Artesanato Típico da França, Qual é?

O artesanato da França se mostra sensivelmente diferente do conceito geral de artesanato, no país que valoriza o sabor de bons queijos e vinhos é possível encontrar verdadeiros especialistas na arte de transformar trabalhos manuais em artigos de luxo.

Há mais de 200 profissões praticadas por artesãos na França incluindo aquelas ligadas ao universo gastronômico como os chocolatiers e fromagers até os que enveredam por caminhos mais específicos como os produtores de sapatos e espartilhos ou até os taxidermistas. Que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses profissionais?

Reconhecimento do Artesanato

Na França o artesanato é reconhecido como um trabalho de grande relevância para a economia e a cultura local. Os artesãos atuantes passam por uma rigorosa seleção para que possam receber o título vitalício chamado Un des Meilleurs Ouvriers de France, a concessão é feita pelo Ministério do Trabalho. É difícil obter esse título, para se ter uma ideia apenas 2% dos candidatos são aprovados a cada três ou quatro anos.

O grupo de artesãos profissionais da França foi criado no ano de 1924 com o objetivo de assegurar a manutenção do conhecimento manual tradicional, no começo do século passado, com a difusão tecnológica esse tipo de trabalho artesanal começou a se perder. Os candidatos aprovados para integrar esse grupo precisam se comprometer a passar o seu conhecimento para indivíduos da geração seguinte tornando-se assim embaixadores do seu tipo de artesanato. O grupo possui aproximadamente 4 mil integrantes sendo que 200 deles se concentram em Paris.

Quem São os Artesãos Franceses?

No grupo Un des Meilleurs Ouvriers de France há diversos tipos de artesãos incluindo alguns com fama e renome internacional como o chocolatier Jacques Torres, que reside em Nova York, e o chef de cozinha Joel Robuchon. Contudo, a grande maioria dos artesãos que possui esse título atua como comerciante e não é necessariamente reconhecido fora da sua região. Esse ponto é interessante para os consumidores, pois faz com que produtos requintados estejam ao alcance dos seus bolsos com preços mais em conta.

Un des Meilleurs Ouvriers de France

Un des Meilleurs Ouvriers de France

Conhecendo Alguns Artesãos da França

Agora que já ficou claro que o artesanato na França é levado muito a sério e se caracteriza como a preservação das tradições manuais do país vale a pena saber mais sobre os artesãos que ajudam a fomentar essa fama, mas que não são exatamente famosos.

Mickael Morieux (Boulangerie Morieux)

O padeiro Mickael Morieux foi agraciado com o título Meilleur Ouvrier de France no ano de 2011. Buscando o título ele produziu mais de 200 assados num período de 13 horas, os baguetes, croissants, pães integrais entre outros atendiam rigorosos padrões de tamanho e peso. O projeto de maior destaque foi a homenagem a Blaise Pascal em que ele retratou elementos da vida do filósofo e matemático francês.

Na padaria de Morieux, Boulangerie Morieux, há um trabalho bastante criterioso na escolha dos ingredientes para a produção dos pães incluindo visitas aos moinhos artesanais para a criação de suas próprias farinhas. Trata-se de um trabalho focado na excelência dos detalhes, não se tem um valor agregado em ingredientes, mas sim na forma como os itens são produzidos.

Franck Kestener

Kestener é um chocolatier que possui uma boutique em que é possível encontrar chocolate sob diversas formas e métodos de trabalho. Porém, não é só no visual que as criações dele se destacam, os sabores também são criados para proporcionar uma festa no paladar dos clientes. Nessa boutique é possível encontrar chocolates combinados com pera caramelizada com açafrão ou até barras recheadas com maracujá.

A obtenção do título de Meilleur se deu em 2004, ele garante que mesmo não oferecendo em sua loja tudo o que preparou para a competição ainda consegue surpreender os visitantes. O chocolatier diz que possui uma verdadeira biblioteca de sabores em sua mente.

Michel Fouchereau (La Fromagerie d’Auteuil)

Michel Fouchereau

Michel Fouchereau

Focado em produzir queijos excelentes, Michel Fouchereau, é o dono da tradicional La Fromagerie d’Auteuil. Ao chegar nesse verdadeira boutique de queijos os clientes se deparam com peças exibidas sob luzes especiais que enfatizam o sabor e o aspecto envelhecido em cave d’affinage” (ou câmara de envelhecimento). Há variáveis que precisam ser respeitadas como tempo e temperatura.

Jacques Castagne (Art et Vegetal)

O título Meilleur Ouvrier de France foi obtido no ano 2004 após duas décadas de intensa participação em competições do florista Jacques Castagne. O diferencial do profissional é que em sua floricultura, a Art et Vegetal, estão disponíveis apenas flores cultivadas por produtores locais. Outras floriculturas apresentam flores vindas de toda a Europa, mas Castagne se empenha em preservar o local.

A composição dos buquês comercializados em sua loja leva em consideração critérios como tempo de vida, origem geográfica das plantas bem como elementos de harmonia como a cor.

François Tamarin

François Tamarin

François Tamarin

Produtor de espartilhos, François Tamarin, se engajou na produção desse artigo pelo desejo de resgatar o glamour da belle époque, ele se considera 90% autodidata. Algo que Tamarin gosta de enfatizar é que o espartilho não é e nem deve ser visto como um instrumento de tortura feminino, dentre as suas criações estão trajes de época, vestidos de baile além de vestidos de noiva.

A conquista de sua distinção como um dos integrantes do grupo de melhores artesãos da França se deu no ano de 2004. O projeto final foi um vestido preto e rosa que possuía estruturação com um espartilho de veludo que foi criado com primor pelo artesão.

Gostou de conhecer mais sobre o artesanato da França?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.