Cachorro Tarado

É muito comum que se encontrem cachorros muito agitados e até mesmo “tarados” nas casas, aparentando até mesmo que eles não sentem necessidade de descansar ou de relaxar por nem mesmo um segundo, continuando totalmente cheios de energia para pular, brincar e correr a todo o tempo. Isso faz com que os donos dos cãezinhos busquem cada vez mais tutores ou adestradores de cães para cuidar desse problema. Acontece, que muitas vezes o próprio dono possui o mesmo temperamento do seu pet.

Educar um cachorrinho não é algo muito fácil, principalmente quando ele ainda é filhotinho e possui energia de sobra. Isso faz com que até mesmo os donos se enganem achando que toda essa agitação diminuirá  com o passar do tempo, quando ele se tornar adulto, mas muitas vezes isso não acontece, fazendo apenas com que o poder de destruição se intensifique conforme ele cresce.

O papel dos tutores de animais é de tomar iniciativas que visem melhorar o comportamento dos cachorros, com algumas medidas bem simples mas muito importantes, como por exemplo os levando para passear com maior frequência, brincando mais com eles, entre outras coisas que possivelmente irão deixar o animalzinho mais calmo e tranquilo. É comum que no começo algumas tentativas falhem e isso desanime tanto o tutor quanto o dono, mas a persistência é algo fundamental nessa fase de educação do cão.

Fatores Que Influenciam a Inquietude Do Cachorro

Existem vários fatores que podem influenciar e definir a personalidade e o comportamento de um animal, e alguns deles serão apresentados abaixo, visando facilitar a resolução do problema, já que conhecendo o motivo exato é bem mais fácil lidar com toda a situação.

– Predisposição:

Para entender esse fator é importante voltar algum tempo atrás, já que nem sempre os cães serviam apenas como pets e companheiros, mas sim exerciam atividades de ofício. Por exemplo os Border Collies, que atualmente são cachorros lindos e inteligentíssimos, antigamente atuavam como cães de pastoreio. Já os amáveis labradores eram cães que acompanhavam e auxiliavam os pescadores em suas atividades. Os Dachshunds – também conhecidos como salsichas – eram auxiliares de caça, servindo como ajudante para entrar em tocas de coelhos e lebres para os capturarem.

Tendo isso em mente é possível entender que cada raça foi pensada e desenvolvida pensando em evidenciar características específicas, fazendo assim o cruzamento de cães com personalidade e características físicas desejadas. O principal desejo dos donos da época era o foco no esforço físico.

Atualmente, os cachorros não  exercem necessariamente suas funções iniciais, mas suas características intrínsecas e seus instintos ainda são mantidos (instintos de caça, de pastoreio, entre outros). E exatamente por isso algumas raças são naturalmente mais agitadas do que outras. Por isso, antes de se comprar ou adotar um cãozinho é necessário analisar o espaço disponível para ele e as características mais comuns de sua raça, pois por exemplo, caso ele seja um cão muito agitado, caso ele não tenha espaço suficiente para gastar sua energia, ele irá buscar outros meios, como a destruição de chinelos, pés de sofá e almofadas.

– Ansiedade

Muitas vezes os cãezinhos acabam sentindo falta de companhia, pois por mais amor que eles recebam, muitas vezes não é possível ficar todo tempo junto com eles. Isso acontece principalmente quando o cachorro não foi acostumado desde cedo a ficar sozinho, e essa falta de companhia tardia acaba gerando uma ansiedade de separação.

Um dos modos de ver se é disso que o cachorro está sofrendo é analisar como é a relação dele com a porta. Se quando vê uma porta abrindo, ou um barulho de campainha, ele fica muito agitado ou com vontade de fugir. Essas são características muito presentes em cães ansiosos.

– Tédio

Cachorro Com Tédio e Preguiça

Cachorro Com Tédio e Preguiça

Seguindo a mesma ideia dos outros dois fatores, os cachorros agitados tendem a ser “tarados” por bagunça, destruindo facilmente tudo o que há pela frente. Quando a raça dele tem características muito ativas, facilmente ele irá se entediar quando fica trancado dentro de casa.

Como Resolver O Problema

Além de alguns fatores que foram citados acima, como a maior intensidade de brincadeiras e maior frequência de passeios, existem também outras soluções para acalmar os cães que não são absolutamente comprovadas e que são um pouco mais extremas, como a castração.

A castração pode diminuir consideravelmente o comportamento agitado dos cães ou  até mesmo parar com eles. Apenas os cães mais velhos que podem já estar habituados e acabam mantendo esse tipo de comportamento, mas de modo geral, a agressividade, possessividade e dominância são fatores que também são reduzidos após a castração.

Outra coisa que é diminuída com a castração é um inconveniente que acontece com cachorros um pouco mais “taradinhos”, que é quando eles agarram a perna das pessoas, visando liberar seus hormônios.

Tendo essas coisas citadas acima em mente, é fácil entender que a castração também é uma boa solução para acalmar os pets, mas a avaliação de um profissional é indispensável na tomada de decisão. Consultar um veterinário é a melhor ideia para sempre oferecer o melhor para o animalzinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.