Os Humoristas Mais Importantes do Brasil

É muito difícil encontrar alguém que não goste de soltar alguma gargalhada de vez em quando. E, também, não é para menos: rir faz muito bem para a saúde, além de relaxar e fazer com que nós nos distrairmos perante os problemas no trabalho, na escola, enfim, a correria do dia a dia.

E em nosso país somos brindados com um humor de qualidade. Visto que há vários programas de humor na TV, tanto na aberta quanto na paga, que tem a missão de levar um pouco mais de entretenimento e alegria aos telespectadores.

Mas a história do humor no Brasil é bem extensa. Isso porque o humor se mistura com o protesto contra a ditadura que se instaurou por aqui durante o século XX. E é sobre isso que iremos falar aqui. Neste artigo, você vai saber mais sobre humor no Brasil, mais precisamente, sobre os humoristas que revolucionaram a arte de rir. Vamos lá?

O Humor No Brasil

O humor no Brasil tem raízes não muito antigas. Começam da década de 40 para frente. Isso porque os maiores humoristas que o país já viu começaram a atuar nesse período. A história do humor em solo brasileiro se mistura com a história de tais personagens, cruciais para que o humor se desenvolvesse por aqui. Então, vamos conhecer alguns desses personagens?

http://www.youtube.com/watch?v=wFaluefz-I0

Dercy Gonçalves

Seria muito difícil começar sem falar de Dolores Gonçalves Costa, ou Dercy Gonçalves, como era mais conhecida. Dercy, muito nova, já sofria preconceito, tudo por conta de que seus avós eram negros e,por causa disso, era chamada de “negrinha”.

O passo fundamental na carreira de Dercy foi dado quando ela precisou ajudar nas despesas da família, decidindo trabalhar no cinema, mais precisamente, na venda de bilhetes. Ao ver os filmes que eram exibidos, Dercy logo tomou gosto pelo cinema; tanto é que aprendeu a se maquiar como os personagens.

Para alimentar esse sonho, aos dezessete anos, resolveu fugir de casa com destino a Macaé, no Rio de Janeiro. Como não tinha dinheiro para viajar no trem, ela decidiu, ainda que corresse um risco de vida muito grande, viajar na parte de baixo do mesmo, quase que em contato com o chão.

Dercy Gonçalves

Dercy Gonçalves

Mas, passado o risco, ela viveu por um tempo em Macaé, numa companhia circense, até a mesma decidir se mudar para Minas Gerais, em busca de plateia nova e novas apresentações.

Entre os anos de 1930 e 1940, ingressou no teatro de revista, depois de ter aprofundado os conhecimentos acerca do humor e também do improviso, participando de “Rei Momo na Guerra”, no ano de 1943.

Mas foi somente nos anos 60 que ela ganhou maior destaque, ao iniciar a carreira solo.  Na TV Excelsior, por exemplo, Dercy era a artista mais bem paga. Depois de conhecer Boni, o homem que comandava a TV Globo, Dercy o convenceu de fazer um programa na emissora carioca. E assim, durante os anos de 1966 a 1969, era transmitido o programa “Dercy de Verdade”, e só acabou por causa da censura imposta pela ditadura.

Depois disso, Dercy passou a participar de programas populares nas emissoras, e até mesmo em novelas da rede Globo.

Dercy era muito conhecida por não ter papas na língua, soltando um palavrão sempre que podia.

A humorista e também atriz viveu incríveis 101 anos, vindo a falecer no ano de 2008, vítima da complicação de uma pneumonia.

Chico Anysio

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido por Chico Anysio, foi um mestre do humor no Brasil. No início, desejava ser locutor de rádio, mesma vontade de sua irmã. No teste, se saiu muito bem, ficando na segunda posição. A primeira, no entanto, ficou para um personagem importante da TV brasileira: Senor Abravanel, ou, como todos o conhecem, Sílvio Santos.

Desde o fim dos anos 60, Chico Anysio já fazia parte do casting da rede Globo, na época em que somente as mais famosas celebridades do país eram contratadas da rede. Lá, apresentou vários programas: Chico City, Chico Anysio Show, Chico Total, e a Escolinha do Professor Raimundo, sendo esse programa um dos maiores sucessos de sua carreira. O diferencial de Chico Anysio era que ele tinha na manga vários personagens, para todas as horas, cada um com sua característica marcante. Um exemplo é Salomé, personagem que foi uma das últimas a serem apresentadas por Chico Anysio na TV, no Zorra Total, da Globo. Chico também participou de vários outros projetos na emissora carioca, desde seriados a até mesmo telenovelas.

Morreu no dia 23 de março de 2012, depois de ficar internado vários dias por problemas decorrentes por uma infecção urinária. O último pedido do humorista era que seu corpo fosse cremado e as cinzas resultantes fosse jogadas, em parte, no Projac, onde são gravadas as novelas e os programas da Globo, e a outra parte restante fosse jogada na sua cidade natal, Maranguape, no Ceará.

Renato Aragão

Antônio Renato Aragão também foi muito importante na história do humor no país. Ele começou a atuar em 1966, na TV Excelsior, no seriado “Os Adoráveis Trapalhões”, contando com outros nomes do humor.

Renato Aragão

Renato Aragão

Mas foi em 1974, quando, de volta na TV Tupi onde trabalhara, em 1964, que o sucesso foi instantâneo. Continuando com “Os Trapalhões”, só que com novos humoristas (Além de Renato, claro): Zacarias, Mussum e Dedé Santana. Logo depois, a série migrou para a Rede Globo, canal onde o humorista permanece até hoje. O seu pseudônimo é Didi Mocó, o que faz muitas pessoas o chamarem assim, ao invés de seu nome. Como Didi, Renato atuou na série (Os Trapalhões) e em outros programas após a série, como “A Turma do Didi” e “As Aventuras do Didi”, bem como em seriados e filmes.

Renato é conhecido também por ser uma peça chave do Criança Esperança, programa exibido na rede Globo, em parceria com a UNESCO, com o objetivo de angariar fundos para programas sociais para crianças carentes em todo o Brasil. Desde a primeira edição, em 1986, Aragão comparece e apresenta seu show no programa.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comediantes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.