Filmes Sobre Mitologia Grega

A Grécia é um país que está localizado na Europa, próxima dos continentes asiático e africano, e é uma nação bastante conhecida no mundo. Isso porque ela é berço de uma lenda que ganha adaptações cenográficas, livros e também jogos por todo o planeta: A existência de deuses que, supostamente, controlariam o mundo. É isso aí, estamos falando sobre a Mitologia Grega.  Essa mitologia, existente há milênios, mexem com a imaginação das pessoas, ainda mais as ávidas em determinar se realmente os ‘’Deuses do Olimpo’’ existem ou existiram. E neste artigo iremos mostrar a você os filmes que, baseados na Mitologia Grega, chegaram aos cinemas, muitos conquistando os espectadores. Vamos lá?

Filmes Sobre Mitologia Grega

Filmes Sobre Mitologia Grega

Os Filmes Mitológicos

Devemos lembrar que a mitologia não gira somente apenas ao redor da Grécia. A mitologia romana também é bastante conhecida. Mas os filmes a seguir colocam a mitologia grega como centro. Vejamos alguns deles:

Fúria de Titãs

Lançado no ano de 2010, ‘’Fúria de Titãs’’ é o filme baseado na Mitologia Grega mais famoso e o que mais lucrou. Entretanto, é o que também possui mais falhas no enredo, isto é, desvios constantes sobre a história original de uma lenda abordada no filme, por exemplo. Veja: segundo a produção, Hades era traída por Zeus, e o Kraken, temido ser marítimo não foi uma criação de Hades, que por sua vez não assassinou os pais do herói Perseu.  Fora alguns personagens que compõem o filme que nada tem a ver com os fundamentos da mitologia da Grécia. O enredo do filme gira em torno da não mais adoração dos deuses por parte dos humanos, que passam a abominá-los. Vendo que o seu reinado e dos outros deuses estão ameaçados, Zeus propõe a Hades a implantar o medo e a crueldade na Terra, com o intuito de fazer os humanos se arrependerem de ter esnobado os deuses e, assim, voltar com as adorações. O então Deus da Morte liberta o Kraken, que ameaça destruir Argo, uma cidade, se não lhe entregarem a princesa de Andrômeda. Perseu, filho de Zeus, começa a procurar meios de aniquilar o monstro. Apesar de não ser uma grande produção, em termos de roteiro, os efeitos especiais deixam qualquer um em êxtase, arrecadando quase meio bilhão de dólares desde a sua estreia.

Tróia

Estrelado pelo ator Brad Pitt, Tróia foi lançada em 2004, é mais um exemplo de filme que se baseou na Mitologia Grega. Na produção, Brad Pitt interpreta Aquiles. O filme centra-se na guerra que é iniciada em 1193 a.C. quando Paris, o príncipe, resolve afasta Menelau de sua esposa, Helena. E é aí que entra Aquiles.  Príamo, rei troiano, deposita todas as suas confianças em Aquiles (considerado o maior herói grego) e em seu filho, Heitor. Tendo um orçamento que girou em torno de pouco mais de 175 milhões de dólares, o retorno foi idêntico ao de ‘’Fúria de Titãs’’: quase meio bilhão de dólares.

Helena de Tróia

Pelo título, pode ser confundida com o filme Tróia, mas seu enredo é diferente. Os personagens de Tróia (obviamente com atores diferentes) são a maioria presentes em ‘’Helena de Tróia’’. Hecuba, a então rainha troiana, têm um filho, cujo nome seria Alexandre. No entanto, o rei, Príamo, depois de saber de uma premonição de Cassandra, sua filha, onde dizia que se o recém-nascido não fosse morto, todo o reino de Tróia seria dizimado. Então, ordenou que o mesmo fosse atirado de uma montanha.  Felizmente, o sentimento de compaixão do empregado que faria o serviço falou mais alto, e resolveu somente abandonar o bebê. O bebê, por sua vez, é achado e adotado por um pastor de cabras, ganhando o nome de Páris. Páris cresce e, assim como seu pai adotivo, vira um pastor. E, uma vez, quando perdeu um de seus novilhos, Páris parte em busca do animal desgarrado. O que ele não sabia é que o mesmo estava sob intervenção de Afrodite, Atena e Hera. O trio elegeu Páris como juiz, para definir qual entre as três era dona de uma beleza suprema. Para tentar convencer o pastor a elegê-la, cada uma ofereceu o que tinha de melhor: Atena lhe prometeu vitórias vitalícias. A proposta de Hera era riqueza inesgotável. Já Afrodite ofertou á Páris Helena, a mulher mais linda de todo o mundo.

Helena de Tróia

Helena de Tróia

Imortais

‘’Imortais’’, lançado no ano de 2011 tem como enredo a história de Hyperion, o sanguinário rei que devasta tudo que esteja o impedindo e também seu exército na caçada para encontrar o Arco de Épiro, que foi produzida por Ares, cujo poder é imenso: libertaria os titãs aprisionados, fazendo com que eles acabassem com todos os deuses do Olimpo, e, portanto, transformaria Hyperion como deus do mundo. Ainda assim, há muitas contradições, já que, não muito diferente, o filme não segue plenamente os princípios da mitologia grega. Por Exemplo, o Arco de Épiro foi criado especialmente para o filme, não existindo, portanto, na mitologia. Outro desvio da história original foi o fato da marcação do caminho feito por Teseu no labirinto usando sangue, deixando de lado o fio de Ariadne (Que, na mitologia, é a mulher do herói). O orçamento do filme oscila entre 80 a 120 milhões de dólares, tendo como retorno mais de 220 milhões de dólares.

no images were found

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Sendo um filme mais juvenil, ele retrata a vida de um adolescente, Percy, que descobre ser filho de Poseidôn com sua mãe, humana, o transformando automaticamente em um semideus. Para conseguir impor a todos que não roubou os raios de Zeus, Jackson, ao lado de Annabeth (filha de Atena) começam uma grande aventura repleta de monstros da mitologia e muitos outros obstáculos.

no images were found

Como já dito, essa é uma versão mais moderna que a do livro, escrito por Rick Riordan. Um exemplo, é que quando Jackson vai eliminar a medusa, no filme o mesmo a olha pelo seu iPod. Já nos livros, a versão que consta é de que Jackson a matou olhando por seu escudo. Apesar de alguns desses filmes cometerem deslizes quanto as reais lendas, as produções são muito boas e são ótimas pedidas para aqueles dias mais frios.

Por Francisco Prado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.