se tornou um refúgio para Jimmy. Ele era um grande fã de blues e aprendeu sozinho a tocar guitarra. Quando tinha 14 anos de idade, ele viu Elvis Presley tocando seu instrumento e se encantou. Ele ganhou sua primeira guitarra elétrica no ano seguinte e, finalmente, tocou em duas bandas: Rocking Kings e Tomcats. Em 1959, ele abandonou a escola e começou a fazer bicos para ganhar dinheiro, enquanto seguia as suas aspirações musicais.

Jimmy Hendrix se alistou no Exército dos Estados Unidos em 1961 e recebeu treinamento na Fort Ord, na Califórnia, para se tornar uma pára-quedista. Mesmo na época em que era soldado, ele encontrava tempo para a música, criando uma banda chamada The King Casuals. Ele permaneceu no exército até 1962, quando foi dispensado devido a uma lesão.

Depois de deixar a vida militar, Hendrix passou a se dedicar inteiramente à sua música, trabalhando como músico de estúdio e na banda de artistas como Little Richard, Sam Cooke e os Isley Brothers. Ele também formou um grupo próprio chamado Jimmy James and the Blue Flames, que se apresentava nas proximidades da Greenwich Village, em Nova York.

A Chegada da Fama

Em meados de 1966, Hendrix conheceu Chas Chandler, um ex-membro da Animals, um grupo de rock de sucesso, que acabou se tornando seu empresário. Chandler convenceu Jimmy Hendrix a ir para Londres, onde ele se uniu com músicos Noel Redding e Mitch Mitchell para criar a The Jimi Hendrix Experience. Enquanto estava lá, Jimmy conquistou muitos fãs nas terras inglesas.

Os membros dos Beatles, os Rolling Stones, do The Who e Eric Clapton eram todos grandes admiradores do trabalho de Hendrix. Um crítico da revista de música britânica Melody Maker disse que ele tinha uma grande presença de palco e às vezes parecia que estava tocando sem utilizar as mãos.

Lançado em 1967, o primeiro single da banda, “Hey Joe”, foi um sucesso instantâneo na Grã-Bretanha, e foi logo seguido por outros sucessos como “Purple Haze” e “The Wind Cried Mary”.

Durante a turnê para divulgar o seu primeiro álbum, “Are You Experienced? “(1967), Jimmy Hendrix encantou o público com as suas incríveis habilidades na guitarra e seu som inovador. Ele conquistou fãs da música americana com seu desempenho impressionante no Festival Pop de Monterey em junho de 1967, que terminou com Hendrix com sua guitarra em chamas.

A Grande Estrela do Rock

Jimmy Hendrix rapidamente se tornou uma estrela do rock e fez ainda mais sucesso com o lançamento do segundo álbum, “Axis: Bold as Love” (1968). Seu último álbum como membro da banda Jimi Hendrix Experience, “Electric Ladyland” (1968), foi lançado e contou com o hit “All Along the Watchtower”, que foi escrio por Bob Dylan. A banda continuou a fazer turnês até que se separarou em 1969.

Nesse mesmo ano, Hendrix participou de outro evento musical lendário: o Festival de Woodstock. Sua interpretação de rock de “The Star-Spangled Banner” surpreendeu a multidão e demonstrou todo o seu talento ​​como músico. Ele foi também um compositor de muito talento e um grande experimentador musical. Jimmy tinha o seu próprio estúdio de gravação em que ele podia trabalhar com diferentes artistas e experimentar novas canções e sons.

Hendrix tentou a sua sorte com outro grupo, formando a Band of Gypsys no final de 1969 com seu amigo Billy Cox e com o baterista Buddy Miles. A banda nunca realmente decolou, e Hendrix começou a trabalhar em um novo álbum chamado provisoriamente de New Rising Sun, com Cox e Mitch Mitchell do Jimi Hendrix Experience. Infelizmente Hendrix acabou falecendo antes da conclusão do projeto, que tinha tudo para ser um grande sucesso.

A Morte Trágica de Jimmy Hendrix

Hendrix morreu em 18 de setembro de 1970, de complicações relacionadas com o uso de drogas. Ele tinha apenas 27 anos de idade quando morreu e deixou sua marca no mundo da música rock, continuando popular até hoje, sendo considerado o melhor guitarrista de todos os textos.

Curiosidades Sobre Jimmy Hendrix

  1. Seu pai, Al, era um grande incentivador de seus talentos musicais e comprou a primeira guitarra acústica de Jimmy, que custou apenas 5 dólares, quando ele tinha quinze anos de idade. Um ano depois, seu pai comprou sua primeira guitarra elétrica, uma Supro Ozark 1560S.
  2. Ele chamava a sua música “igreja elétrica”, porque ele acreditava que a música era a sua religião.
  3. O co-fundador da Microsoft e conterrâneo de Jimmy, Paul Allen, é um dos maiores fãs dele na atualidade. Em 1992, ele propôs que fosse construído um museu em homenagem ao guitarrista em Seattle. Al Hendrix, o pai de Jimmy, apoiou a ideia, mas o projeto acabou evoluindo em algo ainda maior e se tornou o Music Project, projetado por Frank Gehry.
  4. Técnicas de guitarra mais ousadas de Hendrix era tocar usando os dentes, com o instrumento nas costas e sem tocar nas cordas. Outra técnica era tocar a guitarra de cabeça por ser canhoto.

James Marshall Hendrix, ou mundialmente conhecido como Jimmy Hendrix, foi um dos melhores guitarristas do mundo em sua era, e até hoje é considerado o mestre das artes da música para guitarra. O que ele conseguia fazer antigamente, muito músicos fazem hoje com a ajuda de pedais e pedaleiras para transformar o som. Mas, como foi um dos desenvolvedores dessas técnicas atualmente digitalizadas, Hendrix fazia tudo manualmente, utilizando dos artifícios de frequências, amplitudes, vibrações, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.