Porque o Céu é Azul?

“Você sabe? Pois então o fato do céu ser azul pode ser ado devido a um fenômeno físico que acontece na atmosfera, chamado de espalhamento de Rayleigh.

“Como é de conhecimento, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico”. O que acontece é que no momento que a luz penetra na atmosfera atingindo os átomos de oxigênio e nitrogênio, como as outras partículas que formam a atmosfera, assim dando origem ao fenômeno do espalhamento. A luz é uma onda que possui diversos comprimentos.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

“Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. É por isso que vemos o sol como uma bola brilhante e todo o céu azul, devido a razão que o efeito que a luz provoca sobre os átomos que formam o ar, faz com que a luz seja espalhadas em diversos comprimentos de onda, dos quais só a cor azul que percebemos.

Esse fenômeno também acontece pela tarde, quando vemos o céu com um leve toque de laranja ou vermelho, o que acontece devido a luz percorrer um caminho maior ate chegar em nossos olhos.

Então melhor dizendo, “a resposta está em como os raios solares interagem com a atmosfera. Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado em um arco-íris de cores. Nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pelo dispersão do azul”.

Esclarecendo O Nosso Olhar!

“Quando olhamos a cor de alguma coisa, é porque essa “coisa” refletiu ou disparou a luz de uma determinada cor associada a um comprimento de onda. Uma folha verde utiliza todas as cores para fazer fotossíntese, menos o verde, porque esta foi refletida. Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas da atmosfera difundem melhor as ondas com pequenos comprimentos de onda, tais como o azul e violeta. As moléculas estão espalhadas através de toda a atmosfera, de modo que a luz azul dispersada chega aos nossos olhos com facilidade”.

“Luz azul é dispersada dez vezes mais que a luz vermelha”. A luz azul, ao contrário da luz vermelha, possui um cilho de onda por segundo, uma frequência que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos. “Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções em um processo chamado dispersão de Rayleigh”.

A luz vermelha que é transmitida e não dispersa, continua na direção de origem, porém quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque ela é a que foi mais dispersada em todas as direções pelas moléculas.

A luz violeta possui o comprimento de onda menos que a da luz azul, assim, dispersa-se mais na atmosfera que o azul. Então porque não vemos o céu violeta ao invés de azul? Porque não existe luz ultravioleta o suficiente, pois o sol produz mais luz azul do que violeta.

“Quando o céu esta com cerração, névoa ou poluição, há partículas de tamanho grande que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, logo o céu tende ao branco pela mistura de cores. Isso é mais comum na linha do horizonte.”

“No vácuo do espaço extraterrestre, onde não existe atmosfera, os raios do sol não são dispersos, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Devido a isso os astronautas veem um céu negro.”

“Em Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo tipo de dispersão do azul na atmosfera do planeta com na Terra. Mas, em marte o céu é cor de rosa, já que existem excessiva partículas de poeira na atmosfera Marciana devido à presença de óxidos de ferro originários do solo. Se a atmosfera de Marte fosse limpa da poeira, ela seria azul, porem um azul mais escuro já que a atmosfera de Marte é muito mais rarefeita”.

Saiba Mais…

Porque o Pôr do Sol e a Alvorada São Vermelhos?

“Quando o sol esta no horizonte, a luz leva um caminho muito maior através da atmosfera para chegar aos nossos olhos do que quando está sobre nossas cabeças. A luz azul nesse caminho foi toda dispersada, a atmosfera atua como um filtro, e muito pouca luz azul chega até você, enquanto que a luz vermelha que não é dispersada e sim transmitida alcança nossos olhos com facilidade. Nessa hora a luz branca está sem o azul.

Durante a dispersão da luz nas moléculas ocorre o fenômeno de interferência destrutiva em que a onda principal se subdivide em várias outras de menor intensidade e em todas direções, porém mantendo a energia total conservada. O efeito disto é que a luz azul do sol que vinha em linha reta passa a ir em todas as direções. Ao meio dia todas as direções estão próximas de nós, mas no entardecer a dispersão leva para longe do nosso campo de visão o azul já que a luz solar percorre uma longa tangente na circunferência da terra ate chegar aos nossos olhos.

Alvorada

Alvorada

Além disso, o vermelho e o laranja tonam-se muito mais vívidos no crepúsculo quando há poeira ou fumaça no ar, provocado por incêndios, tempestades de vulcões e poeira. Isso acontece porque essas partículas maiores também provocam dispersão com a luz de comprimento de onda próximos, no caso o laranja e vermelho.”

Porque As Nuvens São Brancas?

“Existem nas nuvens partículas de tamanhos muito maiores que o comprimento de ondas da luz correndo dispersão generalizada em todo o espectro visível e iguais quantidades de azul, verde e vermelho se juntam formando o branco.””

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.