As Batalhas Vikings

Descubra quais eram as táticas de guerra deste povo

Os vikings são um povo de origem escandinava, cujo nome significava algo como o nosso “pirata”. Embora muitas pessoas que integrassem o “exército” viking só fizessem isso esporadicamente para ganhar dinheiro extra, os vikings conseguiram conquistar vários territórios, chegando até o leste europeu na Rússia, e a países como Irlanda, Escócia, Inglaterra, França e Groenlândia.

Guerreiros

Guerreiros por natureza, os vikings ficaram conhecidos pela violência e pela preferência por atacar mosteiros e locais religiosos. Isso se deve ao fato de que nesses lugares eles geralmente encontravam objetos preciosos e dinheiro, alem de relíquias como tapeçarias. Nos mosteiros isso tudo era encontrado em abundância, embora estivessem desprotegidos, o que facilitava o saque.

A Primeira Batalha

A primeira invasão perpetrada pelos vikings e registrada ocorreu em 8 de junho do ano de 783. O alvo era a ilha de Lindisfarne, situada na Inglaterra, no lado oeste da ilha. Neste dia ao vikings saquearam os mosteiros atacando os monges que estavam no local.
Os vikings consideravam as armas de guerra sagradas. Tanto que elas eram passadas de pai para filho, e consistiam em machados longos chamados de “acha de guerra”, em lanças que podiam variar entre 2 a 3 metros de comprimento, e escudos de pouco menos de um metro de diâmetro.

Armas

Eles não costumavam usar capacetes para proteger a face inteira, e por isso seus capacetes protegiam apenas o nariz normalmente.
Fúria Incontrolável
Alguns guerreiros não possuíam auto controle: eram os berserkers, devotos do deus da fúria, Odin. Eles saiam durante as batalhas atacando todos, e por vezes chegavam a matar até aliados.
Estes guerreiros achavam que tinham o “corpo fechado”, e por isso guerreavam sem nenhum tipo de proteção.

Velocidade e Dinheiro

Como o maior objetivo dos vikings era geralmente o saque, eles costumavam realizar ataques relâmpago, contando sempre com o elemento surpresa. Este tipo de tática era conhecido como stranhugg.
Essas batalhas relâmpago eram eficientes pois assim os vikings conseguiam saquear o vilarejo, capturar escravos e tudo antes que os habitantes da cidade conseguissem organizar alguma defesa.

Ataque

Os comandantes geralmente eram guerreiros profissionais, que usavam proteções individuais elaboradas como camisas de argolas de metal denominadas cotas de malha. Eles também usavam as melhores armas disponíveis.

Quando precisavam realizar ataques por água, os vikings usavam uma temida embarcação, o drakkar. Ele era, construído a partir de toras de madeira, especialmente carvalho. O formato do navio permitia que ele navegasse em locais que tivessem no mínimo um metro de profundidade.

O drakkar tinha 28 metros e permitia a embarcação de 32 tripulantes. A velocidade atingida pelo barco era de 22 km/h, e ainda era possível dar “marcha a ré” com o barco caso fosse necessário fugir, agilizando a retirada dos vikings.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.