Saiba tudo o que não estava explícito nas historias em quadrinhos
As histórias em quadrinho e os desenhos animados animaram a infância de muita gente. E continuam animando a adolescência e até a fase adulta.
Não é por acaso que o segmento de desenhos infantis e também adultos tem crescido tanto: os marmanjos continuam gostando de desenhos, até os mais infantis como pica-pau, Pernalonga e Flinstones continuam fazendo sucesso entre todas as idades.
Primeiro, vamos saber como surgiu o desenho animado:
Foi em 1832, quando o belga Joseph Plateau inventou a animação de filmes – que consistia em um disco com figuras dispostas ao redor do centro, que parecem se movimentar quando são giradas.
Utilizando figuras que representavam o mesmo objeto mas em posições diferentes, era possível criar a ilusão de que o objeto estava e mexendo, ao colocar o disco em movimento.
Esta técnica (embora aprimorada) é utilizada até hoje, fazendo a alegria de pessoas de todas as idades.
Veja alguns “enigmas” dos desenhos animados que fazem sucesso há tempos.
-Laboratórios ACME
Todo mundo que já assistiu algum desenho do Pernalonga (ou até qualquer outro da turma) já deve ter reparado que sempre que algum produto tecnológico é utilizado, a sigla ACME aparece na embalagem.
Mas o que significa essa sigla?
A palavra tem origem no vocábulo grego “akme”, cujo significado é cume, ponto mais alto. Em português a expressão significa “pimpão” ou “brejeiro”. Por causa desse toque de humor, a palavra foi utilizada nos desenhos.
– O mistério dos três patinhos
Quem nunca se questionou sobre a origem dos simpáticos patinhos Hughinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos do famoso Pato Donald? Eles aparecem na história, mas pouco se sabe sobre sua origem.
Na verdade os três são filhos de Dumbella, uma irmã gêmea do Pato Donald. Mas não é de se estranhar que as pessoas não saibam da história: a patinha foi citada uma única vez, em uma história dos anos 40. Os sobrinhos ficam com o Donald após a irmã tê-los deixado com ele – junto a um bilhete onde só sua assinatura pode ser vista.
A Disney já publicou a árvore genealógica da população de Patópolis e Dumbella é citada, mas não há referencias de quem seria o pai dos três patinhos.
– Natal no tempo da pedra
Uma dúvida que sempre aparece nos e-mails é porque os Flinstones comemoravam o Natal, se viviam numa época bem antes de Cristo?
Na verdade isso não tem explicação – é um elemento do desenho. Assim como todas as outras coisas estranhas que aparecem no desenho. Afinal, eles andam de carro, possuem empregos onde batem cartão, e andam até de avião. É claro que nada disso existia na época.
Mas essa é a graça do desenho: é aonde todos os sonhos podem virar realidade, todos os absurdos podem ser contados, com o objetivo de divertir.
Andressa Silva.