Alguns filhotes costumam aprender mais rápido do que outros, que podem ser mais atrasados, mas com um pouco de paciência dá para adestrar e ensinar qualquer animal doméstico. É obvio que ensinar um filhote de apenas 45 dias onde é certo fazer suas necessidades é uma tarefa um pouco impossível, porque ele ainda é novo demais e não irá entender. Após há décima semana, já é a idade ideal para começar a ensinar o cãozinho, pois ele já está mais independente, portanto estará mais apto a aprender ensinamentos básicos.
Quando e Como Posso Dar Banho no Meu Filhote?
Depois de completadas as vacinas o animal já pode começar a tomar banho, geralmente é próximo do quarto mês. Antes disso, se ele estiver precisando muito de um banho, a limpeza pode ser feita com lencinhos umedecidos para bebês e uma escovação também pode ser feita em filhotes de pelo longo.
Mas de qualquer forma o banho deve ter água morna, e use sempre sabonetes e shampoos próprios para animais. Os hipoalergênicos e neutros são os mais indicados, evite perfumes. Shampoo para matar carrapato ou pulga, somente com orientação médica. Os filhotes são muito sensíveis para esse tipo de produto, não se esqueça também de colocar algodão nas orelhas para evitar otites ou algum desconforto.
Quando Adestrar?
O adestramento feito por profissionais é recomendado em quase todas as raças de cães, principalmente as grandes. Não significa que esses animais sejam mais perigosos ou agressivos, mas sim que um animal pequeno é mais fácil de ser controlado. O adestramento pode ser iniciado a partir do 6º mês. É mais ou menos a época em que aprendemos a falar nossa língua nativa.
Os princípios do adestramento seguem as teorias de Pavlov, grosseiramente conhecidos como reflexo condicionado. Nada mais é do que o animal realizar determinado comando, esperando alguma conseqüência (ou na maioria dos casos recompensa). Teoricamente parece simples, mas exige muita paciência e muita técnica. Caso perceba que não é possível contrato um adestrador profissional, fazer um curto de adestramente antes também é importante, para que não ensine nada errado ao seu cão, pois consertar depois pode ser mais demorado e mais difícil.
Mas e Quando o Filhote faz Tudo Certinho?
De acordo com o comportamento condicionado de Pavlov, os bons comportamentos devem ser recompensados, dessa forma o cão aprende a se comportar bem, pois saberá que assim ganhará presente. Normalmente nessa técnica são usados petiscos, mas não abuse, pois engorda. Os petiscos podem ser substituídos por carinho.
Adestramento
O cão da raça Golden Retriever é de um temperamento adequado, e possui grande potencial para cuidar de uma família. Mas para que esse potencial todo não seja perdido, é necessário ensinar os hábitos positivos desde cedo, e mostrar-lhe o que é certo e o que é errado.
Os cães enxergam os membros da família como de sua própria matilha, dentro dessa hierarquia existe um líder, que deve ser bem especificado ao cão quem é que manda desde seus primeiros dias de vida. Sabendo quem manda ele vai se ajustar sozinho e procurar o seu lugar dentro da “matilha”. Pelos sinais que passamos durante o dia a dia, ele saberá o que e quem deve respeitar, ficando em seu devido lugar na hierarquia. Se o seu cão perceber que falta um líder dentro de casa, se sentirá obrigado a tomar esse lugar, e então passa a não respeitar seu dono, e a desobedecer a ordens. Desrespeitando as regras da casa pode deixá-lo um pouco agressivo.
Como saber se quem manda em casa é você e não o cão? A partir de um adestramento bem feito, com um reforço positivo todos os dias e estímulos saudáveis, vão ser mais fáceis de estabelecer a liderança diante do seu filhote.
Caso tenha tempo e se preferir, você mesmo pode adestrar seu filhote, usando o auxílio de livros ou mesmo vídeos que ensinem adestramento de cães.
Higiene e cuidados gerais
Pelagem
Algumas raças de pelo longo necessitam de uma escovação semanal e dependendo da época diária, seja para manter o pelo limpo livre de poeira e sem nós, sem contar que ajuda a deixar mais bonito o pelo. A escovação também ajuda o vínculo entre cão e dono, pois ele se acostuma com você tocando e o examinando, e esse tipo de contato é muito bom, principalmente para o período de adestramento. Caso você se incomode com os pelos espalhados pela casa, escove-o com maior freqüência. Esses pelos mortos que vão sai na escova, serão os que cairiam pela casa.
Uma boa escova com pinos ou bolinhas nas extremidades são ideais para cães muito peludos como o Golden, a rasqueadeira (escova de metal com as cerdas voltadas para baixo) também pode ser uma boa opção, mas deve ser esfregada mais de leve para que não machuque o animal.
Banhos
Os banhos podem ser dados com intervalo de pelo menos uma semana, mesmo que o cão esteja muito sujo ou com mau cheiro. O intervalo ideal para dar banho em cachorros é de 15 dias. Isso porque durante o banho, ele perde muita gordura que o ajudam a se proteger. Caso opte por dar banho nele em casa, use xampus de qualidades que sejam indicados para cães.
Dentes
Uma das enfermidades mais freqüentes nos cães em doenças periodontal (inclui gengivas e dentes) é o tártaro. Devido à falta de higienização, restos de alimento vão se acumulando nos dentes e formando algumas colônias de bactérias. Essa infecção começa por inflamar as gengivas e favorecer um ambiente mais propicio para a proliferação de bactérias. Essa doença deixa o animal com muito mau cheiro na boca, o também pode predispô-lo a doenças renais e cardíacas, pois uma vez que essas bactérias caem na corrente sanguínea começam a se instalar em órgãos.
Ouvidos
Cachorros que possuem as orelhas caídas estão mais propensos a adquiri otites, já que o ouvido fica mais quente, abafado e úmido, ótimo local para proliferação de fungos e bactérias ou até ácaros. Inspecione sempre o ouvido do seu amigo, de preferência semanalmente, para identificar se não há presença de cera escura, com mal cheiro ou feridas.