Tipos de Pontos de Tricô: Ponto Purl e Tricô são os Dois Principais Tipos

Estamos em pleno inverno, e não existe nada melhor para enfrentar o frio do que uma blusa de tricô aconchegante e quentinha, ou então, de um prático cachecol para enfrentar as quedas bruscas de temperatura.

Além de estarem sempre na moda, peças de tricô são fáceis de fazer e podem render uma graninha extra. Também é possível criar uma peça exclusiva, que poderá dar uma incrementada no visual de inverno, que costuma ser composto por roupas de cores mais escuras.

Ponto de Trico

Ponto de Trico

Técnica que entrelaça fios de lã ou de outras fibras têxteis, de uma maneira organizada, o tricô cria um tecido, que devido à sua elasticidade e textura, pode ser chamado de tricô ou malha de tricô.

Apesar de estar sempre presente nas modernas coleções de moda, a técnica é mais antiga do que se imagina. Especula-se que se originou no Egito antigo, em que eram feitos entrelaçamentos com a ajuda de madeira ou ossos. Seu desenvolvimento foi feito pelos belgas, que levaram para os ingleses que apresentaram às mulheres, para que produzissem cachecóis e meias para proteger a família do inverno rigoroso.

Modelo com Trico

O trabalho era feito com fios de pura lã produzidos por elas mesmas. Por isso que até hoje a técnica está relacionada ao inverno. Com o tempo, a tecnologia aprimorou o tricô, desenvolvendo fios mais leves que podem ser usados no verão.

O tricô pode ser elaborado de forma manual, com duas agulhas, ou até mesmo com apenas uma, que além de entrelaçar o fio (criando pontos individuais), com o objetivo de acomodar uma malha de tricô já confeccionada.

A técnica também pode ser elaborada com máquinas próprias para sua confecção, chamadas de máquinas de tricô. O resultado final costuma ser muito parecido com a malha tecida de forma manual.

Tricotando

Tricotando

Quanto aos pontos de tricô, existem centenas de tipos, mas a maioria deles é derivado de dois blocos básicos: o ponto purl e ponto tricô. A maioria das texturas depende deles para fazer texturas e padrões, além de colocar pontos em uma agulha.

Muitos pontos de tricô avançados podem ser feitos tanto em agulhas retas, como circulares, entretanto os pontos requerem um agrupamento mais específico para repetir o padrão completamente.

Para fazer a tomada de pontos purl e malha, existem muitas técnicas, que possuem a mesma terminação, e em especial, se diferenciam sobre qual mão que deve segurar a agulha. Grande parte das pessoas que pretende fazer tricô possui dificuldades em seguir instruções por escrito, que detalham como devem elaborar esses pontos de tricô.

Por isso, um vídeo ou ilustrações passo a passo ajuda a tricotar de um jeito mais eficiente. Mesmo que existam diferentes técnicas para elaborar esses pontos básicos, seu modelo exato que serve para montar os pontos mais elaborados não pode sofrer alterações.

Para fazer um ponto de malha, passa-se o fio através do ponto, conectando-se à vertical, vindo de baixo para cima. Enquanto o ponto purl se faz de uma forma contrária: conectando-se a partir de cima. Dessa forma, são totalmente opostos, o que observamos como um ponto de malha de uma das faces da tela irá aparecer no formato do ponto purl no outro lado.

Existem muitos livros que informam como fazer as centenas de tipos de tricô. Na própria Internet também é possível encontrar vídeos explicativos, bem como baixar apostilas. Com tanta facilidade, só não tricota quem não quer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.