Agendas Personalizadas

Estamos no século da tecnologia com certeza e nunca tivemos tanta facilidade em organizar as nossas vidas através de aplicativos de agenda. No entanto, mesmo com o boom dos smartphones tem muita gente que prefere mesmo a boa e velha agenda de papel. Se você está nesse time de quem gosta de ter a boa e velha agenda confira as nossas dicas de como personaliza-la.

As agendas personalizadas foram uma febre na década de 1990 em especial dentre as adolescentes que gostavam de usá-las como diário. Hoje em dia se tornou algo vintage e que pode trazer muito mais graça e estilo para o seu dia a dia. Vamos aprender a personalizar as agendas então?

Tutorial de Como Personalizar Agendas

Materiais Necessários

Ferramentas

  • Base para corte para não riscar a sua mesa (você pode comprar uma base numa loja de artigos de papelaria ou então fazer a sua base com vidro ou outro material que não risque);
  • Dobradeira (você encontra em lojas de papelaria e de scrapbook);
  • Estilete;
  • Rolinho de espuma e pincel;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Cantoneira (pode ser fio de cabelo);
  • Ferro de passar roupa.

Materiais Gerais

  • Papel 40 kg de tamanho 30 cm x 40 cm e gramatura 120;
  • 2 folhas de papel reciclado de tamanho 20 cm x 28 cm com gramatura 180;
  • Cola branca extraforte;
  • Tecido estampado de tamanho 30 cm x 40 cm;
  • 30 cm de elástico (do tipo chato);
  • Folha de papelão cinza de tamanho 22 cm x 28 cm com gramatura 240. Precisaremos de 2 pedaços que meçam 14 cm x 21 cm para fazermos o fundo e a cada da agenda. Também precisaremos de 1 pedaço de 2 cm x 21 cm para fazermos a lombada;
  • Miolo de agenda com 14 cm x 20 cm (você pode comprar em lojas de materiais de artesanato).

Como Fazer

Passo 1 – Usando o rolinho você deverá espalhar a cola no papel 40 kg, o tecido deverá ser colado aos poucos. Em seguida passe a dobradeira bem devagar em cima da superfície do tecido para que não fiquem bolhas ou rugas.

Passo 2 – Na sequência você deverá passar o ferro (sem vapor) em todo o tecido para que ele seja melhor fixado ao papel.

Passo 3 – Nesse passo deveremos colar um dos pedaços do papelão com 14 cm x 21 cm em cima do papel 40 kg, faça isso pelo lado do papel e não pelo lado do tecido. Observe que o papelão deverá ficar posicionado a 4,5 cm da borda superior, 2 cm da borda esquerda e a 4,5 cm da borda inferior.

Passo 4 – A tira de papelão de 2 cm x 21 cm deverá ser colada a 8 mm da borda do papelão. Então você deverá colar o último pedaço de papelão de 14 cm x 21 cm a 8 mm da tira anterior.

Passo 5 – Para dar o acabamento nas laterais precisaremos do fio de cabelo para fazer a marcação das diagonais nas pontas do tecido. Use a tesoura para cortar as laterais de acordo com a marcação.

Passo 6 – Em seguida use o estilete para fazer um furo pequeno no segundo papelão (o da direita) para que seja possível colocar o elástico. É importante saber que os furos devem estar a 2 cm da borda direita do papelão e ter 2 cm de borda superior e inferior.

Passo 7 – Usando a pontinha da sua régua você deverá passar cada ponta do elástico num dos buracos. Em seguida use a cola nas pontas para garantir que fiquem do lado do papelão.

Passo 8 – Usando o pincel você deverá aplicar a cola no que sobrou do tecido, vire-o e cole-o. Fique atento para não formar bolhas no tecido.

Passo 9 – O papel reciclado deverá ser dobrado ao meio, então posicione a agenda em cima do papel dobrado e faça de maneira que a dobra fique no mesmo lado de maneira a ficar alinhada com a lombada da sua agenda. Você poderá passar cola numa faixa de 1 cm na borda esquerda da sua folha e então cole a borda da última página da sua agenda.

Passo 10 – Você deverá passar cola no outro pedaço do papel reciclado e depois deverá colar na parte de papelão que possui o elástico. Deixe 5 mm de espaço na borda externa da sua agenda bem como na borda inferior e superior. Será necessário então pegar outra folha de papel reciclado e repetir os procedimentos anteriores para fazer a parte da frente da sua agenda e estará com o seu artesanato pronto.

Renda Extra

No começo do texto destacamos que mesmo com toda a tecnologia que temos atualmente ainda tem muitas pessoas que gostam mesmo de uma agenda de papel. Quem está em busca de uma fonte de renda extra pode investir o seu tempo em fazer essas agendas personalizadas.

O mais interessante é que com o passo a passo que ensinamos acima é possível fazer outros tipos de materiais como sketchbooks (cadernos de desenho – não pautados- ou de anotações – pautados). Para alavancar as suas vendas você deve procurar ter diferenciais em seus produtos como usar tecidos com estampas, por exemplo.

Para quem deseja focar no mercado infantil a dica é procurar por estampas de bichinhos ou personagens da moda. Saiba que se trata de um produto com grande saída para adultos e crianças. Tem muitos artesãos que tem como única fonte de renda o fabrico dessas agendas já que tem grande valor agregado.

Paciência e Treinamento

Conforme você comece a fazer as suas agendas perceberá que se tornará um processo muito mais fácil e prático. Tudo depende de treinar e se manter constantemente fazendo as suas agendas. Use a sua criatividade para criar lindos produtos e assim conseguir vender e impactar esse mercado.

Você pode fazer agendas para si mesmo,  para os seus amigos e para vender. Vale muito a pena começar a pensar no fabrico das suas agendas. Quem sabe é exatamente isso que você precisa para começar a ter uma rentabilidade maior no final do mês. Uma boa agenda personalizada pode render um bom dinheiro.

Os materiais necessários são fáceis de encontrar e a habilidade pode ser obtida através de treino e dedicação. Com o tempo você estará fazendo as suas agendas com muito mais facilidade.

O ano de 2015 está nos seus primeiros dias e se você, que não consegue viver sem agenda ainda não comprou a sua, aqui estão algumas bem diferentes para você se encantam. São agendas feitas diferentemente para cada gosto.

As agendas personalizadas são feitas artesanalmente e podem utilizar quaisquer acessórios, conforme a preferência do comprador, que podem optar por fotos ou apenas seu nome. Confira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.