Raios Invertidos, Miragens e Outras Peças que o ar nos Prega

Conheça alguns fenômenos ocorridos com este importante elemento da natureza
Algumas pessoas no mundo podem presenciar a ocorrência da Aurora Boreal, um fenômeno que acontece quando prótons e elétrons de estruturas externas à atmosfera, como um vento solar, entram em contato com os prótons e elétrons já presentes na parte de cima da atmosfera.

Aurora

Essa interação ocorre em locais próximos aos pólos magnéticos existentes em nosso planeta, e forma desenhos coloridos e brilhantes no céu.
Este é o fenômeno mais conhecido pelas pessoas, mas outros acontecimentos interessantes ocorrem devido a interação de partículas suspensas no ar ou a desvios da luz que formam imagens, além de correntes elétricas que interagem com gases presentes no ar.

Manchas Brilhantes

Um exemplo de como correntes elétricas podem provocar fenômenos é a ocorrência de luzes e manchas brilhantes no céu momentos antes de um terremoto atingir um país. Países como o México, o oeste dos Estados Unidos e o Japão podem observar essas luzes, que acontecem devido ao movimento das placas tectônicas: o choque entre elas gera descargas elétricas que são descarregadas na atmosfera. Os gases do ar interagem com essas descargas, formando as manchas brilhantes.

Miragens

Outra maravilha da natureza são as miragens: ilusões de ótica que são provocadas por anomalias na refração da luz. O efeito fica ainda mais interessante quando ocorre em proporções gigantescas, como no estreito de Melina (embora este estreito seja uma superfície plana, quem olha vê um paredão no horizonte), localizado na Itália. Este local é palco de uma miragem gigante, conhecida como “Fada Morgana”. Esta miragem é efeito do encontro de uma camada de ar quente com uma camada de ar frio, com níveis diferentes de refração.

Miragem

O resultado é que a luz sofre desvios em sua trajetória, produzindo miragens enormes.
Este tipo de miragem foi batizado de fada Morgana em alusão à feiticeira Morgana, presente em lendas medievais e que possuía o poder da metamorfose.

Sprites

A interação entre camadas diferentes da atmosfera também proporciona visões espetaculares, como os sprites. Eles são um tipo de evento luminoso transitório, uma espécie de raio ao contrário, que ocorrem na atmosfera, mas não pode ser observadas por quem está na superfície terrestre.

Raios

O sprite acontece quando um raio partindo de uma nuvem na atmosfera acaba atingindo a mesosfera (a camada acima da atmosfera). O raio aquece os gases presentes nesta camada superior, gerando um cilindro colorido que pode chegar a ter 50 quilômetros de largura e até 60 de altura. O fenômeno só dura algumas frações de segundo, e acontece no mundo inteiro.

Fogo de Santelmo

O fogo de Santelmo é outro fato interessante que acontece devido à eletricidade estática: superfícies pontudas como mastros de barco e aviões descarregam sua energia no ar, formando pequenos raios que deixam o objeto azulado.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Incríveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.