A marreca-caneleira é uma das várias espécies existentes de marreca. São aves do tipo anseriformes, ou seja, são aves habituadas ao meio aquático e são representadas pelos patos, marrecos, gansos, etc., e pelas aves anhumas. São conhecidas também por marreca-peba e xexém.
Localização:
São mais comuns fora do país do que no Brasil propriamente dito. São encontradas com bastante frequência dos estados da Califórnia até as regiões argentinas. Aqui no Brasil, as aves são abundantes, mas somente em regiões específicas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, apesar da caça ser permitida, há normas para essa permissão, então lá é um local onde vários exemplares podem ser encontrados. Genericamente falando, elas são encontradas – em maior ou menor quantidade – do sul ao nordeste do Brasil.
Características:
Essas aves chegam a ter cerca de 50 centímetros de comprimento. Apesar disso, tem o corpo e as patas curtas. Tem o rabo arredondado, bem como suas asas e bico. O nome marreca-canelada vem exatamente de uma de suas características mais marcantes. A cor de suas penas varia de marrom para marrom, mas sempre com um tom de canela. O pescoço apresenta faixas laterais em tom de preto, o corpo em si apresenta manchas amareladas, os bicos e os pés são de tom de cinza. Os bicos parecem lâminas, e são próprios para lidar com o tipo de alimentação que consumem.
Alimentação:
Como é tipicamente aquática, essa espécie de marreca costuma se alimentar de algas ou outros organismos aquáticos que encontram durante o momento em que ficam na água. Elas mergulham a cabeça dentro da água e com seu forte bico cortam pedaços de algas ou outras plantas que ficam submersas. Também são gramíneas, e quando estão fora da água, comem pequenas plantas do solo, assim como frutas. Uma outra variedade de alimentação são os insetos e pequenos peixes que encontram.
Reprodução:
As fêmeas ficam em ninhos, seja em buracos encontrados ou em troncos ocos de árvores, ou no meio de vegetações. A quantidade de ovos botados varia entre 8 e 14. O casal choca os ovos juntos, durante um mês. Os filhotes após nascerem, acompanham a mãe em todas as atividades, e começam a voar sozinhos depois de 50 dias de vida.
Habitat Natural:
Como são aquáticas, são encontradas em locais úmidos e perto da água. Não são encontradas dentro de florestas fechadas, mas sim em locais alagados e abertos. Também nunca serão vistos em rios com corrente forte, apenas lagos e riachos.
Algumas Curiosidades:
Em alguns casos, essa ave se torna mais parecida com cisnes do que com patos propriamente ditos. O macho ajuda a tomar conta da cria e o casal fica junto por muitos anos. Ao contrário dos outros patos que fazem um elaborado trabalho de corte para conquistar suas fêmeas, essa ave faz nada disso.
Por Carol C.