Viciado em Animes

Os Animes

O anime – ou em português, animê – é aquela animação que é produzida nos estúdios japoneses. Esse nome é, em japonês, uma abreviação da palavra “animação”, e se refere basicamente a toda e qualquer animação de todo o mundo.

Contrariando o que a maioria das pessoas pensam, os animes não são especificamente um gênero de filmes e de artes cinematográficas, mas sim, um meio, em que no Japão são produzidos filmes animados com os mais variados gêneros e com os mais diversos conteúdos, podendo ser de drama, ficção científica, comédia, drama, entre muitos outros. Alguns dicionários ingleses definem os animes como “estilo de animação que foi criado no Japão”.

Uma grande parte dos animes também possuem sua própria versão em mangá, que são as histórias em quadrinhos do Japão. As principais características desses itens – mangás e animes – é o fato de seus personagens contarem com olhos muito grandes, redondos e bem definidos, com cores diferentes e chamativas, e também com muito brilho. Eles são caracterizados assim porque dessa maneira é mais fácil conferir a emoção esperada aos personagens.

Quarto de Viciado em Anime

Quarto de Viciado em Anime

Os animes são na maioria das vezes transmitidos com o formato de séries para a televisão, home vídeos – que são aquelas mídias que são alugadas e/ou vendidas para o entretenimento caseiro – ou ainda via internet. A indústria que produz esse tipo de animação conta com mais de quatricentos estúdios, sendo as principais delas a Gainax, a Studio Ghibli e a Toei Animation.

A maioria dos animes atingem o público através dos DVDs, e isso movimenta muito esse mercado. Fora do Japão, eles tem feito muito sucesso também, principalmente depois de as dublagens terem sido mais popularizadas nas exibições de televisão. Toda essa popularização fora do Japão fez com que surgissem produções não japonesas, que utilizam o mesmo estilo artístico do anime, mas as pessoas – tanto a indústria, quanto os fãs – tem preferido definir essas produções como “Animação influenciada por animes”.

O primeiro anime foi exibido nos cinemas no ano de 1917. Já em julho de 1958 foi exibido na televisão pela primeira vez, o primeiro anime colorido, o Mole’s Adventure, na emissora de TV japonesa Nippon TV. Essa série não atingiu muito sucesso até os anos de 1960, mas a partir daí, as séries televisivas de modo geral passaram a ser mais difundidas e passaram a ser mais populares. Com o surgimento da internet, alguns animadores se viram necessitados em distribuir seus trabalhos de forma online, em um formato que ficou conhecido como “anime net original”, ou ONA.

Já a distribuição dos animes como home vídeos – termo que já foi apresentado acima – foram popularizados apenas na década de oitenta, por meio do VHS e laser disc. Essa nova maneira de distribuição fez com que os animes ficassem ainda mais populares nos anos 1990. Quando foram substituídos por DVD, Digital Video Disco, apareceram vantagens exclusivas, sendo a principal delas a inclusão de legenda e dublagem em um mesmo disco. Porém, ele também trouxe algumas desvantagens, já que a pirataria e a exportação ficaram muito mais presentes.

Coleção de um Viciado em Anime

Coleção de um Viciado em Anime

Principais Características do Anime

O anime faz um imenso sucesso e se difere de outras animações comuns por algumas muito características bem particulares e distintas, como por exemplo, alguns detalhes mais técnicos, como a utilização de uma direção ágil de arte, enquadramentos de aspecto ousado e a abordagem mais ampla e variada, podendo ser de aventura, terror, ficção científica, romance e infantil, sendo muito comum, inclusive no último citado, encontrar situações e piadas de cunho mais adulto.

Nessas produções é possível observar muitas metáforas visuais, além de algumas caracterizações amplamente exageradas que expressam alguns sentimentos, como por exemplo, a gotinha de água que aparece na lateral da face do personagem, que visa demonstrar um constrangimento. Outra característica que é presente é a diminuição repentina do personagem, que representa medo ou vergonha. Quando acontece subitamente a estilização dos nervos, ou o surgimento de dentes e chifres, é possível que esteja se representando maldade ou raiva. Sempre os olhos são marcantes, expressivos e grandes.

De maneira geral esse tipo de animação conta com um traço simplificado, e ela é um pouco mais limitada, possuindo uma quantidade reduzida de quadros utilizados por segundo. A voz também é um elemento muito particular e importante no anime, e elas são selecionadas conforme a personalidade que será dada ao personagem. As mais encontradas nos animes são vozes infantis, estridentes, cavernosas ou harmoniosas, e isso faz com que os dubladores sejam muito admirados.

Viciados em Anime

De acordo com o sucesso e com o crescimento da criação de animes, tornou-se possível encontrar ao redor de todo o mundo fãs desse tipo de animação, e essa comunidade ficou conhecida como “otaku”. Esse termo já levantou algumas discussões, pois no Japão esse verbete significa algo como “pessoa sem vida e que não faz nada”., e por isso, muitos dos espectadores e fãs dos animes optam por não carregar esse termo.

Goku - Dragon Ball Z

Goku – Dragon Ball Z

Há alguns anos o Brasil passou a consumir muitos animes, e as próprias produtoras já se deram conta em como o nosso país tem se tornado um mercado sólido para esse tipo de animação. Assim, alguns dos animes que são muito amados pelos brasileiros e que também possuem muitos fãs e até mesmo viciados são:

  • Full Metal Alchemist: Brotherhood;
  • One Punch Man;
  • InuYasha;
  • Yu-Gi-Oh! ;
  • Attack On Titan;
  • Samurai X;
  • Hunter x Hunter;
  • Pokémon;
  • Digimon;
  • Yu Yu Hakusho;
  • One Piece;
  • Os Cavaleiros do Zodíaco;
  • Dragon Ball.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.