Em São Paulo Artesanato Recebe Ajuda

Com a criação a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), todo o trabalho artesanal em São Paulo conta com ajuda. Esta superintendência foi criada com o objetivo de definir em definitivo no estado, a conceituação de artesanato e também de ajudar para que os artesãos se registrem como um profissional da área.

Produto considerado artesanal

De acordo com a legislação em São Paulo para que um trabalho chegue a ser considerado como artesanal, ele precisa ter um mínimo de 80% de sua confecção de forma manual, entretanto pela Legislação Federal esse porcentual é bem menor ficando em 60% apenas. Como se trata de uma atividade que desenvolve muito as habilidades e a criatividade de cada um, estes trabalhos de preferência devem ser elaborados usando como matéria prima, materiais recicláveis, naturais e ainda utilizando sobras das indústrias. Deve predominar nas confecções o processo manual e em geral são realizadas nas próprias casas, em cooperativas, em pequenas oficinas ou ainda em escolas e associações. As conformidades dos produtos são determinadas por portaria do INMETRO de nº 321 de 29/10/2009.

Trabalho Manual

Trabalho Manual

Ajuda para comercialização

Na maioria dos estados os artesãos têm de se virar sozinhos, mas em São Paulo artesanato recebe ajuda da SUCATO que se encarrega de promover os meios adequados para que a comercialização das peças possa se efetivar, sendo esta ajuda dada aos artesãos que são cadastrados na autarquia. Além disso, em sua sede é mantida uma loja onde é mantido um rodízio de produtos comprados ou sob consignação. A verdade é que hoje é referencia nacional com promoção de eventos, cursos de qualificação, feiras, promovendo o “Saber Fazer Artesanal”.

Venda de Artesanatos

Venda de Artesanatos

Como proceder para expor os produtos

É preciso agendar para conseguir expor os trabalhos na SUTACO, quem mora na cidade pode fazer isso por telefone e quem mora no interior do estado deve entrar em contato com os agentes de cooperação que em geral podem ser encontrados nas Secretarias de Cultura Municipais. Essa divulgação dada vem abrindo espaço importante na economia com inúmeras peças já exportadas.

Histórico do artesão

Os produtos expostos na SUTACO têm uma organização e controle que tem ajudado muito na formação do histórico de cada artesão, pois cada produto tem identificação com: código do produto, nome do artesão, cidade de origem, nome e valor da peça. A entidade ainda tem um sistema de municípios cooperados e conta também com o espaço artesão.

Sutaco

Sutaco

É preciso criar políticas adequadas

Em desenvolvimento econômico pleno, o Brasil precisa criar políticas adequadas que valorize essa classe trabalhadora cujos membros vivem espalhados por todos os estados brasileiros e que somente estando organizados e com políticas certas de economia solidária é que poderão ter melhores oportunidades de criação de renda e de riquezas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.