O Que Fazer ao Encontrar Uma Cobra?

Nem pense em pegar a vassoura ou qualquer outra coisa e sair para o ataque caso se depare com uma cobra. Elas podem aparecer sim, até mesmo dentro de casa e essa não é com certeza, a atitude correta. Veja o que fazer ao encontrar uma cobra!

1- Caso você encontre uma cobra no chão, que é um superfície rígida, esqueça a vassoura, o ideal é “prendê-la” colocando algo sobre ela. O fato é que deixar que ela fique sem visibilidade do que está acontecendo e sinta-se segura é uma maneira de acalmá-la. Então, um cobertor pesado, pode ser uma ótima solução. Obviamente, você terá que usar algo pesado para que a cobra não saia com facilidade de debaixo do cobertor. Depois procure ajuda para retirá-la. O ideal é acionar os bombeiros que possuem pessoas preparadas para fazer o “resgate” do animal.

2- Chamando os bombeiros, fale com calma, dê o seu endereço e aguarde, observando de longe, os movimentos da cobra. Se ela escapar é necessário saber que isso aconteceu. Os bombeiros irão retirar a cobra e devolvê-la para natureza. Todas as cidades possuem pessoas capazes de realizar esse procedimento.

3- Com as mudanças climáticas e principalmente, com o homem “invadindo” a natureza, não é raro que uma cobra invada uma casa e se esconda nos lugares menos comuns, como por exemplo, uma gaveta.

É claro que ao abrir a gaveta e deparar-se com o réptil, a sua primeira reação será de espanto, então, nem tente fechá-la novamente. Retire todas as pessoas de dentro da casa, principalmente as crianças. Deixe a gaveta como ficou, aberta e ligue imediatamente para o corpo de bombeiros. Não tente fazer outra coisa além disso.

4- Mais comum ainda é encontrar cobras no jardim. E a primeira coisa a fazer é sempre retirar as pessoas de perto para que elas não corram nenhum risco. Não pense que estando do lado de fora será fácil matá-la. Normalmente, as pessoas são picadas pelas cobras justamente quando tentam matá-las. O animal sente-se acuado e parte para o ataque.

Assim, como nos demais casos, o correto é retira todo mundo de perto e ligar imediatamente para o corpo de bombeiros para a retirada do réptil.

Se por acaso alguém estiver muito próximo da cobra e sentir-se com medo de tentar sair de perto, uma alternativa, para que o bicho mude de lugar é usar uma mangueira de alta pressão, esguichando um jato de água. Mas, atenção, a distância entre as pessoas e a cobra deve ser muito grande. Ela é rápida para atacar, principalmente, quando ela se sente acuada. É preciso que ela tenha um espaço para fugir quando o jato de água atingi-la. Mas, vale ressaltar que isso só deve ser usado em último caso, os bombeiros são sempre a melhor solução.

O Motivo da Invasão da Cobra

Depois de chamado os bombeiros e que eles tenham retirado a cobra é bom tentar entender como ela chegou até a sua casa. Aves e roedores em casa podem ser um dos motivos. Normalmente, o animal chega até uma casa em busca de alimento ou de abrigo. No primeiro caso, os camundongos e ratos entram na lista de alimentos das cobras. Por isso, ao constatar que uma cobra invadiu o seu jardim, em seguida, veja se não existe nada que constate a presença de roedores. Principalmente em quintais que possuem muito entulho.

Veja se existem buracos na parede. Os ratos consegue atravessar o menor deles com muita facilidade.

Os Tipos de Cobras Que Existem no Brasil

No Brasil podemos encontrar ao todo 4 tipos de cobras peçonhentas, o que pode parecer pouco, se cada uma delas não tivesse várias subespécies.

Entre as cobras que podemos encontrar, a cascavel, a jararaca, a surucucu e a coral são as mais venenosas. Porém, são animais mais comuns em lugares mais afastados. Mesmo assim, nada impede de encontrarmos uma delas em pleno grande centro.

Porém, como não podemos identificar de que cobra se trata e como não sabemos o veneno que cada uma delas possui é melhor manter-se sempre afastado de qualquer uma que seja.

O Que Não Fazer ao Encontrar Uma Cobra

Não tente adivinhar qual é espécie e chegar a própria conclusão que se trata de uma cobra que não é venenosa e por isso você mesmo pode cuidar do problema sozinho. Essa não é uma alternativa inteligente e as chances de você errar o tipo de cobra é de 100%. Além do mais, uma cobra pode atacar mesmo quando não é venenosa e fazer mal da mesma forma.

Cuidado com a ideia de criar uma cobra em casa, em cativeiro, esse tipo de bicho não é adequado para tal, até por que ele viveu em um outro habitat até então. Cobra é cobra e se você quer um bicho de estimação procure um gato ou cachorro.

Não pegue pau, pedra ou qualquer outra coisa e ache que vai acertar a mira e acabar com a cobra. Pelo contrário, as chances do seu ataque não dá certo são muitas e em consequência, a cobra ficará mais irritada, acuada e pronta para partir para cima de quem a atacou. Sendo que as chances de ela lhe fazer mal, neste caso, são muito maiores.

Muito cuidado com os curiosos que dizem ser entendedores de cobra e ao invés de ajudar irão atrapalhar. Quem está mesmo preparado para fazer esse tipo de “resgate” são os bombeiros. O vizinho que disse que já matou várias cobras pode estar exagerando um pouco e acabar fazendo uma grande bagunça na sua casa e causando maiores problemas.

Ao ver uma cobra, seja em casa ou na rua, o que você não deve fazer em hipótese nenhum é se aproximar dela. Quanto mais longe você ficar, melhor é, mais seguro é, por que algumas espécies, entre elas a cascavel, por exemplo, que é muito venenosa é também muito rápida e detalhista. Basta que uma cobra dessa sinta o menor movimento brusco e ela parte para o ataque.

Quando se depara com uma cobra e ele está muito próximo a você, se afaste, mas até neste momento, o seu movimento deve ser suave e não brusco para não assustá-la e provocar um ataque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.