Akita Inu

A raça de cães Akita Inu é considerada como sendo um patrimônio da cultura japonesa da mesma forma que as lindas e misteriosas gueixas. Para se ter uma ideia esse cão é considerado como um amuleto pelos japoneses. Durante muito tempo os cães Akita foram reverenciados como cães de briga, porém, com a queda dessa atividade passaram a ser cães de guarda. Hoje há uma divisão em duas raças de Akita que é a Akita Inu (japonesa) e a Akita Americano.

Akita Inu

Akita Inu

Akita Inu é Originário do Japão?

Acredita-se que sim, essa aça de cão de grande porte, teria tido origem há cerca de 3 mil anos na terra do sol nascente. Contudo, algumas linhas de pesquisa apontam que eles podem ter surgido na Europa e somente depois ter chegado ao Japão, porém, não há nada comprovado. Os guerreiros japoneses usavam os cães Akita Inu para a função de cães de defesa ou mesmo para ataque.

Quando as lutas de cães entraram em declínio popular a figurado Akita Inu passou a ser ligada a de um monumento nacional para o Japão. No de 1931 a raça já tinha esse status no Japão e foi levada para os Estados Unidos onde cruzaram com pastores alemães gerando então as duas raças que hoje são reconhecidas: Akita Inu e Akita Americano. Até o ano de 2011 essas duas raças eram consideradas como uma só, mas como tem algumas diferenças entre si foram separadas em duas.

Por que Akita Inu?

O nome da aça nada mais do que é uma identificação de onde a raça teve sua origem, pois Akita é uma região que está situada na ilha de Honshu e a palavra inu significa cão. Logo é o cão de Akita.

Temperamento do Akita Inu

Embora tenha comportamento dócil esse cão não pode ser definido como sendo submisso. Uma das raças de cães em que a lealdade é um traço muito forte, um cão companheiro e que desenvolve uma relação bastante intensa com os seus donos. Pode se mostrar demasiadamente desconfiado em relação às pessoas estranhas que cercam o seu dono. Por suas características pode ser um excelente cão de guarda. Devido a sua personalidade forte esses cães necessitam de um dono que possa dedicar bastante tempo ao trabalho de socialização do animal.

Ambiente Para Akita Inu

Por ser um cão de grande porte é interessante poder manter o Akita Inu num jardim, mas se isso não for possível ele se adapta com facilidade ao interior de uma casa. Porém, se for esse o caso é importante que sejam dedicados pelo menos 20 minutos por dia para a realização de exercícios. Como se trata de um cão com muitos pelos é necessário penteá-lo todos os dias para evitar que os pelos fiquem embaraçados. A sujeira acumulada em pelos embaraçados pode acarretar em problemas como dermatites.

Como é a Saúde do Akita Inu?

Trata-se de um cão bastante forte, mas o formato de corpo atarracado pode favorecer o aparecimento de doenças como displasia da anca, complicações nos joelhos, disfunções na tireoide entre outras. A expectativa de vida de um cão Akita Inu é de 12 anos, contudo, pode ter outras complicações de saúde que reduzem esse tempo significativamente.

Quais as Diferenças Entre Akita Inu e Akita Americano?

As duas raças tem muitas semelhanças, tanto que até 2011 eram consideradas como sendo uma raça só. Em relação ao temperamento dos dois tipos de Akita podemos dizer que é o mesmo, era fácil realizar o cruzamento do Akita Inu com o Akita Americano. O perfil desses cães é de um cão discreto e silencioso.

Podemos dizer que as diferenças são identificadas em características físicas sendo que o Akita Inu apresenta cores como vermelho, branco, visual tigrado branco ou visual tigrado vermelho. O Akita americano pode apresentar uma série de combinações de cores. O formato da cabeça também guarda as suas diferenças uma vez que o Akita Inu tem orelhas relativamente menores e com a forma triangular. As orelhas do Akita americano são maiores e tem mais semelhança com a da raça pastor alemão.

Uma História Emocionante

Uma das histórias mais emocionantes envolvendo cães e seus donos é a de Hachiko, um Akita Inu, que passou anos aguardando que seu dono, que havia falecido, retornasse. A história se tornou enredo de um filme japonês chamado Monogatari de 1987 e também do remake norte-americano Sempre ao seu Lado de 2009.

O filme americano leva o enredo da história japonesa real para os Estados Unidos. Um professor universitário vivido por Richard Gere encontra um cão Akita Inu que caiu de uma caixa de transporte e logo acontece uma conexão muito forte entre eles. Conforme os anos passam o cão vive importantes momentos da família desse professor e se torna seu melhor amigo.

Todos os dias o cão Hachiko (chamado carinhosamente de Hachi) segue o professor até a estação de trem quando ele sai para trabalhar para esperar o seu retorno a tarde. Um dia um acidente acontece e o professor acaba falecendo. Hachi não sabe o que aconteceu e retorna por dez anos a estação para esperar que o amigo retorne. O cão da vida real recebeu uma estátua em bronze, feita pelo famoso escultor japonês Tern Ando, como homenagem, ainda em vida e depois de sua morte em 1935 foi empalhado e levado ao Museu Nacional de Ciência do Japão.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cachorro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.