Porcelana
A porcelana é considerada um dos materiais mais valiosos da vida e do convívio social das pessoas, apesar de não ter o mesmo valor de certas pedras preciosas, não se pode n negar que a porcelana também é um item caro de muito valor no mundo em que vivemos, mas isso não é de hoje não, pois a milhares de anos já se usavam as porcelanas no lado mais oriental do mundo, tanto que as peças feitas com esse material na língua inglesa é chamada de china. O que podemos dizer com toda a certeza, é que a produção dessa peça na maior parte das vezes se trata de um trabalho feito com muita dedicação e com muita atenção, o que pode dividir algumas opiniões é se por acaso ela entra na categoria de arte ou se ela entraria na categoria de artesanato, visto que os dois termos, ao contrário do que muita gente pensa, não são sinônimos para uma mesma coisa. Enquanto a arte se trata mais de um trabalho intuitivo e com um significado maior, que tem por exemplo uma grande porcentagem de sentimentos, pensamentos e até filosofias de vida colocados em forma de um trabalho artístico, por outro ponto de vista o artesanato se trata muito mais de técnicas que são feitas com objetivo de venda, técnicas que necessitam de muito talento e dedicação sim, mas que não representam os sentimentos e o pensamento total de um artista.
Diante do que foi trazido acima como informação, temos que o trabalho com a porcelana poderia ser considerado um pouco das duas coisas, arte e artesanato, dependendo do contexto em que ela for produzida e colocada. Tem pessoas que começam a pôr em prática o seu trabalho com porcelana desde o passo 1, que é o ponto de confecção das peças, porém muitas outras pessoas escolhem já percorrer um caminho menor e então começar o seu trabalho encima de uma peça de porcelana já pronta, é o que a maioria dos artesãos escolhe fazer, uma vez que a produção da porcelana não é algo tão simples assim e que em quase todos os casos requer a utilização de um maquinário mais especifico para a função. Principalmente considerando as pessoas que trabalham com a venda de artesanato, é muito mais fácil comprar uma peça ainda que crua (sem detalhes, pinturas e personalizações) e você incrementar a peça da maneira que desejar ou da maneira que os seus clientes pedirem, do que você precisar ter todo o enorme trabalho de começar algo do zero, desde o primeiro ponto de confecção e manufatura. Afinal o seu objetivo é a venda final e o produto pode ter muita qualidade e não necessariamente precisa ser 100% produzido por você mesma, você pode apenas finalizar essa peça, assim aumentando bastante o seu preço de venda no mercado.
Esse retoque final, essa personalização, como já foi citado pode ser feito de acordo com o seu gosto ou como já dissemos, pode ser feito também de acordo com o gosto e a escolha própria dos seus clientes, as vezes você já tem uma encomenda pré realizada e só precisa então produzir e deixar as porcelanas prontas. Nesse caso a maior parte dos artesãos opta por fazer o seu trabalho em forma de pintura, no entanto, como se trata e uma peça que pode ser frágil e que requer uma atenção mais especifica, os materiais a serem usados também devem ser escolhidos muito cuidadosamente, principalmente os materiais que estão ligados realmente ao ato de pintar. Se você ainda tem muitas dúvidas em relação a esse tema, se você ainda está iniciando no mundo do artesanato, o que podemos dizer é que a pratica é a melhor opção, quando mais você praticar principalmente as suas habilidades e os seus traços, mais e mais profissional você irá se tornar, não necessariamente é preciso praticar em porcelanas, o que pode sair mais caro e não é viável ter esse gasto para pinturas testes, você pode ir treinando com outros materiais, mas principalmente desenvolvendo o talento de ter um traço firme e preciso. A seguir vamos falar mais sobre os materiais que são mais necessários e mais indicados para a pintura em porcelana.
Materiais de Pintura em Porcelana – O que Você Precisa Saber?
Você pode comprar no início alguns azulejos mais baratinhos, que por sua vez serão muito uteis para você treinar tudo que precisa, se o seu orçamento ainda não permite nem os azulejos, tudo bem, afinal as vezes as coisas podem estar muito apertadas, treine com o que você tem, como já dissemos acima, o mais importante mesmo é treinar o traço e a técnica a ser aplicada. Algumas pessoas podem treinar em pratos de porcelana, ou até mesmo fazer artes em porcelana, mas a verdade é que os pratos são mais caros, a não ser que você compre algum material que após o seu treino você pode limpar o objeto e remover toda a tinta colocada ali, dessa forma depois seria possível começar do zero de novo no mesmo prato, não sendo preciso comprar mais de uma unidade, esse material normalmente é o aguarrás, porém tome precauções e cuidados no seu manuseio porque esse produto tem toxidade, podendo fazer mal aos olhos, a pele, ao pulmão, entre outras coisas do corpo humano. O lápis especial para a pintura em porcelana também é necessário, assim como o óleo de copaíba para a diluição da tinta, espátulas para misturar a tinta antes.
Em relação a qual tipo de tintas que se deve usar, saiba que elas são de certos tipos específicos que podem ter algumas variações entre si, porém uma das mais indicadas e preferidas dos profissionais de artesanato é a tinta Decorfix brilhante de número 150, a tinta Vitro 150 da marca Acrilex também bastante usada, tem também a Tinta para porcelana Pebeo, entre outras, mas essas são definitivamente as opções mais escolhidas e usadas. Vale fazer um lembrete aqui que certos artesãos ainda optam por pintar as suas peças de porcelana com marcadores de texto, aquelas canetas mesmo, mas as versões especiais para artesanato e típicas para essa aplicação, é claro que o resultado não é o mesmo do que a pintura com tinta mesmo, no entanto, essa é uma opção que você pode escolher. Para mais informações e mais descrições sobre esse tipo de pintura, você pode optar por ver vídeos, que possivelmente podem lhe auxiliar de maneira muito grande no seu processo de aprendizado e aperfeiçoamento.
Esses vídeos existes de diversos modelos, de diversas formas pela internet, uma indicação é abrir a página Youtube.com e procurar especificamente por esse tema, na barra de pesquisa escreva “Pintura em porcelana” e coloque para procurar, instantaneamente lhe aparecerão milhões de opções de vídeos que você pode assistir ai da sua casa mesmo, você deve procurar aquele que mais se encaixa com a sua realidade e com o que você está querendo fazer, assim que você assistir muito provavelmente uma boa parte das suas dúvidas já serão sanadas, é bem interessante esse processo de aprendizado e em todo caso, você sempre tem o Google.com para fazer a pesquisa que bem entender sobre o tema, digite a sua pergunta mesmo, a sua dúvida, além disso, muitas páginas assim como muitos vídeos também lhe indicam os materiais específicos que você irá precisar em cada caso e considerando cada técnica. Por fim, boa sorte e mãos à obra.