Qual é o Melhor Pincel para Pintura de Verniz?

Qual o Melhor Pincel para Fazer Pintura em Verniz?

A pintura é uma arte que engloba muitas áreas diferentes e é exatamente por esse motivo que aqui vamos falar um pouco mais dessas suas abordagens ainda que seja de forma mais resumida. Primeiramente é preciso dizer que a pintura se enquadra tanto dentro do ramo das obras artísticas, quanto no ramo do artesanato, ainda dentro desse último podemos aqui dizer que existem as pinturas em tecido que são muitíssimo populares, temos também as pinturas em madeira e por fim a pintura de ambientes, que muitas vezes não é vista como um trabalho artesanal, mas na realidade é uma das mais fortes vertentes da pintura, por isso mesmo é que requer tanta atenção e inclusive é um trabalho bem longo de ser feito, até porque a pintura de ambientes engloba grandes áreas e espaços, é claro que existem diversas técnicas diferentes, existem diversas opções de estilo que os pintores podem decidir juntamente com os seus contratantes, porém na hora e no momento do “mãos à obra”, o que definirá se o trabalha será de qualidade ou não, são os fatores empenho, talento, experiência e dedicação.

Pincéis de Pintura

Pincéis de Pintura

Uma coisa que é muito clara é que os pintores profissionais já entendem muito bem dos materiais que eles irão precisar para cada situação diferente, não é mesmo? Mas convenhamos que nem todo mundo já está no patamar de pintor profissional, muitas pessoas ainda estão começando nesse novo mundo e nessa profissão, tem também aqueles que apenas estão se aventurando para fazer um trabalho para si mesmo ou para alguém próximo, nesse caso é totalmente normal que surjam muitas dúvidas, principalmente em relação aos materiais que devem ser utilizados, afinal o que faz as pessoas aprenderem é de fato fazer. As dúvidas podem ser em relação a qual tinta comprar para cada tipo de ambiente e de superfície, pode ser em relação também aos materiais adicionais, os materiais de limpeza e precauções e ainda podem ser em relação aos pincéis. Sobre os pincéis, não é todo mundo que sabe ou sequer imagina, mas existem diversas opções diferentes que podem ser usadas, não são uma ou duas opções não, mas muitas e justamente por isso é que muitos pintores de primeira viagem se sentem muito confusos e sem saber qual é a decisão mais acertada de se fazer no momento da compra de um novo pincel.

Foi exatamente pensando nesse tipo de situação é que aqui vamos falar um pouco mais sobre as opções existentes de pinceis para compra, claramente não vamos conseguir falar sobre todos, mas vamos dar uma atenção maior para aqueles modelos que são considerados os mais usados e os mais comuns (procurados) no mercado da pintura. Dentre esses vamos falar especialmente nos pinceis que são mais específicos para as tintas de verniz, que são altamente usadas e que por isso também geram um grande número de dúvidas. Se você ainda não imagina o que poderia ser diferente de um pincel para outro, já que talvez você só tenha visto um mesmo padrão de modelo, saiba que eles podem variar em formato, em tamanho, em grossura das cerdas e até mesmo no tipo de material o qual são feitos, isso mesmo material. Sabia que as cerdas de um pincel podem ser de origem animal ou sintética, sim animal, uma vez que muitos pinceis são confeccionados com pelos de certas espécies, o que uma boa quantidade de pessoas até considera um tipo de crueldade, porém existem diversas maneiras de extração e não é preciso tirar a vida de nenhum ser vivo, os modelos sintéticos são mais recentes e muitos pintores costumam dizer que eles não possuem a mesma eficiência, a verdade é que tudo irá depender muito da aplicação que você pretende dar para esse pincel, é uma questão de analisar e ver o que é melhor em cada caso.

Tipos de Pinceis

Já podemos começar a escrever dando o destaque merecido para o pincel do tipo trincha, que é o pincel justamente específico para ser usado em obras, os outros pinceis são mais indicados para outros tipos de pinturas em geral, mas não pense que uma vez que definimos isso acabaram-se as possibilidades, pelo contrário podemos dizer que elas se abriram mais ainda. O ponto número é em relação ao tipo de cerdas que o pincel possui, sendo que as cerdas que são de origem animal tem o uso geral recomendado principalmente para as tintas do tipo acrílicas, independente de serem aquosas ou de base solúvel. Enquanto que as cerdas de fabricação sintética são as mais indicadas para pinturas com tintas de tipo verniz, para as tintas látex, para alguns tipos de tintas acrílicas e para as tintas do tipo esmalte. Ainda dentro do segmento dos pinceis trinchas temos as diferentes colorações de cerdas, são elas a cerda branca, a cerda grise e a cerda preta. As cerdas brancas podem e são muito indicadas para o uso na pintura com verniz ou então com resina sintética, elas não tem nenhum tipo de restrição em relação ao tipo de superfície em que são usadas, entregando uma boa aplicação do produto independente disso, mas uma especificação é que muitos pintores usam esse pincel com essa cerda para a pintura de detalhes e em especial nos cantos, nos recortes, nos retoques e em vincos.

Pinceis de Verniz

Pinceis de Verniz

Continuando a falar sobre os tipos de cerdas dos pinceis, se tem também os pincéis de cerda preta, os quais também podem ser utilizados para a aplicação de tinta verniz, mas não para por aí se tem também são ótimas indicações para os esmaltes sintéticos, para o zarcão e para a tinta a óleo. Esse pincel se destaca tal como o anterior, para a pintura em detalhes, no caso da realização de acabamentos finais ou de qualquer tipo e ainda para aplicação em coberturas, sendo que as suas principais superfícies em relação a material é a madeira, os metais, porém a alvenaria também não fia atrás em relação ao quesito eficiência de aplicação. As cerdas do tipo gris, as quais são justamente um intermediário dos outros dois na coloração, apresentando um tom cinza, conhecido no meio da pintura como as cerdas grisalhas, são as indicadas para uso com tintas que tenham uma base de solvente, para uso com tintas látex, para uso com tintas acrílicas especificamente aquelas que tenham uma base de água e para tintas PVA, por fim, assim como os outros pinceis citados é ótima essa cerda para uso em detalhes, superfícies, acabamentos. Um tipo de pincel que ainda não foi mencionado, mas que é imprescindível no mundo das pinturas é o pincel do tipo rolo, principalmente quando estamos falando sobre a pintura de ambientes.

Pincel de Rolo

Pincel de Rolo

O pincel rolo pode ser dividido em dois grupos, são eles os pinces de rolo de pelo alto e os pinceis de rolo de pelo baixo. Os de pelo alto são mais indicados muito mais para as tintas que tenham a base de água, pois eles retêm muito mais tinta devido as suas características e as superfícies mais indicadas são aquelas que são mais ásperas e mais rugosas. O pincel de rolo de pelo baixo são mais indicados nas tintas que tenham como base os solventes. Especificamente para a aplicação em tintas verniz os pinceis de rolo mais indicados são aqueles que têm como material a espuma de poliéster, esses são definitivamente os ideais para essa aplicação, também para o uso com tinta óleo e para os uso dos famosos vernizes. Lembre-se que a limpeza e higienização dos pinceis é imprescindível de ser realizada, ela deve ser feita no mesmo momento em que se para de usar, caso contrário você pode perder o pincel. Se for secá-los o mais indicado é que se use um pano macio, além disso, uma outra informação muito importante para quem está iniciando agora é que cada pincel deve ser aplicado em uma única superfície.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.