Valorização da Estética Negra

Terminou ontem o Seminário da Estética e Negritude no Brasil Contemporâneo onde foram vistos temas que buscam formas de fazer com que aconteçam mudanças na sociedade que sejam capazes de ver os negros como modelos de beleza. Não é apenas a luta por um número maior de negros em revistas, em Programas de TV ou em desfiles de moda. É preciso que haja uma revisão nos padrões estéticos, pois somente assim será possível uma maior valorização da estética negra.

Beleza

Maioria de brasileiros é negro

No Brasil os chefes da mídia não abandonam aquele velho conceito de estética baseados em modelos europeus, embora a maioria do povo brasileiro seja de negros, a cultura de nosso país não estimula este padrão de estética. Muitas vezes até mesmo os próprios negros, sem se dar conta valorizam a estética do outro em detrimento de sua raça. Devido a um processo de dominação que é histórico e entre valores que se colocam para serem avaliados normalmente não estão incluídos valores estéticos dos negros. Quando eles próprios não conseguem valorizar devidamente seu padrão de beleza e estética, não podem esperar que Milagres aconteçam é preciso que se Encontre o Erro para que se possam achar os meios de reverter muitos dos conceitos sobre estética que existem hoje no país.

Cultura Afro

Cultura Afro

Origens dessa desvalorização

A estética da negritude teve na Europa as origens de sua desvalorização, durante o processo de colonização quando classificaram outras culturas como inferiores a sua. Por um longo tempo os padrões estéticos africanos foram tidos como menores. Para que reverta essa situação será preciso um Trabalho Duro de conscientizarão e uma maior divulgação em relação ao processo de civilização no país. È importante que a cultura negra tenha foco na religião uma vez que o modelo de Cultura Religiosa que temos não está separado do contesto geral.  

Valorização da Estética Negra

A mudança não é quantitativa

A mídia pode fazer sua parte nas mudanças para favorecer a estética negra, mas estas não podem ser somente aumentando a quantidade de negros em novelas, desfiles de moda ou filmes. Serão precisas muitas ações afirmativas, uma representação nova sobre as diferentes formas do que é belo. É preciso sim dar destaque a Beleza da Mulher Brasileira apresentando diferentes modelos estéticos e não apenas colocando um número maior de negros em evidencia. Nas Escolas ainda se fazem necessárias Aulas Sobre Racismo, pois este ainda é grande em nosso país o que fortalece a não valorização não somente da estética negra, mas da cultura como um todo. Se no Brasil a maioria da população é formada por negros não deveria haver razões para que esse tipo de discriminação acontecesse. Mudar essa mentalidade não será fácil, mas com certeza com um trabalho sério isso é possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mulheres

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.