Um esporte de contato forte devido ao amplo leque de possibilidades e de jogadas e confrontos permitidos, assim é o rugby, esporte de origem inglesa que teve surgimento segundo a curiosa lenda de que William Webb Ellis, estudante local injuriado com a monotonia da partida de futebol que estavam assistindo, saiu correndo num estalo, pegou a bola com as mãos e saiu em disparada ao gol adversário, provocando a ira dos outros jogadores, que tentaram de todas as maneiras impedi-lo.
Estava criado o rugby, um dos esportes mais populares da Inglaterra e com muitos adeptos em todo o mundo.
Noções básicas
O objetivo do rugby consiste em que o jogador mantenha o domínio da bola, chegando ao gol adversário e apoiar a bola no chão, para que seja marcado o gol. Segundo levantamentos, o rugby é um dos esportes que mais tem público no mundo, e a Copa do Mundo de Rugby é o terceiro maior evento em audiência do mundo, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e para a Copa do Mundo de Futebol.
O interessante do esporte é que todos os olhares estão voltados para a bola, que com seu formato ovalado, deixa a previsibilidade do passe ainda mais improvável, o que deixa o curso do jogo emocionante. Com a posse da bola, o jogador pode correr com ela dominada, passar aos seus companheiros ou ainda chutar a bola, cabendo aqui observar que o passe pode ser feito para qualquer direção que não seja à frente.
Jogo de companheiros
Quem vê pela primeira vez as características normais do jogo de rugby, pode pensar que se trata de um violento jogo onde os participantes não passam de trogloditas que querem mais é machucar um ao outro, o que revela-se um grande engano que a a maioria que não é ligada ao esporte costuma cometer.
Quem começa a observar o jogo mais atentamente percebe que o jogo agrega valores bem distantes da violência, como o companheirismo, a lealdade e o espírito de equipe são valores fundamentais para que o esporte se desenvolva em bom nível.
Peculiaridades
Como no futebol, após uma partida de rugby, há a diversão entre os jogadores das duas equipes, onde podemos dizer que temos o chamado “terceiro tempo”, onde os jogadores se confraternizam, comentando os lances da partida com acompanhamentos, bancados pelo time anfitrião.
Estamos adiantando aqui com este artigo uma pequena familiarização com o esporte, que foi incluído como esporte olímpico justamente na Olímpiada de 2016, onde sediaremos e o conhecimento básico é necessário para que possamos acompanhar o esporte com compreendimento e atenção.