Anima Mundi

Criado em 1993, o Anima Mundi é um dos maiores festivais de animação e desenho do mundo, sendo considerado o maior na América Latina. O evento acontece no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Vários artistas internacionais participam desse festival. Nesse ano, o evento bateu recorde, pois foram inscritos mais de 1,5 mil produções, sendo que foram aprovados 108 representantes brasileiros para a disputa do prêmio.

Festival

Durante o festival são exibidos curtas, filmes, comerciais e seriados que envolveram animações. O diferente do Anima Mundi é que para participar, não é exigido nenhum critério, dando liberdade a qualquer pessoa de criar uma animação e participar do evento. Durante os dias do evento, ocorre o Estúdio Aberto, que é uma área onde ocorrem palestras e oficinas para os interessados em aprender mais sobre animação e conseguir produzir qualquer idéia em desenho. Existem cursos de sete técnicas diferentes: desenho 2D, zootropo, areia, recortes, pixilation, massinha e filme de animação.

Também é feito dentro desse festival outro concurso com apenas produções para a internet, mas esse com critérios mais específicos. O Anima Mundi Web é um concurso diferente, pois ele ocorre inteiramente online. Em seu site são exibidos os trabalhos enviados em flash, que podem ser votados por qualquer internauta. Outra disputa é em relação a vídeos produzidos para o celular, que também ganhou uma amostra paralela desde 2005.

18º Edição

A 18º edição do Anima Mundi começa no dia 16 de julho no Rio de Janeiro e termina apenas no dia 1 de agosto, em São Paulo. Os vídeos que irão concorrer no festival possuem origens muito variadas, desde países mais tradicionais, como Estados Unidos, Canadá e Alemanha, até menos expressivos, como Israel, Finlândia, Singapura e até Macedônia. Os 452 filmes que foram aprovados pelos quatros organizadores do evento, segundo Cesar Coelho, Aída Queiroz, Lea Zagury e Marcos Magalhães, mostraram que será uma briga dura pelo primeiro lugar.

Filmes

O evento contará com a presença do criado do desenho Bob Esponja, o norte americano Stephen Hillenburg. As produções com mais destaque são as alemãs Der Da Vinci Timecode (Código Da Vinci do Tempo) e Der kleine und das biest (O menino e a fera); o italiano Videogioco a loop experiment (Videogame um experimento em repetição), o francês Operatatatata e o canadense Run away (Fuga).

História

Antes do começo do Anima Mundi, segundo os organizadores, apenas 171 animaçãoes haviam sido feitas. Após o começo do festival, foram inscritos mais de 2,6 filmes. Além disso, no começo do festival, apenas poucas produções passavam. Agora, são aprovadas cerca de 350 animações em média.

Animações

Outra mudança foi no mercado para o profissional. Antes, as animações eram apenas um hobby e muitos tinham que ir para fora trabalhar. Hoje, já existem empresas brasileiras especializadas nesse tipo de filme.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.