O Cinema Cult: Filmes e Cultura

Os cinemas “Cult”, termo que em português significa “culto”, são aqueles considerados clássicos e que ficaram enraizados na cultura popular em nível nacional ou mundial. Grande parte deles data da metade o século passado, momento no qual os filmes estavam no ápice de criação. Como existia pouca produção nos países emergentes, os clássicos estrangeiros foram medidos como Cult por terem impacto de certa maneira a cultura local.

http://www.youtube.com/watch?v=kDIeBPIkFGI

Produto Cultural e Simulacro

A definição é concebida em si pelos fãs das respectivas séries, por este motivo, necessariamente a arte precisa passar pela aceitação popular antes de se tornar Cult. Geralmente estas metragens conseguem virar produtos que estão longe de ser apenas uma história emocionante. Um bom exemplo está no Star Wars, que além do filme, também representa série de produtos: Jogos de videogame, tabuleiro, bonecos, fantasias, chaveiros, mochilas, etc. A indústria cultural está com os olhos abertos para os fenômenos cinematográficos do passado e presente. A inspiração também representa outra característica marcante do cinema Cult. Consegue inspirar a vida de diversas pessoas, na maioria das vezes de maneira positiva. Alguns se vestem como os personagens, correspondendo ao alto nível de simulacro que a arte do gênero pode causar. Neste sentido, os fãs assíduos continuam sendo admiradores dos filmes Cult mesmo depois que a produção foi interrompida ou a série de filmes foi cancelada. Nestes momentos as metragens se tornam clássicas entre públicos delimitados.

CULT: Seguidores

No inglês americanizado a palavra “Cult” também significa “seguidores”. Termo presente com frequências nas mídias sociais estadunidense. Os adeptos do cinema Cult se dedicam, em grande parte das vezes sem receber nenhum valor financeiro em troca, na manutenção do contato entre os seguidores, criando assim fã-clubes, comunidades na rede mundial de computadores e até mesmo lojas especializas, aproveitando inclusive as franquias ou mesmo o apoio direto do conjunto de donos dos diretos autorais. É possível afirmar que as manifestações do gênero são indispensáveis para que a longevidade do fenômeno cultural continue, surgindo assim diversos remakes ou mesmo edições especiais que atraem multidões para a porta dos cinemas. As denominações do universo em torno do artefato torna a cultura manifestada com adoração, tomando conta da visão e conclusão geral do inconsciente dos indivíduos.

CULT: Seguidores

CULT: Seguidores

Franquias de Cinema Cult

Guerra nas Estrelas representa paradigma interessante relacionado com franquias de obras cinematográficas. A trilogia se tornou um dos maiores fenômenos de massa dentro ou fora dos cinemas. São ramificações direcionadas até mesmo para os quadrinhos. Existem muitos mais histórias provindas da franquia do que produzida pelos autores da obra.

Mundo da Fantasia: Elemento Chave

Muitos especialistas afirmam que o elemento chave para alguma obra se tornar Cult está na mistura com o mundo da fantasia. Até mesmo o agente James Bond segue por esta ótica, visto que as suas fugas contra a morte são consideradas em níveis heroicos. Sem contar que o agente consegue conquistar todas as mulheres, além de dirigir os veículos mais luxuosos do mundo. Além de ser maneira interessante para estimular a criatividade da mente dos escritores, os mundos mágicos representam o desejo dos próprios consumidores em saírem da normalidade para relaxar a mente com histórias repletas de mistérios e encantos. Os leitores podem imaginar personagens e contos com padrões estabelecidos pela própria metragem, estimulando a ideia para o desenvolvimento de novas franquias.

Obscuridade: O Lado do Profano

Dificilmente um filme que somente possui aspectos positivos consegue virar realidade. Isso acontece porque além da fantasia, a constante positividade representa algo inimaginável pelos seres humanos, pelo simples fato de que acaba virando rotina ou mesmo ficando chato. Os filmes possuem a tendência de acabar positivamente, fato que por vezes não acontece no cinema Cult, quando mesmo nos momentos de salvamento existem perdas significantes que abalam a moral de alguns personagens da trama. Vale ressaltar que as obras que custam menos recursos financeiros possuem a vantagem de criação por estarem livres de expectativas ou da pressão da indústria cultural que investe no intuito de obter recursos astronômicos no campo financeiro ao médio-prazo. Neste sentido as formas de consumo possuem apreciações imparciais.

Obscuridade: O Lado do Profano

Obscuridade: O Lado do Profano

 Cinemas Antigos

Inclusive os filmes antigos que não fizeram sucesso em suas épocas podem ser considerados Cult na contemporaneidade. Principalmente porque na atualidade eles são apreciados em níveis mundiais com facilidade. Especialistas indicam que muitas metragens Cult foram rejeitadas em suas épocas. Porém, após o lançamento dos vídeos VHS, conquistaram sucesso em outras nações. Alguns podem ser visualizados inclusive na internet de maneira gratuita. A atitude de visualizar os respectivos filmes na internet não é configurada crime, desde que as obras tenham mais de trinta anos.

Qualidade de Metragem

Alguns filmes ficam registrados por longos anos na memória dos cidadãos em consequência da qualidade. Um bom exemplo está na comparação nas duas edições do Titanic, sendo este um dos poucos filmes que somente viraram Cult após a segunda edição em consequência da qualidade existente no final do século XX. Star Wars e Harry Porter também são exemplos de sucesso em consequência inclusive da qualidade que modificaram as formas de encarar o cinema.

 Quadrinhos nas Telas do Cinema

É possível também considerar que alguns quadrinhos que foram ao cinema também ganham destaque nas considerações de filmes Cult. A dupla Tintim e Milu é exemplo de personagens que somente ganharam o mundo após o lançamento das séries de filmes intituladas “As Aventuras de Tintim”. Asterix e Obelix também são paradigmas que percorrem pelo mesmo sucesso. Nos anos noventa do século XX se destacam: Simpson, Beavis & Butt-Head e South Park.

Quadrinhos nas Telas do Cinema

Quadrinhos nas Telas do Cinema

Inovação – Medo – Transgressão: Elementos Essenciais do Cinema Cult

Existem algumas características que tendem a ser associados com filmes de culto mais do que outros. A primeira é a inovação. Esteticamente ou tematicamente desafiam as convenções e instigam novas técnicas. Outro aspecto está na maldade. Metragens do gênero podem consideradas ruins no aspecto estético ou moral

De qualquer maneira, romper a transgressão representa motivo principal nas metragens Cult. Boa parte da competência reside na capacidade de destruir qualquer comparação possível com outros filmes. “Sair da mesmice” é ditado da cultura Cult!

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.